segunda-feira, 22 de junho de 2026

Serra Talhada abre oficialmente o São João 2026 com Arrastão das Quadrilhas Juninas

 

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Fundação Cultural, realiza nesta segunda-feira (22), a abertura oficial do São João 2026 do município com o tradicional Arrastão das Quadrilhas Juninas, reunindo quadrilhas, grupos culturais, forrozeiros e a população em uma grande celebração da cultura nordestina.

A concentração acontecerá às 19h, na Avenida Miguel Nunes de Souza, próximo ao Posto Visa. O evento contará com animação do Trio e Banda Asas da América, conduzindo o cortejo que marca o início da programação junina da Capital do Xaxado.

O Arrastão das Quadrilhas Juninas simboliza a valorização das tradições populares e abre oficialmente os festejos de São João em Serra Talhada, que neste ano contará com uma programação distribuída em diversos polos e comunidades do município.

Serviço

📍 Evento: Arrastão das Quadrilhas Juninas – Abertura Oficial do São João 2026 de Serra Talhada

📅 Data: Segunda-feira, 22 de junho

🕖 Horário: 19h

📌 Local: Avenida Miguel Nunes de Souza, próximo ao Posto Visa

🎵 Atração: Trio e Banda Asas da América

Breno e Márcia Conrado recebem João Campos e fortalecem projeto político para Pernambuco

 

O pré-candidato a deputado estadual, Breno Araújo e sua esposa, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, cumpriram uma agenda movimentada ao lado dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, João Campos e Carlos Costa, em Serra Talhada. As lideranças participaram de momentos que reuniram centenas de pessoas e reforçaram a proximidade com a população sertaneja.

No sábado (20), participaram do tradicional Forró de Barro Vermelho, uma das celebrações mais aguardadas do calendário junino de Serra Talhada. Ao lado de moradores, artistas e representantes da comunidade, eles acompanharam apresentações culturais, quadrilhas e manifestações que marcam a identidade do povo nordestino. 

“O São João é um momento de encontro, de valorização das nossas raízes e de celebração daquilo que temos de mais bonito: a nossa cultura e o nosso povo. Foi uma alegria receber João Campos e Carlos Costa em mais uma agenda tão importante para Serra Talhada”, destacou Márcia Conrado.

A programação teve continuidade na manhã do domingo (21), com a tradicional Corrida da Fogueira de Serra Talhada, que reuniu atletas e amantes do esporte em um percurso de cinco quilômetros pelas ruas da cidade. Com João Campos, Márcia e Breno também tiveram compromissos em Sertânia e Arcoverde, sendo este último ao lado do vereador do Recife Wilton Brito e do presidente do PT de Arcoverde, Guilherme. 

Para Breno Araújo, a presença nas agendas demonstra a importância de estar próximo da população em momentos que fazem parte da identidade de Serra Talhada. “Foi um fim de semana muito especial, vivendo de perto duas tradições que representam a força do nosso povo. Tivemos a oportunidade de conversar com as pessoas, ouvir histórias e compartilhar momentos que reforçam nosso compromisso com o Sertão”, afirmou.

Foto: Eduardo Teles

Filho é conduzido à delegacia após agredir e ameaçar a própria mãe em Tabira


Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou policiais do 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM) no último sábado (20), no Centro de Tabira, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com informações da polícia, o efetivo foi acionado para atender uma denúncia envolvendo um homem que estaria perturbando a própria mãe. No local, a vítima relatou que havia sido agredida pelo filho no dia anterior, sofrendo lesões no braço direito ao tentar administrar um medicamento a ele.

Uma testemunha que presenciou a situação confirmou aos policiais que o acusado frequentemente fazia ameaças contra a mãe, reforçando o histórico de conflitos e violência no ambiente familiar.

Diante dos fatos e das informações colhidas no local, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas cabíveis e o caso foi registrado para investigação.

