ACADEMIA

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Famílias de comunidades rurais de Carnaíba recebem fogões ecológicos e banheiros


Mais de 30 famílias das comunidades rurais de Gangorra e Chico Pereira em Carnaíba ganharam fogões agroecológicos e banheiros com fossas sépticas. A iniciativa integra as ações de combate à desertificação no Semiárido do Estado, dentro do Projeto de Implantação de Módulos de Manejo Sustentável da Agrobiodiversidade.
De acordo com o secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, que realizou a entrega dos equipamentos juntamente com o prefeito Anchieta Patriota, foram construídos 30 banheiros e 31 fogões agroecológicos, que promovem a eficiência da combustão e reduzem o uso de lenha.
“As casas já tinham fogões, mas era preciso usar lenha pesada e retirar mais madeira da Caatinga para garantir o sustento. Já os fogões ecológicos possuem uma mistura de barro com areia na base que ajuda a manter o calor. Com isso, se usa menos lenha. Esse fogão ainda tem forno e chaminé. O forno aproveita o calor do que se está se cozinhando nas bocas. Já a chaminé canaliza a fumaça e evita que as pessoas cozinhando tenham contato com a fumaça”, ressaltou Bertotti.
A iniciativa do Governo do Estado contou com o apoio da Prefeitura de Carnaíba e usou a mão de obra local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.