quinta-feira, 25 de junho de 2026

Prefeito Dr. Pedro reúne lideranças na Praça Antônio Rabelo, celebra vitória do Brasil e destaca parceria com Luciano Duque e Renildo Calheiros

 

A noite desta quarta-feira (24) foi marcada por confraternização, futebol e política na Praça Antônio Rabelo, em Iguaracy. O prefeito Dr. Pedro Alves ao lado da primeira-dama Dra. Graça Valadares reuniu amigos, servidores municipais, vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e a população para acompanhar a vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre a Escócia, resultado que garantiu ao Brasil a liderança do Grupo C.

Entre os convidados estavam os deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, que foram recepcionados pelo prefeito e receberam reconhecimento público pelas ações e investimentos destinados ao município. Em sua fala, Dr. Pedro destacou que compartilhar o momento ao lado dos parlamentares tornou a celebração ainda mais especial, ressaltando que ambos têm desempenhado papel importante na conquista de obras e recursos para Iguaracy.

Ao falar sobre Renildo Calheiros, o prefeito lembrou da longa parceria construída ao longo dos anos e destacou que, somente na atual gestão, o deputado já contribuiu para viabilizar quase R$ 7 milhões em investimentos para o município. Entre as conquistas estão R$ 749.846,57 destinados à pavimentação de oito ruas na sede e no distrito de Jabitacá, a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte I, orçada em R$ 1.732.137,99, a implantação de uma Creche Padrão FNDE Tipo I, no valor de R$ 4.515.000,00, além da entrega de uma retroescavadeira para reforçar os serviços da administração municipal.

Dr. Pedro também enalteceu o trabalho do deputado estadual Luciano Duque, afirmando que o parlamentar conquistou rapidamente o respeito e a confiança da população por meio de ações concretas. Segundo o prefeito, graças ao empenho de Duque, Iguaracy foi contemplada com três micro-ônibus, quatro ensiladeiras, três tratores com grades de aração, quatro roçadeiras, dois dessalinizadores destinados às comunidades da Queimada I e Caatingueira, aproximadamente R$ 5 milhões em recursos da Compesa para investimentos em obras, além do piçarramento com terraplanagem da PE-282. O deputado também assumiu o compromisso de destinar, em breve, um novo ônibus para o Transporte Fora do Domicílio (TFD).

Fazendo uma analogia com o placar da partida, o prefeito afirmou que a vitória da Seleção Brasileira simbolizou o momento positivo vivido pelo município e dedicou o resultado aos deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, pelo compromisso demonstrado com Iguaracy. A homenagem também foi estendida aos vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e à população que, segundo ele, caminham juntos na construção de uma cidade mais desenvolvida e com mais oportunidades.

Prestigiaram o encontro o ex-presidente do IPA e pré candidato a deputado federal, Miguel Duque, o vice-prefeito Marquinhos Melo, os vereadores Chico Torres, Lequinho, Jorge Soldado, Amaury e Simão Rafael; os ex-vereadores  Fábio Torres, Manoel Olímpio, Chico de Sales, Juciano, Neguinho de Irajaí,  Marinho, Janduir Simões e Inácio Alves; além das lideranças Carlinhos de Trindade, Luiz da Sucam, Itinho do Sindicato e diversos apoiadores da gestão municipal.

Pernambuco recebe mais de 25 mil doses da vacina Pneumo 20 para reforçar proteção infantil


 Pernambuco recebeu um lote inicial com 25.700 doses da vacina Pneumo 20, novo imunizante incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) que oferece proteção contra 20 sorotipos da bactéria pneumococo, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite, otite e infecções generalizadas.

A vacinação já está disponível para crianças menores de 5 anos que ainda não completaram o esquema vacinal. A estratégia nacional de imunização foi lançada no último fim de semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

As doses enviadas ao estado fazem parte de um primeiro lote de 573,7 mil vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde para todo o país. A expectativa é que mais de 6,1 milhões de doses sejam disponibilizadas ao longo de 2026, ampliando a cobertura vacinal infantil.

A Pneumo 20 é o quarto imunobiológico incorporado ao calendário infantil do SUS na atual gestão federal. Na rede privada, o custo da vacina ultrapassa R$ 500, o que limitava o acesso de muitas famílias ao imunizante.