Datafolha: Lula lidera disputa presidencial com 41% das intenções de voto; Flávio Bolsonaro aparece com 31%


 Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) pelo jornal Folha de S.Paulo mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança das intenções de voto para a eleição presidencial de 2026. No cenário de primeiro turno testado pelo instituto, Lula registra 41% da preferência dos eleitores, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 31%.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na sequência aparecem Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão), ambos com 3%. Já Romeu Zema (Novo), Aécio Neves (PSDB), Samara Martins (UP) e Augusto Cury (Avante) aparecem com 2% cada.

Também foram citados Joaquim Barbosa (DC), Cabo Daciolo (Mobiliza) e Rui Costa Pimenta (PCO), todos com 1% das intenções de voto. Hertz Dias (PSTU) e Edmilson Costa (PCB) não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 7%, enquanto 4% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar.

O levantamento é o segundo realizado pelo instituto após a divulgação de informações envolvendo um pedido de apoio financeiro feito por Flávio Bolsonaro ao empresário Daniel Vorcaro, do Banco Master, para a produção de um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A pesquisa também foi realizada após a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto que extingue a escala de trabalho 6x1.

Na pesquisa anterior, divulgada em 22 de maio, Lula tinha 40% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparecia com os mesmos 31%.

Cenários de segundo turno

O Datafolha também simulou três possíveis cenários de segundo turno. Em uma disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro, o atual presidente alcança 47% das intenções de voto, contra 43% do senador. O resultado é idêntico ao registrado na pesquisa anterior. Neste cenário, 8% votariam em branco ou nulo e 1% não soube responder.

Em um confronto entre Lula e Ronaldo Caiado, o presidente registra 47%, enquanto o ex-governador de Goiás aparece com 41%. Os votos brancos e nulos somam 10%, e 2% dos entrevistados não souberam responder.

Já em uma eventual disputa entre Lula e Romeu Zema, o petista alcança 48% das intenções de voto, contra 39% do ex-governador mineiro. Nesse cenário, 11% declararam voto branco ou nulo, enquanto 2% não souberam opinar.

Metodologia

A pesquisa Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 139 municípios brasileiros entre os dias 17 e 19 de junho. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026 e possui nível de confiança de 95%.

Homem é conduzido à delegacia após ocorrência de violência doméstica em Carnaíba


 Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou policiais do 23º BPM no último sábado (20), na Vila São Geraldo, em Carnaíba, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com informações da polícia, um homem, supostamente sob efeito de bebida alcoólica, teria ofendido e ameaçado sua companheira, além de agredir fisicamente outra vítima durante o desentendimento.

Ainda segundo o relato policial, no momento das agressões, a filha da mulher interveio para tentar cessar a violência e atingiu o agressor com uma garrafa.

Diante da situação, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas cabíveis e o caso foi registrado para investigação.

A Polícia Civil deverá apurar as circunstâncias da ocorrência e a responsabilidade de cada envolvido nos fatos.

Polícia prende mais três suspeitos por morte de jovem durante salto de rope jump em Limeira


 A Polícia Civil de São Paulo prendeu neste sábado (20) mais três suspeitos de envolvimento na morte da jovem Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, vítima de um acidente durante a prática de rope jump na chamada Ponte do Esqueleto, em Limeira, no interior paulista.

De acordo com as investigações, Maria Eduarda foi lançada da ponte sem estar conectada à corda de segurança utilizada na atividade esportiva. O caso causou grande repercussão e segue sendo apurado pelas autoridades.

Os mandados de prisão temporária foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Limeira e cumpridos pela Delegacia Seccional do município. Entre os detidos estão uma mulher de 29 anos, localizada no Rio de Janeiro (RJ), e dois homens, de 25 e 27 anos, encontrados nas cidades de Limeira (SP) e Indaiatuba (SP), respectivamente.

Além das prisões, a Justiça autorizou mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados. Durante a operação, os policiais recolheram aparelhos celulares, equipamentos eletrônicos e outros materiais que poderão contribuir para o esclarecimento dos fatos.

As identidades dos novos presos não foram divulgadas pelas autoridades. Com essas detenções, sobe para seis o número de pessoas presas no caso.

