ACADEMIA

domingo, 18 de junho de 2017

Escolha de diretor de escola em Sertânia gera polêmica e nota de repúdio


A escolha e posse do novo diretor da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac, em Sertânia, não foi bem aceita pela comunidade sertaniense ligada à área da educação estadual que lançou uma nota questionando os critérios de escolha. Eles dizem que a escolha foi puramente política e coloca em xeque a decisão do governador Paulo Câmara (PSB), aliado do atual prefeito Ângelo Ferreira (PSB), que teria indicado o novo gestor.
No último dia 10 de junho foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco a portaria SEE nº 5740 onde é designado pelo Secretário de Educação o Professor de Educação Física, Ildo Neves de Almeida (Ildo Neves), para assumir a Direção da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac substituindo Silvana Carneiro que deixou o cargo de direção no final de maio.
Na nota, eles dizem que a forma da escolha contraria, inclusive o que diz o Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares de Pernambuco – PROGEPE, programa criado para fazer funcionar uma escola democrática com gestor preparado para as demandas no campo da educação no século XXI e com visão voltada para os alunos.
Veja a nota da integra:
VOLTANDO AO TEMPO DE DITADURA: GESTOR DE ESCOLA ESTADUAL EM SERTÂNIA É ESCOLHIDO POR INDICAÇÃO POLÍTICA

Quando se pensava que estávamos vivendo uma nova etapa da educação, principalmente em Pernambuco, quando se pensava que equipe gestora e professores seriam escolhidos entre os melhores para fazer do Programa de Escolas Integral, eis que sofremos um retrocesso e voltamos à velha e nociva ditadura onde pessoas são escolhidas para reger educandários sem nenhuma qualificação e por indicação política de neo-coronéis da política interiorana. 

Contrariando, inclusive o que diz o Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares de Pernambuco – PROGEPE., programa criado para fazer funcionar uma escola democrática com gestor preparado para as demandas no campo da educação no século XXI e com visão voltada para os alunos, pois bem, para estarrecimento de toda comunidade sertaniense e comunidade escolar, acaba de ser nomeado por indicação política, um diretor da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac em Sertânia, tirando do páreo quem realmente tinha qualificação. Dos concorrentes a seleção, tanto de gestor quanto de assistente de gestor, não se observou em nenhum momento a qualificação, mas a indicação política, o próprio processo foi vago e deixou margens para que não se observasse critérios de qualificação, senão vejamos:
Entre os concorrentes encontravam-se professores com 16 anos de gestão, com três especialização e mestrado em gestão pública e, no entanto, essa professora ficou em terceiro lugar num flagrante desrespeito ao seu tempo de estudo e experiência, como pode? Como pode se até para assumir o cargo de professor no Estado exige prova de títulos e para ser gestor de uma importante escola como a EREMOB isso não seja uma premissa? Tudo vem provar que a secretaria de educação, que deveria primar pela qualidade de nossa educação foi levada pela imposição da política partidária, política partidária que pesou mais forte do que as próprias regras e ensinamentos do Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares de Pernambuco – PROGEPE, que diz que para ser diretor tem-se que ouvir professores, a comunidade escolar e que seja qualificado para assumir o cargo, a isso consiste uma verdadeira escola democrática. Não é possível pregar uma coisa e fazer outra, fazendo-nos lembrar da famigerada época da ditadura militar onde se prevalecia à vontade dos grandões da política interiorana que nomeavam pessoas a seu bem prazer. Não de se entender que os tempos são outros.
A sociedade de Sertânia espera que o Governo Paulo Câmara use do bom senso e se envergonhe desse seu ato e faça valer a lógica nomeando para gestor das escolas alguém que realmente tenha qualificação profissional e não qualificação partidária. Só isso que a comunidade espera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.