ACADEMIA

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Comunidade em Iguaracy, no Sertão pernambucano, é certificada como quilombola


Oito comunidades quilombolas em cinco estados do País foram certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP), ligada ao Ministério da Cultura. Entre elas, a comunidade Queimadas dos Felipes, em Iguaracy, no Sertão de Pernambuco.
Também foram contempladas as comunidades Sambaíba (Mirangaba/ BA), Lagoa do Curralinho (Serrinha/ BA), Canto da Capoeira (Vargem Grande/ MA), Corte (Minas/ MG) e Torres (Tracuateua/ PA), além de Brejo Seco (São Francisco/ BA) e Macapazinho (Castanhal/ PA).
Com a emissão da Certificação de Autodefinição de Comunidade Remanescente de Quilombo (veja lista), a FCP reconhece que a origem dessas populações a áreas, relacionadas a antigos quilombos. Assim, esses grupos passam a ter direitos e amparos legais estabelecidos pelos artigos nº 215 e nº 216 da Constituição Federal, que preveem defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro e a obrigação do poder público em promovê-lo e protegê-lo.
O certificado é o primeiro passo para a regularização de território, que possibilita o processo de titulação de território quilombola no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). As terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos são aquelas utilizadas para a garantia de sua reprodução física, social, econômica e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.