ACADEMIA

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Funase trabalha em projeto piloto de prevenção de casos de Tuberculose, Hanseníase, DST e Aids


Visando à melhoria do atendimento aos socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), em especial na área de saúde, a instituição trabalha em um projeto piloto por meio de parceria firmada com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). A iniciativa se baseia na sensibilização dos profissionais que trabalham em todas as unidades de atendimento socioeducativo, para que estes sejam capazes de auxiliar os profissionais de saúde na suspeição precoce de casos de Tuberculose, Hanseníase, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids entre os socioeducandos.
Segundo a Diretora Geral da Política de Atendimento, Iris Borges, esse projeto piloto terá como ponta-pé inicial palestras de conscientização e sensibilização dos agentes socioeducativos e das equipes de saúde dos Cases Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Santa Luzia e os Cenips Recife e Santa Luzia. “O trabalho visa um diagnóstico precoce e o tratamento de possíveis casos existentes nas unidades socioeducativas, proporcionando desta forma o cuidado adequado e prevenindo outros”, destacou.
Em um segundo momento, os técnicos e gestores das unidades inicialmente contempladas também serão envolvidos nesse trabalho. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual da Tuberculose, Cândida Ribeiro, essas são doenças muito presentes na população de um modo geral e o diagnóstico precoce evita consequências muito sérias e que comprometem toda a vida. “Esses adolescentes já são considerados uma população vulnerável pelo próprio Ministério da Saúde, devido à situação de confinamento. É muito importante envolver todos nesse trabalho de sensibilização”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.