ACADEMIA

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Hoje é dia de fogueira para o mais junino dos santos


Hoje é dia de celebrar o aniversário de nascimento do filho de Isabel e Zacarias, na mais brasileira das festas. Capriche na mesa de bolos de milho e massa de mandioca, arraste o pé no salão, decore a casa com bandeirolas, solte fogos e não se esqueça de acender a fogueira. Só tome cuidado para não se queimar. São João Batista merece uma festa bonita.
A noite de São João será celebrada no Recife, Região Metropolitana e interior de Pernambuco com apresentações de quadrilhas juninas e de artistas locais. Primo de Jesus, João veio ao mundo em 24 de junho e seu nascimento foi anunciado com uma grande fogueira, de acordo com as tradições da Igreja Católica. É o único santo festejado no dia do aniversário de nascimento.
"A história da fogueira é um mito que virou cultura", observa o historiador Severino Vicente da Silva, professor do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco. "É um santo importante, o nascimento de João anuncia a chegada de Cristo", diz ele, acrescentando que os portugueses trouxeram para o Brasil a festa de São João.
Brincadeira popular no Nordeste brasileiro, a noite de São João tem origem nas festas medievais em torno de fogueiras, realizadas nas florestas, afirma Severino Vicente. Com o passar do tempo, os padres católicos convenceram a população a acender as fogueiras nas vilas e cidades, na frente das casas, transformando o ritual pagão num ritual católico.
"Acender uma fogueira, hoje algo incorreto para os que perderam o gosto de festejar, é repetir um gesto que vem dos primeiros momentos da vida social, estar em volta de uma fogueira é celebrar o primeiro domínio sobre o fogo", escreve Severino Vicente num texto publicado em seu blog.
Mas hoje quem vai pegar fogo mesmo é o Sítio Trindade, em Casa Amarela, bairro da Zona Norte do Recife, com apresentações de Caju e Castanha, Climério de Oliveira, Maciel Salu, Azulão e Silvério Pessoa, a partir das 18h. Os cantores Alceu Valença, André Lins, Ed Carlos e Nando Manzany fazem a festa em Jaboatão dos Guararapes, a partir das 20h, na Praça Nossa Senhora do Rosário.
Em Caruaru, no Agreste do Estado, a festa em homenagem a São João começa às 10h, no Polo Mestre Vitalino (Alto do Moura), com o Trio Santa Rosa. E em Sairé, na mesma região, a diversão fica por conta da 8ª edição do Circuito do Jegue, que acontece no Sítio Cruzeiro do Oeste a partir das 11h de amanhã. O evento terá corrida de jumentos com premiações em dinheiro para os três primeiros colocados e forró ao som do cantor local Marcos Montez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.