Anteriormente, os instrutores Luis Felipe Feliciano Egoroff, Maicon Fernandes Cintra e Vitor de Freitas Gonçalves já haviam sido presos. Eles auxiliaram a jovem momentos antes do salto e tiveram as prisões em flagrante convertidas em preventivas pela Justiça, permanecendo sob custódia.

A Polícia Civil continua investigando as circunstâncias da morte de Maria Eduarda para apurar responsabilidades e esclarecer todos os detalhes do caso.

domingo, 21 de junho de 2026

Marconi Santana participa da Festa da Colônia, em Ibitiranga, e reforça reconhecimento às entregas de Raquel Lyra no Pajeú

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, cumpriu agenda na Fazenda Colônia, em Ibitiranga, distrito de Carnaíba, onde participou da tradicional Festa da Colônia, dedicada a Santo Antônio.

Durante a visita, Marconi esteve acompanhado de lideranças políticas da região, entre elas o vereador Zé Negão, de Afogados da Ingazeira, Edson Henrique, Gerente Regional de Articulação da Casa Civil, o vereador Marinho Cassiano, Tenente Gleidson, João Góes, além de outros nomes que acompanharam a agenda.

Na ocasião, Marconi fez questão de reconhecer publicamente entregas da governadora Raquel Lyra no Sertão do Pajeú. Entre elas, citou a pavimentação da PE-348, estrada que dá acesso à Fazenda Colônia, passando por Ibitiranga, e que tem melhorado o deslocamento da população da comunidade e de moradores da região.

Marconi também visitou a Cozinha Comunitária Bom Prato Yolanda Pereira da Silva, uma das unidades entregues pela gestão Raquel Lyra. Instalada em um prédio que, segundo ele, foi construído quando Ibitiranga ainda pertencia ao município de Flores e funcionava como açougue público, a cozinha integra as ações de segurança alimentar, com oferta de refeições à população.

A passagem pela Fazenda Colônia reforçou a presença de Marconi no Sertão do Pajeú e evidenciou seu alinhamento político com a governadora Raquel Lyra, especialmente na defesa de obras e políticas públicas que chegam às comunidades do interior.

Prefeito Diógenes Patriota entrega nova creche ao lado da governadora Raquel Lyra em Tuparetama

O município de Tuparetama viveu um momento marcante para a educação na última sexta-feira (18), com a inauguração da nova Creche Maria Aparecida de Lima Rodrigues. A entrega do equipamento foi realizada pelo prefeito Diógenes Patriota, ao lado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, além de autoridades e lideranças políticas da região.

A nova unidade foi projetada para oferecer um ambiente moderno, acolhedor e adequado ao desenvolvimento das crianças, ampliando a qualidade do ensino e fortalecendo a rede municipal de educação infantil.

Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância do investimento para o futuro das famílias tuparetamenses e agradeceu a presença das autoridades que prestigiaram o evento. Entre os convidados estiveram a governadora Raquel Lyra, o deputado estadual Kaio Maniçoba e diversas lideranças regionais.

Além da inauguração da creche, a população recebeu outra importante notícia. Tuparetama foi contemplada com três novos ônibus escolares, que irão reforçar o transporte dos estudantes da rede pública, garantindo mais conforto, segurança e qualidade no deslocamento diário dos alunos.

A entrega da creche e dos novos veículos representa mais um avanço para a educação do município, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura educacional e o bem-estar dos estudantes.

Carnaíba reúne torcida em grande festa para acompanhar vitória do Brasil sobre o Haiti

O Pátio de Eventos Milton Pierre ficou mais uma vez tomado pelas cores verde e amarela na última sexta-feira (19), durante mais uma edição do projeto Carnaíba na Copa, promovido pela Prefeitura de Carnaíba, por meio da Diretoria de Esportes, Lazer e Juventude.

A iniciativa reuniu dezenas de torcedores para acompanhar, em clima de muita emoção, união e paixão pelo futebol, a partida entre Brasil e Haiti. Para garantir que a população pudesse vibrar junta, foram instalados telões no Pátio de Eventos Milton Pierre e também no distrito de Itã.

