ACADEMIA

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Promessa de Bolsonaro, transposição do S. Francisco tem licitação cancelada

 


Um dos principais trunfos da campanha de Jair Bolsonaro (PL) para conquistar votos no Nordeste, a transposição do rio São Francisco parece mais longe de ser concluída.

O governo cancelou na última sexta-feira (5) o edital de licitação para a execução do Ramal do Salgado, umas das obras complementares mais importantes e que abasteceria moradores de 54 municípios do semiárido cearense.

Segundo o governo, o motivo do cancelamento foi “um equívoco operacional no cadastramento das condições editalícias no sistema Comprasnet [portal de compras do governo federal]”.

O empreendimento de R$ 600 milhões vem sendo anunciado pelo presidente e candidato à reeleição desde o ano passado. Em outubro, Bolsonaro participou de um evento em Russas, no Ceará, ao lado do então ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), para anunciar e assinar a obra.

“Nos próximos meses concluiremos toda a transposição do São Francisco. Toda a transposição”, disse Bolsonaro à época. Foi anunciado também que a obra beneficiaria 4,7 milhões de pessoas.

O Ramal do Salgado é um dos três do projeto original, da década de 2000, que foram retomados após serem cortados em 2013 pelo governo da então presidente Dilma Rousseff (PT) — além dele, há o do Agreste Pernambucano (que foi entregue em outubro de 2021) e o do Apodi (em obras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.