ACADEMIA

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Escolas de São José do Egito é selecionada no estudo Excelência com Equidade no Ensino Médio


Pernambuco é o segundo estado com o maior número de escolas contempladas no estudo Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino para dar um suporte efetivo às escolas, realizado por Fundação Lemann, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Instituto Unibanco e Itaú BBA. Com 14 escolas, Pernambuco fica atrás apenas do Ceará, que concentra 55 das 100 unidades que atingiram os critérios de qualidade da pesquisa.
O objetivo do estudo foi identificar estratégias e práticas comuns às escolas de ensino médio que atendem alunos com renda familiar de até 3 salários mínimos e conseguem bons resultados educacionais. No total, pelo nível socioeconômico dos alunos, 5.042 escolas públicas de ensino médio eram elegíveis. Dessas, 100 (2%) atingiram os indicadores propostos. Isto é, conquistaram bons resultados na Prova Brasil e no Enem 2017, além de taxa de aprovação mínima de 95%. Depois de Ceará e Pernambuco, os estados que mais se destacam são Goiás e Espírito Santo, com 7 escolas cada. É importante ressaltar que, das 100 escolas, 82 são de tempo integral.
Entre as 14 escolas pernambucanas selecionadas, cinco estão localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR), quatro na Zona da Mata, quatro no Sertão e uma no Agreste. Esse é o nono relatório de pesquisa. O trabalho teve início, em 2012, com o mapeamento das escolas públicas brasileiras que atendiam alunos de baixo nível socioeconômico e conseguiam boa aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de 2015, passou-se a pesquisar também os bons resultados nos anos finais do ensino fundamental. Desta vez, o foco é a última etapa da Educação Básica: o ensino médio.
Do Pajeú, apenas a Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima (São José do Egito) está na lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.