ACADEMIA


terça-feira, 22 de março de 2022

Governo zera tarifa de importação de etanol e óleo de soja

 


O governo federal vai zerar até o fim do ano a tarifa de importação do etanol e de 6 alimentos – óleo de soja, café, margarina, macarrão, açúcar e queijo. A expectativa é de que a medida ajude a conter a alta da inflação e dos combustíveis.

O corte tarifário foi aprovado nesta segunda-feira (21) em reunião do Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) e deve ser publicado no Diário Oficial da União da quarta-feira (23). A redução de impostos entra em vigor assim que for publicada e valerá até 31 de dezembro de 2022.

Segundo o Ministério da Economia, o etanol estava sujeito a uma tarifa de importação de 18%. O combustível representa de 25% a 27% da composição da gasolina. Por isso, a equipe econômica calcula que o litro da gasolina pode ficar R$ 0,20 mais barato com o corte da tarifa de importação do etanol.

“O preço dos combustíveis apresentou uma alta muito acelerada nas últimas semanas, especialmente em função do conflito no Leste Europeu. O objetivo da redução do imposto do etanol é permitir um preço mais baixo no etanol que, diluído ao combustível, possa apresentar um preço ainda mais baixo para a população”, afirmou a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Ana Paula Repezza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.