ACADEMIA

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Evento médico reúne estudantes e profissionais para falar sobre Saúde Mental no Agreste e Sertão

TOPO-SITE-SPP

Nesta sexta (09) e sábado (10), Petrolina recebe o III Simpósio Os Desafios da Assistência Psiquiátrica no Agreste e Sertão, evento que reúne estudantes e profissionais da Medicina para falar sobre Saúde Mental. O encontro é realizado pela Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP) e tem por objetivo promover a troca de conhecimentos, experiências e o contato entre médicos de diferentes especialidades e regiões do Estado. As palestras têm início às 19h30, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape).

“A SPP é uma entidade de caráter técnico-científico que busca contribuir com a formação e a capacitação dos profissionais da área de Saúde para o bem estar da população. Foi pensando dessa forma que criamos este Simpósio para que mais médicos saibam como identificar, encaminhar e tratar pessoas com transtornos mentais”, afirma o Dr. Edésio Lira, vice-presidente da SPP e coordenador do evento.

Segundo ele, falar sobre Saúde Mental já foi um tabu, mas este é um cenário que vem mudando. “As pessoas estão adoecendo e precisam se cuidar. Você só vai entender o que é um transtorno mental quando falar sobre ele. Então, precisamos falar sobre Depressão, Bulling, Suicídio e tantos outros distúrbios”, argumenta.

Para a Dra Kátia Petribú, presidente da SPP, o Simpósio Os Desafios da Assistência Psiquiátrica no Agreste e Sertão também contribui para o fortalecimento da Psiquiatria e a busca por melhores políticas públicas em Saúde Mental. De acordo com ela, os médicos que participam do evento saem mais conscientes da necessidade de uma equipe multidisciplinar no cuidado com o paciente. “Este evento nos ajudar a tomar conhecimento das carências dos colegas que trabalham no Agreste e Sertão pernambucano. A partir desse diálogo, a gente vai criando parcerias que fortalecem a nossa profissão”, comenta.

Especialistas de Pernambuco e da Bahia compõem as mesas redondas e conferências do evento que abordará temas como Depressão, Suicídio, A atuação do psiquiatra no SAMU e na equipe de Cirurgia Bariátrica, entre outros assuntos. Podem participar estudantes, residentes e profissionais da área de Saúde que se interessarem pelos debates.

O Simpósio já foi realizado nas cidades de Caruaru e Garanhuns nos anos de 2015 e 2016, respectivamente. Devido a sua importância cultural e econômica na região do Vale do São Francisco, além do crescente número de instituições de ensino que têm se estabelecido no município, Petrolina foi escolhida para sediar a terceira edição do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.