A torcida acompanhou cada lance da Seleção Brasileira, que venceu a partida por 3 a 0, em uma noite marcada pela animação e pelo entusiasmo dos carnaibanos. Famílias, amigos e amantes do futebol celebraram juntos o resultado, transformando o evento em uma verdadeira festa popular.

De acordo com a organização, o objetivo do Carnaíba na Copa é fortalecer o espírito de união da comunidade e proporcionar momentos de lazer para a população durante os jogos da Seleção Brasileira.

O sucesso do evento reforçou a força da torcida local e a alegria do povo de Carnaíba, que já aguarda os próximos confrontos do Brasil. A expectativa agora é seguir na torcida rumo ao tão sonhado hexacampeonato mundial.

Prefeitura de Tuparetama Promove “São João na Feira” com Música, Cultura e Tradição Nordestina

A Prefeitura de Tuparetama realizará, na próxima segunda-feira, dia 22 de junho, o evento “São João na Feira”, que promete levar muita animação, cultura e tradição nordestina ao Pátio de Eventos do município. A programação terá início às 8h da manhã e reunirá moradores e visitantes em um ambiente marcado pelo autêntico clima junino.

Além da tradicional feira livre, o público poderá aproveitar apresentações musicais, muito forró e momentos de confraternização, fortalecendo os laços entre amigos, famílias e a comunidade local. A iniciativa busca valorizar as tradições culturais do Nordeste e proporcionar um espaço de lazer e integração para todas as idades.

De acordo com a Prefeitura, o evento será uma oportunidade para celebrar a cultura popular, movimentar a economia local e manter viva uma das manifestações mais importantes do calendário cultural da região.

A gestão municipal convida toda a população a participar da festa, reencontrar amigos e vivenciar mais um momento de alegria e celebração das tradições juninas.

“São João na Feira” promete reunir tradição, cultura e diversão para toda a família em uma manhã especial de festejos em Tuparetama.

Lula sanciona lei que eleva piso salarial dos professores para R$ 5.130,63

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (19) a Lei nº 15.437, que estabelece em R$ 5.130,63 o novo piso salarial nacional dos profissionais do magistério público da educação básica. O valor é destinado aos professores com formação em nível médio, na modalidade normal, para jornada de 40 horas semanais.

A nova legislação foi publicada no Diário Oficial da União e garante um reajuste de 5,4% em relação ao piso anterior, que era de R$ 4.867,77. Segundo o governo federal, o aumento representa um ganho real de 1,5 ponto percentual acima da inflação.

A medida transforma em lei a Medida Provisória nº 1.334/2026, editada pelo presidente em janeiro deste ano. O texto foi aprovado de forma unânime e simbólica pelo Senado Federal no mês de maio, demonstrando amplo consenso entre os parlamentares.

Além do reajuste imediato, a lei promove uma mudança definitiva na forma de atualização anual do piso do magistério. A partir de agora, o cálculo será baseado na soma do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior com 50% da média do crescimento real das receitas do Fundeb registrada nos cinco anos anteriores.

A legislação também assegura que o reajuste anual nunca será inferior à inflação, garantindo maior proteção ao poder de compra dos profissionais da educação e fortalecendo a valorização da categoria em todo o país.

sábado, 20 de junho de 2026

Breno e Márcia Conrado participam da Feira da Reforma Agrária Regional do Pajeú


O pré-candidato a deputado estadual, Breno Araújo e a sua esposa, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, participaram nesta sexta-feira (19) da Feira da Reforma Agrária Regional do Pajeú. O evento reuniu agricultores e agricultoras, representantes de movimentos sociais, instituições e lideranças de diversos municípios da região. A programação teve como foco o fortalecimento da agricultura familiar, a troca de experiências e o debate sobre desenvolvimento rural, cidadania e produção sustentável.

Durante o evento, Breno destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao homem e à mulher do campo. “A feira representa um espaço de diálogo, aprendizado e valorização da agricultura familiar, que tem papel fundamental na economia e na segurança alimentar da nossa região. É uma satisfação participar de um momento tão significativo para o Pajeú”, afirmou.