O principal diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção contra os sorotipos mais associados aos casos graves de doença pneumocócica invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A. Além de prevenir pneumonia e meningite, a vacina também protege contra a otite média, uma infecção que pode causar perda auditiva e, em casos mais graves, evoluir para complicações fatais.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a doença pneumocócica é a principal causa de mortalidade infantil por doenças preveníveis por vacinação. No Brasil, entre 2023 e 2025, foram registrados cerca de 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil mortes, resultando em uma taxa de letalidade superior a 30%. Entre crianças menores de 5 anos, foram contabilizados 616 casos e 188 óbitos no mesmo período.

A vacina Pneumo 20 teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2023. As primeiras aplicações ocorreram na rede privada em 2025, mas o alto custo restringiu o acesso. Com a incorporação ao SUS, a proteção passa a ser oferecida gratuitamente à população, representando um importante avanço na prevenção de doenças graves e na redução da mortalidade infantil.

Motocicleta com sinais identificadores adulterados é apreendida durante operação em Tabira


 Na terça-feira (23), uma motocicleta com indícios de adulteração foi apreendida durante a Operação Feira Livre, realizada pelo efetivo do 23º BPM no bairro João Cordeiro, em Tabira, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com a polícia, os militares realizavam abordagens nas proximidades da Feira de Animais quando avistaram um homem identificado pelas iniciais J.D.S.V. conduzindo uma motocicleta Honda NXR 150 Bros, de cor vermelha.

Durante a fiscalização, os policiais constataram a ausência da numeração do chassi do veículo. Após consulta à numeração do motor, foi verificado que o componente pertencia a outro veículo, caracterizando divergência nos sinais identificadores da motocicleta.

Questionado sobre a procedência do veículo, o condutor informou que havia adquirido a motocicleta de uma pessoa desconhecida na cidade do Recife, alegando que se tratava de um veículo oriundo de leilão.

Diante da irregularidade constatada, o homem e a motocicleta apreendida foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Tabira, onde foram adotadas as medidas cabíveis e o caso será investigado pelas autoridades competentes.

Motociclista é conduzido à delegacia após realizar manobras perigosas e pilotar veículo irregular em Carnaíba

Na terça-feira (23), no Centro de Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, policiais militares do 23º BPM conduziram um motociclista à Delegacia de Polícia Civil após denúncias de direção perigosa e diversas irregularidades no veículo.

De acordo com informações da Polícia Militar, o efetivo realizava patrulhamento na área quando recebeu denúncias de que o condutor, identificado pelas iniciais A.B.S., estaria realizando manobras perigosas, como empinar a motocicleta em via pública, além de provocar perturbação do sossego com o uso de escapamento adulterado.

Durante as rondas, os policiais localizaram o suspeito conduzindo uma motocicleta Dafra Speed 150. Na abordagem, foram constatadas várias irregularidades no veículo, entre elas a ausência da lanterna traseira, sistema de iluminação dianteira incompleto e sem funcionamento adequado. Também foi verificado que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Diante da situação, os policiais adotaram as medidas administrativas cabíveis, realizando a lavratura das notificações de trânsito. O motociclista foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local para os procedimentos legais, enquanto o veículo foi recolhido ao DETRAN.

A ocorrência reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito e da fiscalização para garantir a segurança de motoristas, motociclistas e pedestres nas vias públicas.

Prefeitura de Tuparetama abre matrículas para a Creche Maria Aparecida de Lima Rodrigues


O Governo Municipal de Tuparetama anunciou a abertura das matrículas para a Creche Maria Aparecida de Lima Rodrigues, reforçando o compromisso da gestão com a educação infantil e o cuidado das crianças do município.

A unidade está preparada para receber crianças a partir dos 6 meses de idade, oferecendo atendimento em berçário e creche, com uma estrutura voltada para garantir segurança, acolhimento, desenvolvimento e aprendizado desde os primeiros anos de vida.

As matrículas terão início nesta quinta-feira, 25 de junho, e serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação, no horário das 8h às 12h.

A administração municipal destaca a importância da educação na primeira infância e convida os pais e responsáveis a garantirem a vaga de seus filhos o quanto antes, evitando deixar a inscrição para a última hora.

Com espaços adequados e uma equipe preparada para cuidar e educar, a Creche Maria Aparecida de Lima Rodrigues representa mais um investimento da gestão municipal no futuro das crianças tuparetamenses.

