ACADEMIA

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Pequenos produtores de leite em Pernambuco terão apoio de gestão


Setenta pequenos produtores de leite do Agreste pernambucano serão beneficiados pelo projeto Produção Intensiva de Leite, uma parceira entre a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa, lançada ontem, estima um investimento na ordem dos R$ 315 mil, que serão gastos com o acompanhamento técnico dos produtores, capacitação e análises laboratoriais do leite produzido.
“O nosso objetivo é acompanhar de forma efetiva esses pequenos produtores. Ao longo do tempo, através de pesquisas, percebemos que a produção de leite em Pernambuco tem alguns gargalos que precisam ser resolvidos. Por isso, o projeto está focado na otimização da gestão da atividade – custos, balanço da produção diária e margem de lucro –, higienização da ordenha e resolução problemas relacionados à nutrição animal”, diz o gerente de Arranjos Produtivos Locais da AD Diper, Álvaro França. 
Segundo ele, nos últimos anos o Estado sofreu um decréscimo na produção devido à seca, “mas as chuvas voltaram e 2018 já é considerado um ano de retomada da bacia leiteira”. França diz que, a partir deste mês, os produtores terão todo o aparato necessário para a capacitação e análise do que está sendo produzido. “A ideia é profissionalizar a atividade, conferindo mais eficiência.” A AD Diper repassará R$ 100 mil ao Sebrae, que arcará com o restante da despesa e será o responsável pela capacitação dos produtores.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pernambuco, até 2016, era o oitavo maior Estado produtor de leite do País, com mais de 800 milhões de litros produzidos ao ano. Por dia, atualmente, o Estado produz 1,8 milhão de litros de leite conforme dados da Sociedade Nordestina de Criadores (SNC). Da produção, entre 400 mil e 500 mil litros são distribuídos às grandes empresa de laticínio e o restante, em sua maioria, é transformado em queijo de coalho. Os pequenos produtores beneficiados são todos do Agreste Meridional pernambucano e estão instalados nos municípios de Águas Belas, Buíque, Itaíba, Pedra e Tupanatinga. Juntos, os municípios representam uma produção de mais de 200 milhões de litros de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.