Na ocasião, Márcia Conrado assinou um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Prefeitura de Serra Talhada, por meio do programa Terra Cidadã. A parceria tem como objetivo ampliar o acesso da população rural a direitos, serviços e ações voltadas à regularização e ao fortalecimento das comunidades do campo.

Para a gestora, “a união entre instituições e lideranças é fundamental para ampliar oportunidades e fortalecer as políticas públicas destinadas à população rural de Serra Talhada e de toda a região do Pajeú”, concluiu. A programação contou ainda com a presença da deputada estadual Rosa Amorim, além de representantes de entidades ligadas ao desenvolvimento rural.

Foto: Divulgação

Com adesão do Vereador Valdemar Viana, Marconi reforça base política em Calumbi

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, recebeu neste sábado o apoio do vereador Valdemar Viana, de Calumbi. A adesão amplia a presença política de Marconi no município, onde ele já contava com o apoio do vereador Roberio Vaqueiro.

O movimento reforça uma articulação que vem sendo observada em diferentes regiões de Pernambuco. Marconi já ampliou suas bases para além do Sertão, reunindo apoios de lideranças municipais, vereadores, ex-vereadores e nomes com atuação política em suas comunidades.

Em Calumbi, a chegada de Valdemar Viana dá mais consistência ao grupo local ligado ao projeto de Marconi. Ao lado de Roberio Vaqueiro, o vereador passa a integrar uma construção política que tem buscado fortalecer a representatividade regional e ampliar o diálogo com lideranças que conhecem de perto a realidade dos municípios.

O encontro também contou com a presença de Gustavo, genro de Marconi, e foi marcado por conversas de alinhamento político e fortalecimento de vínculos.

Embora ainda esteja no período de pré-campanha, Marconi tem conseguido transformar sua trajetória administrativa e sua presença no território em uma rede de apoios que vem ganhando destaque no cenário político estadual. A adesão de Valdemar Viana, nesse contexto, não aparece como um fato isolado, mas como mais um passo dentro de um projeto que já reúne lideranças em diferentes municípios pernambucanos.

Com a chegada do vereador de Calumbi, Marconi fortalece sua base local e reafirma a capacidade de articulação que tem marcado sua movimentação política nos últimos meses.

Dr. Pedro Alves destaca Luciano Duque como aliado estratégico de Raquel Lyra no Sertão do Pajeú

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, utilizou suas redes sociais para destacar a atuação do deputado estadual Luciano Duque durante a agenda da governadora Raquel Lyra, realizada nesta sexta-feira (19), em Sertânia.

Em sua publicação, o gestor ressaltou a força política do parlamentar e o espaço que ele conquistou ao lado da governadora.

Segundo Dr. Pedro, Luciano Duque consolidou-se como uma presença respeitada e valorizada nas agendas de Raquel Lyra. "Seu prestígio e sua reputação fazem dele uma presença sempre muito respeitada, querida e valorizada nos encontros de nossa governadora", escreveu.

O prefeito também destacou o perfil acessível do deputado, ressaltando seu carisma, simplicidade e disposição para atender a população. De acordo com ele, Luciano Duque é uma pessoa que se preocupa com as pessoas, um deputado acessível, filho do Pajeú, e que tem conquistado cada vez mais apoios para ele e para Raquel Lyra.

Na avaliação do gestor, o deputado exerce atualmente um papel estratégico, sendo um dos principais aliados da governadora na região. Para Dr. Pedro Alves, essa parceria tem contribuído para fortalecer as ações do Governo do Estado no interior.

Ao concluir a publicação, o prefeito afirmou que sente orgulho de caminhar ao lado de lideranças comprometidas com o desenvolvimento de Pernambuco. "Luciano é hoje um parlamentar estratégico, especialmente no Sertão do Pajeú, um aliado de primeira hora da governadora. Tenho orgulho de caminhar ao lado de lideranças que trabalham com seriedade, compromisso e sensibilidade, ajudando a construir um Pernambuco cada vez melhor para todos nós", concluiu.