“O verdadeiro progresso é cuidar das pessoas”, destaca o Governo Municipal de Tuparetama, reafirmando seu compromisso com a qualidade da educação e o bem-estar das famílias do município.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Lucas Ramos e Marconi Santana fortalecem parceria política e ampliam articulação pelo Sertão do Pajeú


 O deputado federal Lucas Ramos (PSB) e o ex-prefeito de Flores, Marconi Santana (PSD), seguem intensificando uma agenda conjunta pelo Sertão do Pajeú. A dupla vem percorrendo municípios da região em uma articulação política que já projeta as eleições de 2026, quando Marconi disputará uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco e Lucas buscará a reeleição para a Câmara dos Deputados.

Com uma trajetória política consolidada, Marconi Santana iniciou sua vida pública ainda na década de 1980 como vereador de Flores. Posteriormente, foi eleito prefeito do município por quatro mandatos, incluindo duas reeleições, construindo uma carreira marcada pela atuação na gestão pública e no desenvolvimento local.

Nos bastidores, lideranças políticas do Pajeú acompanham a aproximação entre Marconi e Lucas Ramos, que têm dialogado sobre um projeto político voltado para pautas consideradas estratégicas para a região. Entre os temas defendidos pela dupla estão o desenvolvimento econômico, a geração de empregos, a qualificação profissional, a ampliação do ensino integral e o fortalecimento da atenção básica em saúde.

Marconi reúne um amplo grupo de aliados e leva para o projeto sua experiência administrativa acumulada ao longo dos anos. Já Lucas Ramos busca consolidar seu trabalho em Brasília, onde exerce seu primeiro mandato como deputado federal, participando de importantes comissões parlamentares e defendendo ações voltadas ao desenvolvimento de Pernambuco.

A receptividade à parceria tem sido positiva em diferentes regiões do estado, segundo lideranças e apoiadores que acompanham as visitas realizadas pelos dois políticos. Para Marconi Santana, Lucas Ramos é um nome consolidado no cenário pernambucano, destacando sua atuação parlamentar e a busca por resultados sociais e econômicos.

“Lucas é um nome consolidado em Pernambuco, com muita visibilidade em seu desempenho parlamentar na busca de resultados sociais e econômicos para todos, inspirando quem está por perto, além de sua transparência pública”, afirmou Marconi.

Lucas Ramos também ressaltou a importância da parceria com o ex-prefeito de Flores.

“É muito bom compor politicamente com Marconi, por sua história pública”, declarou o parlamentar.

A movimentação da dupla reforça o cenário das articulações políticas para 2026 e amplia o debate sobre os projetos que deverão marcar a próxima disputa eleitoral em Pernambuco.

Com informações de Marcelo Damasceno – Blog Rádio Ponte FM, Petrolina-PE.

Serra Talhada: Prefeitura emite nota oficial e mantém programação do São João 2026


 NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Serra Talhada manifesta profunda solidariedade aos policiais militares, aos cidadãos feridos e aos seus familiares em razão da grave ocorrência registrada na madrugada desta quarta-feira durante os festejos do São João 2026.

Desde o momento em que fomos informados do ocorrido, nossa prioridade absoluta tem sido acompanhar o atendimento às vítimas, disponibilizar apoio às equipes de saúde e colaborar integralmente com as forças de segurança e demais órgãos envolvidos na ocorrência.

Em situações como esta, é necessário cautela para que nenhuma informação falsa ou não confirmada seja divulgada antes da devida averiguação. Esse processo exige tempo e responsabilidade, especialmente diante da gravidade dos fatos.

Repudiamos toda forma de violência e reafirmamos nosso compromisso com a segurança da população. O São João de Serra Talhada é uma celebração construída para as famílias, para a cultura e também para garantir o sustento de ambulantes, trabalhadores, equipes técnicas, artistas e demais pessoas envolvidas na realização da festa.

Por esse motivo, a programação desta noite segue mantida, por se tratar da última noite do evento, com toda a atenção voltada para a segurança, com reforço no policiamento e na segurança para o bom andamento das atividades.

O ocorrido trata-se de um fato isolado que não reflete o histórico de tranquilidade do evento, mas que exige resposta firme e não diminui o compromisso da gestão com a realização de eventos seguros. Pelo contrário: reforça nossa determinação em aprimorar continuamente os protocolos de segurança, fortalecer a atuação integrada com as forças policiais e adotar todas as medidas necessárias para proteger a população.

