ACADEMIA

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

PREFEITURA DE AFOGADOS REUNIU AGRICULTORES BENEFICIADOS COM KITS DE IRRIGAÇÃO


Se no primeiro mandato uma das prioridades da Prefeitura de Afogados foi levar água para a zona rural, com a perfuração/recuperação de mais de 270 poços, nesse segundo mandato um dos focos tem sido a inclusão produtiva dos agricultores familiares do município.
Em julho, durante a Expoagro, o Prefeito José Patriota e o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Dilson Peixoto, entregaram 50 kits de irrigação a agricultores familiares de Afogados da Ingazeira. Os critérios principais era ter acesso à água, ter uma propriedade e, em última instância, estar cadastrado nos programas de aquisição de alimentos ou de alimentação escolar.
De lá para cá, os kits foram instalados, os agricultores capacitados, e a produção começa a dar frutos. Para garantir a continuidade do programa, a Prefeitura vem realizando reuniões periódicas com os agricultores para planejar a produção e dar o apoio técnico necessário para garantir a emancipação econômica das famílias.
Dos 50 kits, 21 foram entregues a mulheres. Destes, seis foram destinados a grupos produtivos de mulheres, totalizando 100 famílias beneficiadas com os kits de irrigação.
A Prefeitura visita semanalmente as propriedades para dar o acompanhamento aos agricultores e fiscalizar o uso correto dos equipamentos.
A reunião de hoje aconteceu no auditório da antiga CAGEPE, e contou com a participação do Vereador Rivélton Santos, da coordenadora regional da secretaria estadual da mulher, Marília Correia; o Presidente do STR Afogados, João Alves; Secretários de Agricultura e de Assistência Social, Ademar Oliveira e Joana Darc; da coordenadora da mulher de Afogados, Risolene Almeida; do coordenador do PAA, Gilmar Aguiar, e do Vice-Prefeito Alessandro Palmeira, representando o Prefeito José Patriota.
A Secretária Municipal de Assistência, Joana Darc, destacou a importância do acompanhamento que a prefeitura vem fazendo desde a instalação dos kits até a orientação técnica para uma maior produtividade. “Dignidade e autoestima elevada também se dá com autonomia financeira,” destacou.
“A nossa gestão tem trabalhado fortemente pela inclusão produtiva, pelo fortalecimento da agricultura familiar, seja com a doação de kits de irrigação, seja com o apoio técnico para a produção, e, principalmente, com a aquisição dessa produção pela Prefeitura através dos programas de aquisição de alimentos e de alimentação escolar. Alimentos que chegam às mesas de nossas crianças nas escolas, nas unidades da assistência social, chegam às mesas dos nossos pacientes que frequentam a nossa casa de apoio em Recife, alimentos mais saudáveis e de boa procedência, sem contar a renda que gera para os nossos agricultores e agricultoras,” afirmou o Vice-Prefeito de Afogados, Alessandro Palmeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.