ACADEMIA

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Parceria entre Funase e Escola Dom Bosco garante até 20% das vagas em cursos gráficos a socioeducandos do Case Cabo e Santa Luzia


A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Escola Dom Bosco formalizaram, por meio da assinatura de um termo de cooperação, a parceria exitosa que já existe desde 2015. Até 20% do quantitativo de vagas disponíveis nos cursos gráficos, sendo eles o de Impressão Offset, Acabamento Gráfico e Web Design, serão reservadas aos adolescentes e jovens dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho e Santa Luzia.
Para a Diretora-Presidente da Funase, Nadja Alencar, a celebração dessa parceria já solidificada, enriquece as duas instituições. “Quando, por meio da educação, tocamos o coração e a mente dos nossos adolescentes, eles dão uma resposta extremamente positiva. A gente consegue, a partir da ação educativa, oportunizar um novo direcionamento à vida dos adolescentes. Isso tem um efeito multiplicador fabuloso dentro das nossas unidades e casas”, destacou.
A Escola Dom Bosco é uma entidade não governamental de ação social da Rede Salesiana do Brasil, atualmente atende 7 adolescentes da Funase, mas outros 12 já foram beneficiados. Segundo a coordenadora pedagógica da Escola, Fernanda Santana, a confiança e o empoderamento dos jovens são a base do relacionamento mantido pela instituição.
“Acreditamos que a socioeducação está acontecendo, a gente sente. Os adolescentes também sentem que podem ir além. Sabemos como eles chegam e agora como eles estão. Não é um trabalho difícil, é um trabalho prazeroso, porque investir no crescimento do outro dá prazer. A felicidade dos meninos e meninas nos realiza como pessoas e como profissionais”, enfatizou Fernanda Santana.
Para participar dos cursos os socioeducandos devem ter entre 18 e 21 anos, estarem cursando ou terem concluído o ensino médio. As aulas são oferecidas de segunda a quinta-feira, com quatro horas de duração. O curso de Impressão Offset tem duração de 10 meses, o de Acabamento Gráfico e o de Web Design duram 5 meses, todos eles podendo ser estendidos por igual período. Ao final, os socioeducandos que concluírem o curso com aproveitamento serão certificados.
Além das vagas para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a Escola Dom Bosco também oferece vagas para adolescentes egressos, dentro do Projeto Vida Aprendiz, criado a partir do Decreto nº 41.695/2015, que determina que 30% das vagas destinadas a aprendizes em instituições públicas ou empresas sejam preenchidas por esse público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.