Neste momento, pedimos respeito às vítimas, responsabilidade na divulgação de informações e confiança no trabalho das autoridades que conduzem as investigações.

Prefeitura de Serra Talhada

São João do Gonzagão reúne grande público em mais uma noite de sucesso e valorização da cultura nordestina

O tradicional São João do Gonzagão voltou a reunir um grande público na noite desta terça-feira (23), em Iguaracy, consolidando mais uma edição de sucesso das festividades juninas promovidas pelo Governo Municipal. A programação, organizada pela Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, reafirma o compromisso da gestão do prefeito Dr. Pedro Alves com a valorização da cultura nordestina e a oferta de atrações de qualidade para a população.

Antes dos shows musicais, o público acompanhou apresentações culturais que enriqueceram a programação da noite. Subiram ao palco a Quadrilha Junina Alvorecer Dourado e a Cia de Dança Filhos do Sol, que fez a estreia do espetáculo "Um Sonho de São João", encantando os presentes com uma apresentação marcada pela criatividade e valorização das tradições juninas. As apresentações foram registradas em vídeo e serão disponibilizadas ao público através da Tv Web Sertão em breve.

Na sequência, a festa foi animada pelos shows de Genailson & Banda, um dos principais nomes do forró de toda a nossa região. 

O encerramento da festa ficou por conta do cantor Mateus Max, que encerrou a noite com uma apresentação contagiante. O artista, que vem conquistando cada vez mais espaço no cenário musical, levou o público a cantar e dançar seus maiores sucessos, confirmando o grande momento de sua carreira.

O prefeito Dr. Pedro Alves prestigiou o evento ao lado da primeira-dama, Dra. Graça Valadares, de integrantes da equipe de governo e amigos. Durante a noite, o gestor com seu carisma irradiante percorreu o espaço da festa, visitou barracas, cumprimentou comerciantes e conversou com moradores e visitantes, demonstrando o carinho e a proximidade que mantém com a população.

Mesmo sendo a noite que antecede o Dia de São João, quando muitas famílias tradicionalmente celebram em suas residências ou na zona rural ao redor das fogueiras, a Praça Antônio Rabelo recebeu um excelente público, evidenciando o sucesso da programação e a forte participação popular nas festividades.

A programação do São João do Gonzagão continua nesta quarta-feira (24) com a expectativa de mais uma noite de grande público e muita animação. O secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Faustino, celebrou o sucesso da festa realizada na terça-feira (23) e aproveitou para convidar toda a população de Iguaracy e da região a prestigiar mais uma noite de celebração das tradições juninas. 

O evento contará com os shows do Vaqueiro Ktatal e da dupla Heraldo Junior & Emanoel, conhecida como "As Lendas das Vaquejadas", artistas que vivem um grande momento na carreira, acumulam uma legião de fãs e prometem levar muita emoção e forró ao palco do São João do Gonzagão.

Cantor pernambucano desabafa durante show no Alto do Moura e relata mudanças na programação do São João de Caruaru

O cantor e compositor pernambucano Petrúcio Amorim fez um desabafo durante sua apresentação no último sábado (20), no polo do Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste pernambucano. O momento foi registrado por pessoas que estavam no evento e rapidamente repercutiu nas redes sociais.

Durante o show, o artista, nascido em uma das cidades mais tradicionais do forró no estado, afirmou que houve mudanças na sua participação na programação oficial do São João. Segundo ele, inicialmente o show teria sido deslocado para a zona rural do município e, após conversas, acabou sendo mantido no polo onde se apresentou.

“Estou muito triste, não era para eu estar aqui. Eles tinham me colocado lá na Zona Rural. Depois de muita conversa me trouxeram para cá”, declarou o cantor no palco, demonstrando insatisfação com a organização do evento.

O artista também comentou sobre o horário da apresentação, que teria sido marcado para o meio-dia, um período considerado fora do eixo principal da programação noturna do São João.

A declaração gerou repercussão entre fãs e internautas, que comentaram a situação e levantaram discussões sobre a organização e a distribuição dos artistas na grade do evento.

