ACADEMIA

domingo, 6 de outubro de 2019

Lula: Brasil não avançará enquanto Bolsonaro "lamber as botas" dos EUA


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em entrevista publicada nesta sexta-feira pela versão espanhola do canal Russia Today acreditar que o Brasil "não avançará" enquanto governantes como FHC (Fernando Henrique Cardoso) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PSL) "continuarem lambendo as botas" de líderes políticos dos Estados Unidos.

"Enquanto houver um presidente que não se respeite, que não respeite sua soberania e que continue lambendo as botas dos estadunidenses, como fez Fernando Henrique Cardoso com [Bill] Clinton e como faz Bolsonaro com [Donald] Trump, o país não avançará. Este país tem de ser soberano", afirmou Lula ao canal "Russia Today".

O petista não poupou críticas ao atual presidente dos Estados Unidos. "[Trump] foi eleito presidente, mas acredita que foi eleito para ser Deus. (...) O mundo não pode ser refém da política americana", disse o ex-presidente, criticando o que chama de "loucura de um presidente que crê que pode invadir qualquer país e matar qualquer presidente".

"É necessário que se detenha isto! E o Brasil pode deter. O Brasil tem tamanho para isto, tem grandeza para isto, tem fronteira com dez países da América do Sul", comentou Lula. "Lamentavelmente, o mundo está retrocedendo. Está retrocedendo na Europa, na América do Sul, nos Estados Unidos. É algo muito ruim", completou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.