ACADEMIA

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Secretaria de Saúde promove evento alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Serra Talhada


A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, nesta quarta-feira (22), o movimento “Canta Alto, Pisa Forte! Liberdade é Resistência”, na Academia da Saúde do Bairro Mutirão. O evento foi realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é celebrado em 18 de maio, e contou com a presença de pacientes psiquiátricos atendidos pelos CAPS no município e seus respectivos familiares.

Na oportunidade, foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, vacinação contra a gripe, aulão de educação física, exposição de artesanatos fabricados pelos pacientes, atividades lúdicas e orientações à sociedade acerca do atendimento prestado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que conta com três unidades em Serra Talhada: Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III), Centro de Atenção Psicossocial (Transtornos) e Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSi).

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. Em Serra Talhada, os CAPS atendem gratuitamente pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da família e pacientes que procuram diretamente os centros de atenção, onde passam por devida triagem com profissionais especializados.
O movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, os pacientes psiquiátricos têm direito fundamental à liberdade e o direito a viver em sociedade, recebendo cuidados e tratamento humanizados no seio social, sem a necessidade de viverem reclusos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.