ACADEMIA

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

IPA implanta 13 Unidades Demonstrativas de Galinhas Caipiras Melhoradas. Uma em Iguaracy

O Instituto Agronômico de Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, implantou 13 Unidades Demonstrativas (UD’s) de Criação de Galinhas Caipiras Melhoradas, beneficiando, diretamente, 13 agricultores familiares com Assistência Técnica e Extensão Rural. Foram implantadas nos seguintes municípios: Palmares, Itambé, Tracunhaém, Limoeiro, Jupi, Cachoeirinha, Garanhuns, Iguaracy, Salgueiro, Araripina, Petrolina e Lagoa Grande.
Para isso, os agricultores receberam kits de Galinha Caipira Melhorada, incluindo 100 pintos, das raças Gigante Negro, Pescoço Pelado, Rhode Island Red e Pedrês, além de material para construção dos galinheiros, ração, comedouro, bebedouro, triturador para produção da ração, caixa d´água e lança chamas para limpeza e desinfecção das instalações.
 “O objetivo é difundir uma tecnologia simples e de baixo custo, como meio adicional e alternativo para melhoria da qualidade de vida na agricultura familiar, seja pela oferta de proteínas através de carne de aves e ovos na alimentação, seja pela possibilidade de venda desses produtos no mercado local”, fala o presidente do IPA, Gabriel Maciel.
A maior parte da produção foi comercializada pelos produtores na comunidade e na área urbana dos municípios. Em sua maioria venderam as aves com um ciclo de produção em média de 80 dias, atingindo um média de peso em torno dos 3 kg/ave. O Preço média da ave comercializada viva ficou em média R$ 30,00/ave.
As aves além da ração foram alimentadas com mandioca triturada, raiz e parte aérea, macaxeira, folhosas, capins entre outras alternativas, isso, conforme a disponibilidade de cada propriedade. No que se refere à sanidade, praticamente não ocorreram doenças, as aves foram vacinadas contras a principais doenças que as acometem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.