ACADEMIA

sábado, 15 de julho de 2017

TCEndo Cidadania promove Fórum 2017 em Carnaíba


O Programa TCEndo Cidadania realizou, no último dia 7 de julho, no município de Carnaíba a segunda edição do “Fórum TCEndo Cidadania 2017”. A ação é um dos projetos do TCEndo, e tem como objetivo principal despertar nos cidadãos a sua corresponsabilidade no acompanhamento e fiscalização dos recursos públicos e das políticas implementadas pelos poderes executivo e Legislativo, fomentando melhores práticas de gestão e estimulando o controle social.
O evento contou com 102 participantes, entre estudantes, vereadores, representantes dos sindicatos, prefeituras e conselhos municipais. Entre os temas abordados, a atuação do Tribunal de Contas como órgão de controle externo, o papel da Escola de Contas, das Inspetorias Regionais, do Tome Conta, da Ouvidoria, e a importância da transparência nos sites dos municípios para o exercício do controle social. Atuaram como palestrantes, Ana Alaíde Pinheiro, coordenadora do Programa TCEndo, Maria Elza Barros Galliza, diretora do Departamento de Controle Municipal, Fausto Stepple, do Núcleo de Auditorias Especiais, e José Washington Siqueira, representante da Inspetoria Regional de Arcoverde.
O evento levou aos participantes o conhecimento de como o Estado arrecada receitas para custear as despesas e a importância do cidadão saber como o gestor está aplicando os recursos públicos. Em 2017, serão realizados mais dois fóruns nos municípios de Goiana e Pesqueira, entre agosto e novembro. Os encontros são abertos ao público, sem inscrição prévia.
“O TCEndo Cidadania, representando o TCE-PE e a Escola de Contas, está de parabéns pela iniciativa em realizar um evento que difunde cada vez mais a atuação das Cortes de Contas no seu papel de órgão de controle para a população", afirmou José Washington, da IRAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.