Governo Federal Enviará Projeto para Ampliar Limite de Faturamento e Contratações do MEI

O Governo Federal anunciou que encaminhará à Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (24), um projeto de lei que prevê mudanças importantes para os Microempreendedores Individuais (MEIs) em todo o país. A proposta visa aumentar o limite anual de faturamento da categoria, atualmente fixado em R$ 81 mil por ano, além de permitir a contratação de mais funcionários.

De acordo com o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, o texto está em fase final de elaboração e deverá representar um avanço significativo para os pequenos empreendedores brasileiros. Em publicação nas redes sociais, o ministro destacou que a medida beneficiará milhares de trabalhadores que atuam no regime simplificado.

“Será encaminhado ao Congresso projeto alterando o limite do MEI, o que vai beneficiar os microempreendedores de todo o país. Será uma conquista enorme para os pequenos empreendedores”, afirmou.

Além do aumento no teto de faturamento, a proposta também prevê a ampliação do número de empregados que podem ser contratados pelo MEI. Atualmente, o microempreendedor pode manter apenas um funcionário com carteira assinada. A intenção do governo é permitir a contratação de pelo menos dois trabalhadores.

O Executivo argumenta que o limite de faturamento do MEI está defasado, já que o último reajuste ocorreu em janeiro de 2018. Segundo o governo, a atualização é necessária para acompanhar o crescimento econômico e evitar que pequenos negócios sejam obrigados a migrar para categorias tributárias mais complexas apenas por conta da inflação e do aumento das receitas.

Na última terça-feira (23), José Guimarães se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, para discutir a tramitação da proposta. Motta informou que o texto deverá passar inicialmente por uma comissão especial antes de ser analisado pelo plenário da Casa.

“Estamos buscando um texto que garanta o equilíbrio fiscal e atenda à necessidade dos microempreendedores”, declarou o presidente da Câmara.

Atualmente, quando o faturamento anual ultrapassa R$ 81 mil, o empreendedor deixa de se enquadrar como MEI e passa para a categoria de Microempresa (ME), sujeita às regras e tributações do Simples Nacional.

Paralelamente, a Câmara dos Deputados já discute o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2021, de autoria do senador Jayme Campos (União-MT), que propõe elevar o teto de faturamento do MEI para R$ 130 mil anuais e promover alterações no regime do Simples Nacional.

O debate sobre a ampliação dos limites do MEI ganhou força durante a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala de trabalho 6x1 e a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas. Com a possibilidade de diminuição da carga horária dos trabalhadores, lideranças políticas passaram a defender mudanças no regime do MEI para facilitar novas contratações e estimular a geração de empregos.

A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados em 27 de maio, mas ainda aguarda avanço no Senado Federal, onde a tramitação está sob a condução do presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre. Já o novo projeto voltado aos microempreendedores deve começar a ser analisado pelos deputados nos próximos dias.

Petrolina Registra Quarto Caso de Intoxicação por Metanol; Vítima Morreu Após Consumir Bebida Suspeita

A Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou mais um caso de intoxicação por metanol no município. A vítima, um homem de 32 anos, faleceu no dia 19 de maio, nas proximidades de um shopping da cidade. No entanto, a causa da morte só foi oficialmente identificada após a conclusão dos laudos periciais emitidos pela Polícia Científica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a confirmação da intoxicação por metanol foi repassada na última semana, quando os exames apontaram que a substância foi a responsável pelo óbito. As autoridades seguem investigando o caso para identificar a origem da bebida consumida pela vítima e esclarecer as circunstâncias da intoxicação.

Com a nova ocorrência, Petrolina passa a contabilizar quatro casos confirmados de intoxicação por metanol. Desses, dois resultaram em morte, sendo uma das vítimas moradora de Petrolina e a outra residente no município de Juazeiro, na Bahia.

A Secretaria de Saúde reforçou o alerta à população sobre os perigos do consumo de bebidas de procedência desconhecida ou possivelmente adulteradas. O metanol é uma substância altamente tóxica que pode causar graves danos à saúde, incluindo cegueira, intoxicação severa e morte.

