ACADEMIA

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Divulgada programação da 47ª edição da Missa do Vaqueiro em Serrita


A 47ª edição da Missa do Vaqueiro, sediada pelo município de Serrita, no Sertão pernambucano, a 535 km de distância do Recife, começa na próxima quinta-feira (20). A festa, considerada o maior evento cultural e religioso dos sertões, traz sua tradicional programação profana, seguindo até domingo (23), quando será realizada a missa em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó.
Na grade de atrações, nomes como Flávio Leandro, Joquinha Gonzaga, Flávio José, Josildo Sá e Coral Aboios. Além disso, o evento ainda promove vaquejada, pega de boi e rodas de forró, com sanfoneiros e apresentações de aboiadores e repentistas.
Na programação em volta da Missa, uma série de eventos como o projeto Cariri Cangaço, que será realizado entre quinta e domingo, em Exu (PE) – onde nasceu o músico Luiz Gonzaga – e envolverá 300 pesquisadores do cangaço que vão se deslocar até Serrita. Na programação, debates, lançamento de livros e exibição de filmes.
A missa, uma verdadeira romaria de renovação da fé, acontece sempre ao ar livre e se assemelha bastante aos rituais católicos, porém contando com toques especiais que caracterizam o evento: no lugar da hóstia, os vaqueiros comungam com farinha de mandioca, rapadura e queijo, todos montados a cavalo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.