ACADEMIA

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Energia furtada equivale a consumo anual de cidades com mais de 1 milhão de pessoas, diz Celpe


Os furtos de energia elétrica em Pernambuco correspondem a 8% da carga distribuída pela Companhia Energética (Celpe). Segundo o diretor de operações da concessionária, Eduardo Soares, com essa energia desviada daria para abastecer, anualmente, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e Petrolina, no Sertão. As duas cidades juntas têm mais de 1 milhão de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Eduardo Soares informou nesta segunda-feira (14) que, a cada ano, são desviados cerca de 1.305 gigawatts. Ele ressaltou a importância de ações de combate aos furtos, que estão sendo intensificadas no estado. O trabalho tenta coibir esse tipo de crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, e que vem aumentando no estado.
“O serviço de inteligência da empresa está conseguindo detectar dispositivos eletrônicos sofisticados. São equipamentos de controle remotos instalados nos medidores, que zeram o consumo”, observou.
Este ano, o plano para coibir o furto de energia deve consumir R$ 121 milhões. Os recursos estão sendo usados na implantação de novas tecnologias e em inspeções. No ano passado, as iniciativas contribuíram para reduzir as perdas em 170 gigawatts/hora. Isso significa energia recuperada e incorporada ao faturamento.
Segundo Soares, desviar energia tem impacto na sociedade, pois o rateio das contas e feito entre todos os consumidores. "O furto provoca também problemas na qualidade da energia fornecida e na segurança para a população”, enumera.
Ao constatar evidências de irregularidades, a Celpe formaliza denúncia à Secretaria de Defesa Social (SDS). A legislação estabelece punição de dois a oito anos de prisão para o infrator. Em casos de fraudes, a concessionária aplica sanções administrativas e envia notícias-crime às autoridades.
Prisão
Na quarta-feira (09), técnicos da Celpe identificaram o furto de energia no Restaurante Caldinho do Nenem, no Pina, na Zona Sul do Recife. A Polícia Civil e o Instituto de Criminalística (IC) constataram a fraude e o proprietário acabou sendo preso. Ele foi solto depois de pagar uma fiança de R$ 14 mil. O restaurante é reincidente em fraudes no consumo de energia elétrica. A Celpe vai calcular e recuperar o valor correspondente ao consumo de energia não registrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.