ACADEMIA

terça-feira, 13 de junho de 2017

Celpe emite alerta de segurança para o São João


Para o período de festas juninas, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) emitiu uma nota alertando sobre os riscos de acender fogueiras nas proximidades de fiação e soltar fogos na direção de postes e condutores elétricos. De acordo com a Celpe, ignorar as recomendações pode levar a curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia. 
A Companhia alerta, ainda, sobre os riscos de utilizar os postes ou fios para pendurar bandeirinhas e balões de enfeite. Caso sejam feitos de material isolante, os enfeites podem ser colocados nas proximidades da fiação, contudo não se deve pendurar ou fixar enfeites nos postes. 
A Celpe lembra, também, que soltar balões é crime. “As consequências são imprevisíveis”, diz no comunicado, sobre a possibilidade de um balão colidir com um fio energizado nas redes ou subestações.
Com relação à montagem de barraquinhas, camarotes, veículos e som ou qualquer outra estrutura, deve ser levada em consideração a distância mínima da rede elétrica. A companhia alerta que somente funcionários da Celpe são autorizados a fazer ligações provisórias para fornecer energia no dia do evento, uma vez que ligações clandestinas podem sobrecarregar o sistema e é crime. “Um curto-circuito ou sobrecarga em locais onde existam fogos de artifício, por exemplo, acarreta riscos de acidentes fatais”, esclarece no texto.
Em caso de fios partidos ou caídos, recomenda-se que seja mantida uma distância segura. Caso alguém esteja em contato com a rede elétrica, é importante não tocar nessa pessoa e chamar a Celpe. Ainda conforme recomendações da Companhia, não se deve montar arraiais perto da rede de energia. Em caso de acidentes, é necessário isolar o local e ligar imediatamente para a emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.