Dr. Pedro Alves acompanha agenda de Raquel Lyra em Sertânia e destaca ações sociais da Governadora

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, acompanhou nesta sexta-feira (19) a agenda da governadora Raquel Lyra no município de Sertânia. Ao lado do deputado estadual Luciano Duque e de lideranças políticas de Iguaracy, o gestor participou da entrega da segunda Cozinha Comunitária da cidade e destacou a receptividade da prefeita Pollyanna Abreu, diversas lideranças e da população local à chefe do Executivo estadual.

Segundo Dr. Pedro, a grande participação popular demonstra o reconhecimento ao trabalho que a governadora vem desenvolvendo em favor dos municípios do Sertão e de todo Pernambuco. Ele ressaltou que a presença de Raquel Lyra tem mobilizado multidões por onde passa e atribuiu esse apoio às ações e investimentos realizados pelo Governo do Estado.

Durante a agenda, a governadora inaugurou a segunda Cozinha Comunitária de Sertânia, reforçando a política estadual de combate à insegurança alimentar. Atualmente, Pernambuco conta com 300 cozinhas comunitárias em funcionamento, distribuídas em 165 municípios. Desde 2023, o programa Bom Prato já ultrapassou a marca de 27,6 milhões de refeições servidas, beneficiando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Além da entrega do equipamento social, Raquel Lyra também realizou a entrega de 169 títulos de propriedade a moradores dos bairros Cohab 1 e Cohab 2, garantindo segurança jurídica e dignidade para diversas famílias sertanienses.

Acompanharam o prefeito de Iguaracy durante a agenda em Sertânia o secretário municipal de Agricultura, Carlinhos de Trindade; o secretário distrital, Chico de Sales; o secretário adjunto de Administração, Dr. Luís Henrique; os chefes de Gabinete, Dr. Bruno George e Júlio Veras; Dimas da Caatingueira, além de outras lideranças do município.

Dr. Pedro Alves acompanha entrega da PE-350 em Triunfo e renova esperança de pavimentação da estrada de Jabitacá após conquista de terraplenagem

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, participou nesta sexta-feira (19) da agenda oficial da governadora Raquel Lyra no município de Triunfo, em um evento marcado por entregas estruturantes e novos anúncios de investimentos para o Sertão do Pajeú.

Ao lado do deputado estadual Luciano Duque, de lideranças regionais e de uma comitiva de Iguaracy, o gestor acompanhou a inauguração da requalificação da PE-350, uma das obras mais aguardadas da região. Já na chegada ao município de Triunfo, o prefeito encontrou-se com o senador Fernando Dueire, com quem mantém uma relação de amizade de longa data.

Dr. Pedro Alves destacou a importância do momento e ressaltou a dimensão simbólica da entrega, especialmente pela homenagem ao saudoso José Patriota, cujo nome passa a identificar a rodovia por iniciativa do deputado Luciano Duque, em reconhecimento à sua trajetória de dedicação ao serviço público e ao fortalecimento do municipalismo.

A PE-350, conhecida como Estrada do Brocotó, recebeu investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões, garantindo melhores condições de mobilidade, mais segurança viária e impacto direto no desenvolvimento econômico e turístico de Triunfo e municípios vizinhos.

Durante a solenidade, o prefeito também acompanhou a assinatura da ordem de serviço da PE-357, que vai ligar a BR-232 ao município de Calumbi. A nova via, com investimento superior a R$ 18 milhões, deve beneficiar mais de 30 mil pessoas, ampliando a integração regional e fortalecendo a infraestrutura do Sertão.

Dr. Pedro Alves afirmou que as entregas realizadas pelo Governo de Pernambuco reforçam sua esperança de que outras demandas históricas da região também sejam atendidas, entre elas a pavimentação da estrada que liga Iguaracy ao distrito de Jabitacá.

"O ritmo de investimentos que estamos vendo no Sertão nos faz acreditar que esse sonho também será concretizado. Enquanto isso, agradeço ao deputado Luciano Duque pelo empenho em garantir melhorias na estrada por meio dos serviços de terraplanagem, proporcionando melhores condições de trafegabilidade para nossa população", afirmou.

