ACADEMIA

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Prefeito José Patriota é o articulador nacional da CNM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota foi designado pela CNM, para ser o articulador nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - (ODS). No próximo dia 05 de junho, Patriota participa de uma reunião em João Pessoa, para traçar o planejamento estratégico dos ODS no Nordeste.
Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030.
Consta na programação da reunião do dia 05 durante todo o dia, apresentação dos resultados do projeto de localização dos ODS. Objetivos; apresentação técnica dos produtos, um guia para localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros, e o que os gestores municipais precisam saber e Guia para a integração dos ODS, mandada de desempenho municipal. Três estados estarão presentes: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Os ODS buscam realizar ações dentro das metas  mundiais em áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
Os gestores municipais que desenvolvem como métodos os objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS, com certeza estarão fazendo os seus planos estratégicos para a gestão, isto porque além de estar trabalhando com as ações dos ODS, também podem acompanhar na mandala, os pontos críticos do município e melhorar seu desempenho.
Conheça mais os ODS
Os temas dos ODS podem ser divididos em quatro dimensões principais:
Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.
Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.
Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.
Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.
Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições a respeito desta agenda. O país se posicionou de forma firme em favor de contemplar a erradicação da pobreza como prioridade entre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.