ACADEMIA

domingo, 7 de maio de 2017

Indicação para direção de Escola de Referência em Sertânia já causa polêmica


A Escola de Referência em Ensino Médio  Olavo Bilac (EREMOB), em Sertânia, está passando por momentos de indefinições em sua gestão, é que nos próximos dias deverá sair à indicação do novo gestor ou gestora dessa Escola. Por questões pessoais, a atual gestora Silvana Carneiro, pediu seu afastamento do cargo.
Acostumado a ver, pelos menos nos últimos anos, seu gestor ser escolhido meritamente (Com mérito, por merecimento), este ano, a EREMOB, corre o risco de ter seu diretor escolhido por indicação política.
DIREÇÃO
Todo professor que tinha pretensão em ser gestor, fez um curso para isso, o chamado PROGEPE - Programa de Formação de Gestores Educacionais de Pernambuco, para que toda comunidade ficasse sabendo que o gestor, ao assumir, estaria preparado para o cargo. Informações do Tribuna do Moxotó é que toda equipe de professores da EREMOB fez o referido curso, e, portanto, estão aptos, apenas só  preteriram de concorrer ao cargo, segundo o blog.
Desde a época do Governo Jarbas Vasconcelos, cada professor que pretendesse concorrer ao cargo de diretor fazia uma prova, após ser aprovado, o professor ou professora concorria a uma eleição com a participação de todos os alunos e professores no pleito, ou seja, todos votavam e escolhiam democraticamente o novo diretor da Escola.
Após transformar- se em Escola Integral, a EREMOB não teve mais o direito de escolher de forma democrática seu diretor, não houve eleições, os alunos não tiveram mais direito de votar, o diretor foi, desde então, escolhido meritamente, fazia uma prova e a maior nota o habilitava para ficar a frente da Escola. Geralmente concorriam vários nomes e quem ficasse em primeiro seria o escolhido, sem nenhuma ingerência política partidária.
Agora chegou à vez de uma nova escolha para gestor ou gestora, a comunidade escolar, assim como toda comunidade sertaniense deve ficar "ligada" na escolha desse gestor ou gestora, pois, aquela unidade escolar precisa que seja feito uma escolha desprovida de ingerência político-partidária, que a escolha seja permeada, como até agora foi, pelo mérito. É a Educação de uma geração que agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.