ACADEMIA

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Pernambuco não irá liberar a vacina contra a gripe pelo Sistema Único de Saúde


Com o término da campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários (idosos, crianças, gestantes, trabalhadores da área da saúde, entre outros), pelo menos 13 estados mais o Distrito Federal devem liberar para o restante da população a partir desta segunda-feira (05).
Os estados que já confirmaram a liberação foram Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Maranhão, além do Distrito Federal.
Já os estados de Alagoas, Amapá, Ceará, Pernambuco e São Paulo não irão liberar a vacina pelo Sistema Único de Saúde.
Em outros 6 estados, não há definição sobre a liberação:
Amazonas: A chefe de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus disse que ainda aguardam comunicado oficial do Ministério da Saúde. “Vamos aguardar o direcionamento do Programa Nacional de Imunização”.
Piauí: A secretaria estadual de saúde afirmou que a liberação não começa na segunda-feira, pois nessa data será feita uma reunião para definir os detalhes. Já a Fundação Municipal de Saúde de Teresina confirmou o início da vacinação para segunda.
Paraná: Segundo a Secretaria de Saúde, "a ampliação da oferta da vacina da gripe para outros grupos dependerá de análise técnica da comissão de infectologia" do órgão, "em consenso com os municípios".
Rio Grande do Norte: A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) disse que vai haver uma reunião na próxima segunda para decidir que medidas serão adotadas.
Tocantins: A Secretaria de Estado da Saúde disse que ainda não recebeu a norma técnica sobre a liberação e só vai definir se poderá aderir a determinação na segunda-feira.
Minas Gerais: a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que, até o momento, não tem um posicionamento sobre a ampliação da vacinação no estado. O órgão disse ainda que deve haver uma definição nesta segunda.
Paraíba: Segundo a Secretaria de Saúde do Estado,  a ampliação depende de uma análise técnica que vai ser realizada em parceria com os municípios.  
Sobra de estoques
Na sexta-feira (02), o Ministério da Saúde anunciou a liberação para todas as faixas etárias nesta segunda, enquanto durarem os estoques. Segundo o órgão, a medida só é válida neste ano.
“Neste ano, tivemos poucos casos por influenza devido à baixa circulação do vírus. Em consequência disso, o público-alvo procurou menos os postos de saúde. No entanto, ainda há 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas. Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques”, disse em nota o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.