ACADEMIA

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Sertânia inicia pré-campanha contra o Aedes Aegypti; dia D será realizado nesta sexta-feira (6)


Preocupado com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti em Sertânia, o Governo Municipal, por meio da Vigilância em Saúde, vai realizar na próxima sexta-feira (6) o dia D contra o transmissor da dengue, chikungunya e zika. A ação acontece dentro da pré-campanha que será desenvolvida no município.
O evento irá ocorrer no centro da cidade, na Praça Raul Guimarães, a partir das 8h. A atividade vai contar com panfletagem, distribuição de peixes GUP, que come as larvas do Aedes Aegypti. Também estarão expostas amostras dessas larvas, para que a comunidade saiba como funciona o processo de desenvolvimento do mosquito. Além disso, haverá momentos lúdicos, como teatro.
Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde de Sertânia, Luiz Alexandre, a ideia é manter a população esclarecida e informada sobre os perigos do Aedes. A ideia é conquistar o apoio dos sertanienses no combate ao vetor, pois cerca de 80% dos focos são encontrados em imóveis residenciais.
O intuito é promover uma educação ambiental e em saúde, par que as pessoas apliquem os aprendizados em suas casas e multipliquem esses conhecimentos, pois a conscientização é a melhor alternativa para a eliminação dos criadouros.
Em 2020, o Governo Municipal de Sertânia dará início de fato à campanha. A mobilização vai contar com mutirões de limpeza, ações educativas nas escolas e intensificação das visitas às residências, que já acontecem regularmente.
Mas a ideia é que os Agentes de Endemias façam uma buscativa, de acordo com o Levantamento de Índices do Aedes Aegypti (LIRA), que indica quais os locais de maior risco, em nosso município, para a proliferação desse vetor. Os trabalhos serão descentralizados e vão alcançar, além da sede, os distritos e povoados.
Se o cidadão tiver qualquer dúvida sobre como eliminar o mosquito, deve procurar a Vigilância em Saúde, que fica na Avenida Agamenon Magalhães, ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
As doenças transmitidas pelo Aedes em geral apresentam sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo. Nestes casos, o primeiro passo é sempre buscar atendimento médico para se obter um diagnóstico assertivo e dar início ao tratamento adequado.
A Vigilância em Saúde de Sertânia elenca quais cuidados devemos tomar para eliminar os focos do Aedes Aegypti:
Usar terra ou emborcar pratinhos usados nas plantas; lavá-los duas vezes por semana;
Guardar pneus em lugares cobertos;
Tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água; lavar os baldes duas vezes na semana e quando for trocar a água;
Retirar entulhos;
Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.