As investigações continuam em andamento, e os órgãos competentes trabalham para identificar a origem dos produtos envolvidos e evitar novos casos na região.

terça-feira, 23 de junho de 2026

São João de Serra Talhada tem abertura marcada por arrastão de quadrilhas e grandes shows na Estação do Forró


O São João de Serra Talhada 2026 teve início nesta segunda-feira (22) com uma programação que reuniu tradição, cultura popular e grandes atrações musicais. A abertura foi marcada pelo tradicional Arrastão das Quadrilhas, considerado um dos símbolos dos festejos juninos da Capital do Xaxado, reunindo quadrilhas, grupos culturais e a população em um momento que celebrou as raízes nordestinas e deu o tom da festa.

Após o arrastão, a programação seguiu na Estação do Forró com apresentações que atraíram grande público. Subiram ao palco o serratalhadense Assisão, conhecido como o Rei do Forró, além da cantora Paula Mattos e do cantor Wallas Arrais.

Um dos momentos marcantes da noite foi a homenagem ao cantor serratalhadense Rui Grudi, escolhido como homenageado do São João de Serra Talhada 2026. A homenagem foi recebida por seu filho. Participaram do momento a prefeita Márcia Conrado, o deputado federal Fernando Monteiro, o presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Josenildo Barboza, além do pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo.

A prefeita Márcia Conrado destacou a importância do fortalecimento dos festejos juninos no município e lembrou o trabalho realizado pela gestão para retomar o protagonismo da festa. “O São João de Serra Talhada faz parte da nossa identidade cultural. Quando assumimos a gestão, encontramos uma festa que havia perdido espaço ao longo dos anos. Trabalhamos para resgatar essa tradição, valorizar nossa cultura e devolver ao povo um São João à altura da história e da grandeza da nossa cidade. Hoje vemos as famílias ocupando os espaços públicos e celebrando aquilo que temos de mais autêntico”, afirmou.

O presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Josenildo Barboza, ressaltou o papel do município como referência na realização de grandes eventos. “Serra Talhada já é reconhecida em Pernambuco pela capacidade de realizar grandes festas, como a tradicional Festa de Setembro. O São João segue essa mesma linha de organização, valorização cultural e fortalecimento da economia local. Estamos construindo uma programação que respeita nossas tradições e, ao mesmo tempo, oferece atrações para todos os públicos”, declarou.

Os festejos seguem nesta terça-feira (23), véspera de São João, com apresentações de Tropykália, Ciel Rodrigues e César Amaral, prometendo mais uma noite de muita animação, forró e celebração da cultura nordestina na Estação do Forró. O São João de Serra Talhada tem o patrocínio da Pitú, do Banco do Nordeste e do Governo do Brasil.

Fotos: Secom Serra Talhada

Anvisa reduz suspensão e mantém restrição apenas para lotes antigos de produtos Ypê


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu restringir a suspensão anteriormente aplicada a diversos produtos da marca Ypê, mantendo a medida apenas para lotes mais antigos de detergentes, desinfetantes e lava-roupas. A mudança foi oficializada nesta segunda-feira (22) por meio de publicações no Diário Oficial da União.

Ao todo, a Anvisa divulgou quatro resoluções. Três delas revogam parcialmente a decisão anunciada em 15 de junho, enquanto uma quarta especifica quais produtos continuam sujeitos às restrições.

Com a revisão, foram liberados os produtos fabricados em 2026 que apresentaram resultados satisfatórios em testes laboratoriais. Dessa forma, a suspensão passa a valer somente para lotes específicos identificados durante as investigações conduzidas pela agência.

Segundo a Anvisa, permanecem proibidos os lava-louças Ypê e os desinfetantes Bak e Pinho Ypê pertencentes aos lotes com numeração final “1”, produzidos até 31 de dezembro de 2025. Já os lava-roupas líquidos Tixan Ypê continuam com restrições quando fazem parte dos lotes terminados em “1” fabricados até 31 de março de 2026.

A suspensão inicial foi determinada após uma fiscalização conjunta realizada pela Anvisa, autoridades sanitárias do Estado de São Paulo e do município de Amparo (SP), onde está localizada a Química Amparo, fabricante dos produtos da marca Ypê.

De acordo com as resoluções publicadas nesta segunda-feira, a revisão da medida ocorreu após a análise de documentos apresentados pela empresa e de novos laudos técnicos relacionados aos produtos investigados.

Os ensaios laboratoriais apontaram desempenho satisfatório para os lava-louças e desinfetantes produzidos entre janeiro e fevereiro de 2026. Por esse motivo, a restrição foi mantida apenas para os itens fabricados até o fim de 2025.

