ACADEMIA

sábado, 14 de setembro de 2019

Mutirão sindical no município de Flores orienta agricultores e agricultoras sobre a previdência rural


Agricultoras e agricultores familiares do município de Flores, no Sertão do Pajeú, participarão de 12 a 14 de setembro do mutirão sindical promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetape), Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Flores e demais Sindicatos do Polo do Sertão Central.  
A ação será um momento de aproximação das lideranças e dirigentes sindicais de oito municípios com a base. Será a oportunidade de fortalecer o diálogo sobre a sustentabilidade político-financeira do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
Ontem (12), um grupo formado por educadores e educadoras, e dirigentes sindicais se reuniram para definir os últimos detalhes para a visitas, que ocorrerão nesta sexta-feira (13). As equipes vão se dividir para fazer conversar de porta em porta com as famílias da área rural de Saco do Romão, Fátima, Cipó, Povoado Tenório, Barragem do Mel, Oiti da Caiçaras, Caiçara dos Fernandes e Caiçara dos Pintos.
A programação do sábado (14) começa às 7h, na sede do Sindicato de Flores (Rua Dr. Santana Filho, 15, Centro) com palestras sobre os temas da previdência social e educação. Apresentações culturais também farão parte do mutirão, com forró pé-de-serra e recital de poesias. A proposta do mutirão é também de esclarecer dúvidas da população do campo sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), previdência social e a importância de estar em dia com o sindicato rural para garantia dos seus direitos.
De acordo com o presidente do STR de Flores e assentado da reforma agrária, João Laércio Ferreira, um dos desafios para as famílias acessarem a aposentadoria rural e outras políticas é a falta de documentação como CPF, além da carteira do sindicato e da associação.
 “Vamos cair em campo principalmente para que o pessoal tenha documentos. Temos essa dificuldade com nosso público. Nesse recadastramento vamos de porta em porta para orientar os agricultores, principalmente, para que eles não deixem de se aposentar por conta das novas exigências do governo federal”, afirma o presidente. Com informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fetape.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.