ACADEMIA

domingo, 18 de março de 2018

19 de março: dia de São José, o santo da colheita farta no Sertão pernambucano


O dia 19 de março é celebrado com esperança em todo o Sertão nordestino. Neste dia, a fé por São José se renova na forma de orações e pedidos de chuva. Reza a tradição que, se chover na data, a colheita será farta. Apesar da estiagem em quase toda a região, o sertanejo segue com a fé inabalável e investe na plantação. Devoto do santo, o agricultor Francisco José da Silva, 66, mora no Sítio Riacho Craúnas, distrito de Ipueiras, na zona rural de Serrita, no Sertão pernambucano. Ele apostou na lavoura em janeiro, quando caiu a primeira precipitação. Parte da primeira colheita pode ser vista.
"Minha fé é tão grande que amanheço e anoiteço na roça. Coisa mais linda é ver tudo verdinho. Sou devoto de São José", contou Francisco, orgulhoso, segurando vagens de feijão e um punhado de maxixes. Há uma semana, agricultores de Serrita oram para São José. Pedem mais água para garantir um reforço nos reservatórios, sobretudo o Riacho Traíras, que margeia o município.
"Quando vi a água caindo, eu sentei os joelhos no chão e agradeci a Deus. Aqui a gente vivia na calamidade. Os bichos passavam fome, sem pasto e com sede. Mas neste ano já deu para plantar. Eu tenho legumes, pasto e água. Os animais estão gordos e com saúde. Agradeço primeiramente a Jesus e depois a São José, padroeiro da nossa comunidade", comemorou o agricultor. Além das rezas, a população faz novenas, caminhadas e missas em homenagem ao pai adotivo de Cristo. Nesta segunda-feira (19), haverá celebração de missas em muitos municípios do Sertão nordestino.
Na Região Metropolitana do Recife também estão programadas celebrações dedicadas a São José, que é patrono universal da Igreja Católica. Recentemente, o papa Francisco determinou que o nome dele fosse inserido na liturgia eucarística, diariamente na hora da missa, após a consagração. No âmbito da Arquidiocese de Olinda e Recife, cinco paróquias se dedicam ao santo, em Abreu e Lima (RMR), Amaraji (Mata Sul), Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho (RMR), Casa Caiada, em Olinda, e bairro de São José, no Recife. Todas organizaram novenas e tríduos para festejar a data.
São José também é padroeiro de outras cidades sertanejas - Bodocó, Custódia, Dormentes, Ingazeira, São José do Belmonte e São José do Egito. No Agreste, compõem a lista Angelim, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Capoeiras, Feira Nova, Frei Miguelinho, Surubim, Venturosa e Vertentes. Na Zona da Mata, as cidades de Água Preta, Amaraji, Chã Grande, Joaquim Nabuco, Rio Formoso, São José da Coroa Grande e Carpina têm o santo como protetor.
SÃO JOSÉ E A METEOROLOGIA
A crença sertaneja de que a chuva no dia de São José é um prenúncio de bom inverno está diretamente ligada a um fenômeno meteorológico. Neste momento do ano, os raios solares estão mais próximos da Linha do Equador, atingindo o Nordeste com maior intensidade
O equinócio, fenômeno astronômico que leva dia e noite a terem a mesma duração, ocorre entre os dias 19 e 21 de março. Na mesma época acontecem mudanças de estação nos hemisférios. Enquanto no Sul começa o outono, no Norte chega à primavera.
Os dois hemisférios passam a receber a mesma quantidade de luz. Isso ocorre de 21 de março e em 23 de setembro, proporcionando temperaturas mais amenas, condensação e chuvas. Neste ano, a previsão de chuvas está dentro da normalidade, com água suficiente para a lavoura, mas sem enchentes nem alagamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.