ACADEMIA

sábado, 9 de novembro de 2019

Paulo Câmara inaugura sede do 26º Batalhão de Polícia Militar em Itapissuma

Mais reforço na segurança da Região Metropolitana Norte do Estado. O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (08/11), a sede própria do 26º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (26º BPM), no município de Itapissuma. O Batalhão, que já estava ativo desde o ano passado, utilizava a sede do 17º BPM, no Paulista. O efetivo, no entanto, já reforçava o trabalho de prevenção e combate aos crimes no Litoral Norte, com foco nos municípios de Itapissuma, Igarassu, Itamaracá e Araçoiaba.
O governador destacou a importância dessa iniciativa no município. “Um caminho importante e um passo fundamental para melhorar a segurança e ajudar a diminuir cada vez mais a violência em Pernambuco. É importante também fazer novas estruturas, como estamos fazendo com o 26º batalhão, que já estava funcionando, mas precisava de sua sede para dar mais agilidade e para poder responder, de maneira muito mais eficaz. Já são 23 meses de redução no número de homicídios, o que mostra, claramente, que Pernambuco está no caminho certo e que nós vamos restabelecer a paz”, afirmou.
Segundo o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o serviço a ser prestado pela Polícia Militar na área através desse novo batalhão está dentro do compromisso do Pacto pela Vida, e a decisão foi tomada após um estudo. “O 26º batalhão é fruto de um grande planejamento realizado pelo Pacto Pela Vida. A ideia, dentro dessa política de visão do pacto, é atender uma demanda específica e dividir os esforços. Paulista vai continuar com o 17º batalhão atuando no município e, além dele, em Abreu e Lima. E o 26º atenderá esses quatro outros municípios, a partir de Itapissuma”, explicou Pádua.
Situado na Rua Barão de Itapissuma, bairro do Grêmio, a sede do 26º BPM foi erguida em uma parceria com a Prefeitura de Itapissuma. Em sua estrutura, dispõe de alojamentos, áreas administrativas, sala de planejamento, armaria e Central de Operações da PM (Copom). Além disso, conta com um efetivo de cerca de 300 policiais militares e uma frota de 49 viaturas, sendo 20 motocicletas, sob o comando do tenente-coronel Ivson Amílcar. Com uma população estimada em mais de 190 mil habitantes, a região tem vivenciado um aumento de moradores com a chegada de novas indústrias, sem contar a população flutuante, nos períodos de veraneios. A área conta, ainda, com quatro importantes unidades prisionais.
Estiveram presentes à solenidade Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco; Zé de Irmã Teca, prefeito de Itapissuma; Joamy Alves, prefeito de Araçoiaba; Mário Ricardo, prefeito de Igarassu; Tato, prefeito de Itamaracá; Eleonilda de Santana, vice-prefeita de Itapissuma; coronel Carlos José, secretário-chefe da Casa Militar; os deputados estaduais Joel da Harpa e Antônio Fernando; coronel Vanildo Maranhão, comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco.
NOVAS ESTRUTURAS – O 26º Batalhão da Polícia Militar faz parte de um pacote de ações do Governo de Pernambuco para descentralizar e fortalecer a atuação da segurança pública em todo o Estado. Assinado em dezembro de 2017, pelo governador Paulo Câmara, os decretos garantiram a criação de novas unidades para o Corpo de Bombeiros e para as polícias Militar, Civil e Científica. Desde então, foram instaladas nove Delegacias de Repressão ao Narcotráfico (Denarcs), nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Ouricuri, Petrolina, Caruaru. Também foram inauguradas Delegacias da Mulher de Afogados da Ingazeira, no Sertão, e do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.
Além disso, novas Unidades Regionais de Polícia Científica foram erguidas em Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri e Salgueiro (que atendem diferentes regiões do Sertão); Garanhuns (Agreste); Palmares (Zona da Mata Sul) e Nazaré da Mata (Zona da Mata Norte), abrangendo os respectivos municípios circunvizinhos.
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) também descentralizou seus atendimentos à população, com a inauguração do 7º Grupamento dos Bombeiros, em Carpina; e do 8º Grupamento, em Surubim. Também entregou à população novas seções do Corpo de Bombeiros em Pesqueira, Bonito, Toritama, São José do Egito, São José do Belmonte e Santa Maria da Boa Vista. Já a Polícia Militar foi reforçada com a 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ªCIPM), de Lajedo; a 10ª CIPM, de Tamandaré; a 9ª CIPM, em Araripina; além do 1º e 2º Batalhões Integrados Especializados (BIESP), em Caruaru e Petrolina, respectivamente.
Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.