ACADEMIA

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Patriota: 'É preciso deixar brigas miúdas de lado por Pernambuco'


Prefeitos pernambucanos estão reunidos, desde a manhã desta terça-feira (25), no 4º Congresso Pernambucano de Municípios, que acontece no Centro de Convenções, em Olinda, na Região Metropolitana. Participaram da cerimônia de abertura, o governador Paulo Câmara (PSB), o ministro das Cidades Bruno Araújo (PSDB), o prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que promove o evento, e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB). 
Durante discurso na solenidade, Patriota disse que era necessário um esforço mútuo das entidades federativas para combater a crise econômica que atinge os municípios. "As pessoas precisam ter racionalidade para deixar as brigas miúdas de lado. Por isso quero agradecer ao ministro Bruno Araújo e ao governador, que mesmo com as divergências políticas, estão ali lado a lado pelo desenvolvimento de Pernambuco", frisou, sem fazer referência a pretensão do tucano de disputar, por exemplo, o comando estadual em 2018. 
Para não deixar de lado as cobranças sutis que costumeiramente faz tanto ao Estado quanto a União, o presidente da Amupe abriu espaço para Paulo Câmara e Bruno Araújo. "Vamos em frente, não tenham acanhamento e quando quiserem fazer gestos [positivos], os prefeitos vão estar sempre de mãos estendidas", declarou. "Este [cenário de crise econômica] é o momento que os municípios precisam de mais apoio. Não podemos ter vergonha de ser prefeitos e prefeitas. Temos ter orgulho de ser gestor. Não podemos nivelar por baixo", acrescentou José Patriota, traçando as dificuldades das prefeituras de fechar as contas mensais das gestões.
O congresso segue até a próxima quinta-feira (27) e tem como tema principal: “A cidade que queremos”. De acordo com a Amupe, durante os três dias serão realizados 28 painéis sobre temas diversificados, como saúde pública, transparência e controle social, iluminação, desenvolvimento sustentável e financiamento da educação.
Em paralelo aos painéis outros eventos também vão acontecer, como o Encontro Regional de Consórcios Públicos, apresentação de boas práticas de gestão municipal, lançamento do plano safra 2017-2018 e Fórum Internacional Implementando Cidades Sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.