No caso dos lava-roupas líquidos Tixan Ypê, a continuidade da suspensão para determinados lotes produzidos até março de 2026 está relacionada às ações previstas em um plano de gerenciamento e mitigação de riscos apresentado pela fabricante à Anvisa.

As informações foram divulgadas pelo portal g1 e confirmadas por meio das resoluções publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Nando Reis é Confirmado como Atração da Festa de Zé Dantas 2026 em Carnaíba

O cantor e compositor Nando Reis está confirmado como uma das principais atrações da Festa de Zé Dantas 2026, no município de Carnaíba. A informação foi confirmada por meio da agenda oficial de shows divulgada pelo próprio artista em suas redes sociais.

De acordo com a programação divulgada, Nando Reis se apresentará no dia 6 de novembro, levando ao público carnaibano um repertório repleto de sucessos que marcaram sua carreira, como “All Star”, “Relicário”, “Por Onde Andei” e “Pra Você Guardei o Amor”.

A confirmação da atração aumenta a expectativa para a edição de 2026 da tradicional Festa de Zé Dantas, evento que homenageia o ilustre filho de Carnaíba e reúne milhares de pessoas todos os anos, fortalecendo a cultura, o turismo e a economia local.

A programação completa da festa deverá ser anunciada pela Prefeitura de Carnaíba nos próximos meses, com a expectativa de outras grandes atrações para compor a grade do evento.

Homem é Detido com Faca Tipo Peixeira Durante Patrulhamento em Tabira


 No último domingo (21), um homem foi detido por porte de arma branca no bairro João Cordeiro, em Tabira, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com informações do 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM), o efetivo realizava patrulhamento na localidade quando visualizou um indivíduo em atitude suspeita, apresentando um volume na região da cintura.

Diante da suspeita, os policiais realizaram a abordagem e a busca pessoal, encontrando em posse do homem uma faca tipo peixeira.

Após a constatação do fato, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da 169ª Circunscrição, em Tabira, onde foram adotadas as medidas cabíveis pela autoridade policial.

A ocorrência foi registrada e o caso segue sob os procedimentos legais da Polícia Civil.

Homem é flagrado conduzindo motocicleta com escapamento irregular e sem habilitação em Afogados da Ingazeira


No domingo (21), durante a realização do Plano de Ação no bairro São Francisco, em Afogados da Ingazeira, policiais militares do 23º BPM identificaram um motociclista conduzindo uma Honda CG 125 com o escapamento em desacordo com as normas de trânsito vigentes.

Segundo a polícia, o equipamento irregular provocava excesso de ruído, causando perturbação do sossego público. Durante a abordagem, os militares constataram ainda que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nem Permissão para Dirigir (PPD).

Diante da situação, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil (DPC) local para as providências cabíveis. Após a regularização da irregularidade constatada no veículo, a motocicleta foi liberada.

A ação faz parte das fiscalizações realizadas pelo 23º BPM com o objetivo de garantir a segurança no trânsito e o cumprimento da legislação vigente.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

São João do Gonzagão 2026 começa em grande estilo com noite de cultura, tradição e muito forró em Iguaracy

 

A abertura oficial do São João do Gonzagão 2026, realizada na noite deste domingo (21), transformou o centro de Iguaracy em um grande palco de celebração da cultura nordestina. Promovido pela Prefeitura de Iguaracy através da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento reuniu manifestações culturais, apresentações musicais e um grande público, dando início à programação junina que seguirá por mais três noites de festividades.

A programação começou às 20h com quatro apresentações culturais que levaram ao pátio da festa muito colorido, dança e animação, valorizando a riqueza das manifestações populares e resgatando a essência do autêntico São João.

Subiram ao palco a Quadrilha Encanto Junino, do município de Solidão; o Samba de Coco do Quilombo dos Felipes, representando Iguaracy; o Balé Popular de Triunfo; e a Quadrilha Junina Coração Sertanejo, da cidade de Custódia. Cada grupo encantou os presentes com performances que destacaram a diversidade e a força da cultura regional. (Logo mais links para todas as apresentações nesta matéria).

O prefeito Dr. Pedro Alves acompanhou toda a programação ao lado da primeira-dama, Dra. Graça Valadares. Também estiveram presentes o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Faustino, o vereador Chico Torres entre outras personalidades locais. A participação do gestor municipal durante as apresentações reforçou o incentivo da administração ao fortalecimento das manifestações culturais e à preservação das tradições juninas.

