ACADEMIA

terça-feira, 6 de junho de 2017

Serra Talhada recebe visita avaliativa do Projeto Gestão Cidadã da AMUPE


Serra Talhada recebeu na última quinta-feira (1º) uma visita da Comissão de Avaliação responsável pela segunda fase de seleção do Projeto Transparência e Participação Social na Gestão Pública Local – Gestão Cidadã, da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, que será executado em 16 municípios pernambucanos com financiamento da União Europeia. A divulgação do resultado final da seleção está prevista para o dia 30 de junho.
A reunião aconteceu na AESET e contou com a participação de integrantes dos principais conselhos municipais e da Controladoria Geral do Município. O objetivo da reunião foi avaliar o nível de comprometimento da gestão pública em trabalhar com a temática do projeto, capacidade de articulação entre governo local e sociedade civil, e o grau de interesse da sociedade civil em participar das atividades fortalecendo-se como membro ativo do controle social da gestão pública, entre outras questões pertinentes à temática do projeto.
Segundo a representante da AMUPE, Verônica Ribeiro, Serra Talhada está bem avaliada no âmbito da transparência pública, por isso foi um dos 26 municípios selecionados na primeira fase, com chances de ser selecionado na etapa final dentro dos 8 municípios que serão aprovados na região do Sertão. “Sem monitoramento e controle social não tem transparência pública, e em Serra Talhada nós encontramos instrumentos muito bons nesse sentido, como o Fala Cidadão, que atendem às exigências da legislação. Compreendemos também que a decisão da gestão em melhorar, principalmente, a participação social, é algo muito positivo para o município”, afirmou Verônica.
Controlador Geral do município, Thehunnas Peixoto avaliou a participação da sociedade civil no encontro. “Serra Talhada deu um grande passo em relação ao projeto. Conseguimos reunir os principais conselhos do município, fundamental para a avaliação, pois mostra o interesse da população em uma gestão transparente. Além disso, o município apresentou o seu “norral” em transparência. Estamos vindo de uma nota dez em transparência passiva, lançando o novo portal da transparência e o novo site, acredito que saímos bem credenciados e temos chances de ficar entre os se lecionados”, completou.
Adalva Cordeiro, presidente do Conselho municipal do Idoso e membro do Conselho Municipal de Saúde de Serra Talhada falou sobre a importância da união entre governo e sociedade. “Momento significativo por levar a sério o debate da cidadania, onde governo e sociedade civil estão unidos buscando desenvolver a nossa cidade. Esperamos que Serra Talhada seja contemplado com esse projeto de capacitação, onde vamos obter pontos ainda mais positivos na relação sociedade e governo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.