segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Patriota, um gigante na história da Amupe

 


Pode-se dizer que a história da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), entidade que reúne a imensa maioria das prefeituras pernambucanas, é dividida entre antes e depois da presidência de José Patriota, ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e atualmente deputado estadual. Foi a gestão de Patriota à frente da entidade que mudou a Amupe de patamar transformando-a em um colosso.

Comandando a associação por cerca dez anos, José Patriota consegui dar à ela visibilidade nacional na luta pelo municipalismo. Muitos dos problemas enfrentados por prefeitos e prefeitas Pernambuco adentro ganharam amplitude e, com isso, resolução mais rápida nesse período. A Amupe sob Patriota deu voz e vez a esses prefeitos, que antes não tinham ninguém por eles.

Com um apoio incondicional do ex-governador Eduardo Campos, de quem Patriota foi um fiel escudeiro e seguidor, a Amupe virou uma referência na defesa das pautas dos prefeitos, sobretudo os interioranos. É isso se traduziu em políticas públicas, consórcios e modernização nas administrações municipais; o que, na prática, terminou em um serviço prestado de melhor qualidade.

Tanto que hoje, quando deixa de vez o comando da entidade, já que sua sucessora, Ana Célia Farias (Surubim), entregará a presidência para Márcia Conrado (Serra Talhada), Patriota já pode ser visto como uma liderança nacional do municipalismo. Vai seguir, agora como deputado, defendendo as bandeiras de uma classe que ele tanto conhece; e que tanto deve a ele. À Amupe, seu legado será inesquecível. Legado de um verdadeiro gigante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.