Após as apresentações culturais, a festa continuou com shows em praça pública. A banda Farra de Paredão abriu a programação musical contando com a participação especial do cantor jabitacaense Alison Almeida, que animou o público interpretando grandes sucessos do forró. Em seguida, Walison Vaqueiro assumiu o palco com um repertório vibrante, levando muita música e fazendo os forrozeiros dançarem durante toda a noite.

Fotografou ao lado do prefeito a secretária de Finanças, Helena Alves; da secretária de Saúde, Joaudeni Cavalcante; da secretária adjunta de Saúde, Maria Alves; da diretora da Unidade Mista, Valdira Rabêlo; dos chefes de gabinete Dr. Bruno George e Júlio Veras; além de Janduir Torres, Rosângela Torres e outras personalidades do município.

Mais do que uma programação festiva, a abertura do São João do Gonzagão reafirmou o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular, promovendo momentos de integração, lazer e fortalecimento das tradições nordestinas. A programação continua nos próximos dias com novas atrações culturais e musicais, mantendo viva uma das festas mais aguardadas pela população de Iguaracy.

Flores realiza nesta quarta-feira o 16º Festival de Carros de Boi

 

Flores recebe nesta quarta-feira, 24 de junho, no Pátio de Eventos, a 16ª edição do Festival de Carros de Boi, considerado um dos maiores eventos do gênero no Nordeste. A programação integra o São João das Tradições e deve reunir milhares de pessoas nas ruas do município.

A festa, realizada anualmente no dia de São João, atrai turistas de diversas localidades de Pernambuco, de outros estados nordestinos e de várias regiões do País, que chegam a Flores para acompanhar uma das manifestações culturais mais marcantes do Sertão do Pajeú.

Com a participação de trabalhadores rurais, carreiros, famílias florenses e visitantes, o desfile dos carros ornamentados retrata a vida no campo, a religiosidade, a criatividade popular e a identidade sertaneja.

A tradição dos carros de boi em Flores remonta à década de 1950 e foi resgatada em 2009, por iniciativa do então prefeito Marconi Santana. Desde então, o evento cresceu, ganhou projeção regional e passou a ocupar lugar de destaque no calendário cultural pernambucano.

O reconhecimento oficial veio em outubro de 2023, quando a governadora Raquel Lyra sancionou a Lei nº 18.356, incluindo o Dia Estadual do Festival de Carros de Boi do Município de Flores no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Além de preservar a memória e a cultura do homem do campo, o festival também movimenta a economia local, fortalecendo o comércio, a gastronomia, a rede hoteleira, o artesanato e os serviços durante o período junino.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira decreta ponto facultativo durante festividades de São João


 A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que em decorrência do feriado municipal de 24 de Junho, onde celebramos as festividades de São João, fica decretado ponto facultativo, em todas as repartições municipais, a partir das 13h desta terça-feira [23], exceto os serviços públicos essenciais, como limpeza pública, saneamento e guarda patrimonial.

Serra Talhada abre oficialmente o São João 2026 com Arrastão das Quadrilhas Juninas

 

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Fundação Cultural, realiza nesta segunda-feira (22), a abertura oficial do São João 2026 do município com o tradicional Arrastão das Quadrilhas Juninas, reunindo quadrilhas, grupos culturais, forrozeiros e a população em uma grande celebração da cultura nordestina.

A concentração acontecerá às 19h, na Avenida Miguel Nunes de Souza, próximo ao Posto Visa. O evento contará com animação do Trio e Banda Asas da América, conduzindo o cortejo que marca o início da programação junina da Capital do Xaxado.

O Arrastão das Quadrilhas Juninas simboliza a valorização das tradições populares e abre oficialmente os festejos de São João em Serra Talhada, que neste ano contará com uma programação distribuída em diversos polos e comunidades do município.

Serviço

📍 Evento: Arrastão das Quadrilhas Juninas – Abertura Oficial do São João 2026 de Serra Talhada

📅 Data: Segunda-feira, 22 de junho

🕖 Horário: 19h

📌 Local: Avenida Miguel Nunes de Souza, próximo ao Posto Visa

🎵 Atração: Trio e Banda Asas da América