A agenda contou ainda com a presença do vereador Chico Torres, do vereador Lequinho, do vereador Simão Rafael, do ex-vereador Neguinho de Irajaí, do secretário municipal de Agricultura Carlinhos de Trindade, do secretário distrital Chico de Sales, do secretário adjunto de Administração Dr. Luís Henrique, dos chefes de Gabinete Dr. Bruno George e Júlio Veras, de Dimas da Caatingueira, além de outros populares de Iguaracy.

O evento reforçou o alinhamento político e institucional entre lideranças municipais e estaduais em torno de um agenda de investimentos que vem transformando a realidade do Sertão pernambucano.

Governo do Estado decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (22)


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (22). A determinação vale para as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado. As exceções são para os serviços cujo funcionamento seja indispensável, de acordo com a decisão do chefe do órgão. O anúncio será publicado na edição do Diário Oficial deste sábado (20).

No final do mês passado, o Governo já havia anunciado a transferência do ponto facultativo de Corpus Christi (celebrado no dia 4 de junho) para a véspera do São João a ser comemorado na próxima terça-feira (23). A governadora Raquel Lyra também anunciou, na última quinta-feira (18), a antecipação do pagamento da folha salarial do mês de junho para todos os servidores públicos ativos, comissionados, aposentados e pensionistas para a segunda-feira (22).

Homem é preso após jogar panela de feijão fervente na companheira em Princesa Isabel


Um homem foi preso em flagrante na última quinta-feira (18), acusado de agredir a companheira com uma panela de feijão fervente, no município de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba.

De acordo com informações da ocorrência, o casal iniciou uma discussão dentro da residência. Durante o desentendimento, o suspeito teria pressionado a mulher contra uma parede e, em seguida, pegado uma panela de feijão que estava no fogão, lançando o conteúdo fervente sobre a vítima.

Após a agressão, a mulher conseguiu fugir da casa e saiu pedindo ajuda. Ela encontrou abrigo na residência de um vizinho, que impediu a aproximação do agressor e acionou a polícia.

Os policiais realizaram a prisão do suspeito em flagrante e o conduziram à delegacia para os procedimentos cabíveis. Além do pedido de prisão preventiva, também foi solicitada uma medida protetiva de urgência em favor da vítima.

O caso será investigado pelas autoridades competentes, e o homem permanecerá à disposição da Justiça.

Motocicleta com chassi e motor adulterados é apreendida no Centro de Quixaba


Na última quinta-feira (18), uma motocicleta com sinais de adulteração foi apreendida durante uma ação do efetivo do 23º BPM no Centro de Quixaba.

De acordo com informações da polícia, os militares realizavam patrulhamento de rotina quando flagraram um homem conduzindo o veículo. Durante a abordagem e verificação dos dados da motocicleta, foi constatado que as numerações do chassi e do motor estavam totalmente raspadas, impossibilitando a identificação do veículo.

Diante da irregularidade, o condutor e a motocicleta foram encaminhados à Delegacia de Polícia para a adoção das medidas cabíveis. O caso será investigado para apurar a procedência do veículo e possíveis responsabilidades relacionadas à adulteração dos sinais identificadores.

A ocorrência foi registrada e segue sob responsabilidade da autoridade policial competente.

Homem agride companheira com garrafa durante discussão e foge para a caatinga em Carnaíba

 

Na última quinta-feira (18), uma ocorrência de violência doméstica foi registrada no município de Carnaíba, no Sertão de Pernambuco. O efetivo do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionado pela Central de Operações para averiguar uma denúncia envolvendo agressão contra uma mulher.

De acordo com informações repassadas pela vítima, a agressão aconteceu após uma discussão motivada por ciúmes. O suspeito, que estaria sob efeito de bebida alcoólica, desferiu um golpe na cabeça da companheira utilizando uma garrafa, causando ferimentos.

A vítima recebeu atendimento médico e foi encaminhada ao hospital, onde permaneceu em observação. Após a agressão, o acusado fugiu do local, seguindo em direção à caatinga, antes da chegada dos policiais.

O caso foi registrado e deverá ser investigado pelas autoridades competentes. A Polícia Militar realizou diligências na tentativa de localizar o suspeito, mas, até o momento, ele não foi encontrado.