ACADEMIA

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Secretaria de Saúde de Carnaíba intensifica vacinação contra o sarampo


O sarampo é uma doença causada por um vírus e pode ser fatal. Seus sintomas podem se confundir com uma gripe: febre, tosse, coriza, nariz entupido, mal-estar intenso e irritação nos olhos, seguidos de manchas vermelhas pelo corpo.

Até sexta-feira (06/09/2019), Pernambuco registrou 457 casos suspeitos, sendo 14 confirmados e 01 óbito por sarampo. A única forma de prevenção e a vacina, que está disponível na rotina das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde da Família.

A imunização deve seguir:

Crianças de 6 a 11 meses   - 01 dose de intensificação; as demais faixas etárias seguem o calendário de vacinação de acordo com o Ministério da Saúde: com 01 ano - 01 dose; com 01 ano e 3 meses - 01; onde de 01 ano e 3 meses até 29 anos tem que ter registrado no cartão de vacina 02 doses e de 30 49 anos 01 dose. A vacina tríplice viral é contra-indicada durante a gestação.

Carnaíba está com 70% das crianças de 6 a 11 meses e 90% com 01 ano vacinadas com a tríplice viral.

Em caso de dúvidas  em relação a vacinação, o ideal é procurar a unidade de saúde de referência munido do cartão de vacina para ser avaliado pela enfermeira (o) e/ou técnica (o) de enfermagem, para vê se tem a necessidade ou não de tomar a vacina.

Janniele Carla Malaquias de Lima Monteiro - Coordenadora Municipal do PNI de Carnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.