ACADEMIA

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Bairro Bela Vista em Carnaíba, ganha Posto Âncora para descentralizar serviços de saúde

 


Na manhã desta terça-feira (12) teve início o atendimento no Posto Âncora do Bela Vista, vinculado a UBS Carnaíba 01. A ação faz parte da política de descentralização dos serviços de saúde, adotada pela Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde. Este é o 5º posto âncora inaugurado, com o objetivo de trazer mais qualidade de vida para a população.

O postinho terá atendimento quinzenal e seguirá um cronograma de ações. A cada 15 dias os moradores terão atendimento médico, serviços de enfermagem e outros. Será agendado também a Unidade Móvel de Odontologia para os serviços bucais. O postinho também vai favorecer a ação das agentes de saúde que atendem a localidade para realização de palestras, pesagem de crianças e outros. Vacinação e pré-natal também poderão ser realizados nesta unidade, assim como exames preventivos para o público feminino.

Já na inauguração, a enfermeira Sara Araújo e a técnica de Enfermagem Ana Carla de Lima atenderam hoje as mulheres que foram fazer o citológico. “Foi uma benção, nunca imaginei que fosse acontecer de ter um postinho aqui perto, muito embora com o prefeito que a gente tem, só pode esperar coisa boa”, festejou a moradora Natália da Silva.

O prefeito Anchieta Patriota esteve logo cedo no âncora, ao lado da secretária de Saúde Alessandra Noé, da coordenadora da Atenção Básica Janaína Tenório e do vereador José Jesus (Calango). “Fico feliz em trazer mais esse benefício para essa comunidade, onde estamos atuando na prevenção, em breve o Bela Vista estará 100% saneado, já adquirimos um terreno para construir mais uma unidade de tratamento, garantindo que 95% das impurezas sejam retiradas antes de ir para o Rio Pajeú. São obras invisíveis, mas que trazem muito benefício para a população, principalmente na prevenção de doenças”, explicou o prefeito.

Os moradores Maria e Sinésio Coimbra participaram deste momento, agradecendo o benefício em nome da comunidade local. “Aqui muitas mães precisavam se deslocar com os filhos e pessoas idosas também, muitos não tem transporte e andavam muito para chegar na UBS, agora acabou o sofrimento. Só temos a agradecer e cuidar bem desse patrimônio, que é um bem para todos”, afirmou Maria.

As agentes de Saúde que atuam no local, Luciana Leandro e Karlla Walkiria, ficarão responsáveis por levar as demandas dos moradores para a UBS, de forma que sejam acrescidos os serviços necessários, sempre que possível. A Unidade Carnaíba 01 também ganhará o reforço de mais um ACS, para atender esta ampliação, informou a coordenadora Janaína Tenório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.