domingo, 28 de junho de 2026

Lula amplia vantagem nas pesquisas a menos de 100 dias das eleições de 2026; Flávio Bolsonaro perde fôlego após desgaste político

A menos de 100 dias das eleições presidenciais de 2026, o cenário da corrida pelo Palácio do Planalto entra em uma nova fase. As pesquisas de intenção de voto mais recentes apontam a consolidação da liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL), principal nome da oposição, registra queda nas preferências do eleitorado após semanas de desgaste político.

Os levantamentos divulgados pelo Datafolha e pela Genial/Quaest mostram Lula à frente tanto nas simulações de primeiro quanto de segundo turno. Os números indicam ainda que Flávio Bolsonaro perdeu parte do crescimento que vinha apresentando nos meses anteriores, quando chegou a aparecer tecnicamente empatado com o atual presidente em alguns cenários.

A queda nas intenções de voto do senador coincide com a repercussão de reportagens publicadas pelo Intercept Brasil, que divulgaram mensagens e áudios sobre um suposto pedido de recursos ao banqueiro Daniel Vorcaro para financiar o filme Dark Horse, uma cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo a publicação, cerca de R$ 61 milhões teriam sido destinados à produção entre fevereiro e maio de 2025, por meio de um fundo sediado nos Estados Unidos ligado a aliados da família Bolsonaro. O caso ganhou espaço no debate político e aumentou a pressão sobre a campanha do senador.

No levantamento do Datafolha, Lula aparece com 41% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Flávio Bolsonaro registra 31%. Os demais candidatos somam, individualmente, até 3% das preferências. Brancos e nulos representam 7% do eleitorado, e 4% dos entrevistados afirmaram estar indecisos.

Na projeção para um eventual segundo turno, Lula alcança 47% das intenções de voto, contra 43% de Flávio Bolsonaro, mantendo uma vantagem de quatro pontos percentuais, mesmo índice observado na pesquisa anterior.

O estudo também evidencia a forte polarização da disputa. Embora liderem a corrida eleitoral, Lula e Flávio também apresentam elevados índices de rejeição. O senador é rejeitado por 48% dos entrevistados, enquanto 46% afirmam que não votariam no atual presidente.

Os dados mostram ainda diferenças significativas no perfil do eleitorado de cada candidato. Lula mantém vantagem entre mulheres, eleitores de menor renda, pessoas com ensino fundamental, católicos e moradores da Região Nordeste. Já Flávio Bolsonaro lidera entre homens, eleitores de renda média e alta, evangélicos e moradores da Região Sul.

A pesquisa Genial/Quaest reforça a tendência observada pelo Datafolha. No primeiro turno, Lula aparece com 39% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro recua de 33% para 29% em comparação ao levantamento anterior. No segundo turno, o presidente amplia a vantagem para seis pontos percentuais, registrando 44% contra 38% do senador.

Outro dado destacado pelos pesquisadores é o aumento do número de eleitores indecisos. Em apenas um mês, o percentual passou de 5% para 10%, indicando que parte significativa do eleitorado ainda pode redefinir sua escolha durante a campanha oficial.

Apesar das oscilações, as pesquisas apontam que ambos os candidatos mantêm bases eleitorais consideradas sólidas. Entre os eleitores de Lula, 71% afirmam que o voto já está decidido. No grupo de apoiadores de Flávio Bolsonaro, esse índice é de 70%, demonstrando que a disputa segue marcada pela forte fidelidade de seus respectivos eleitorados e pela polarização que deve dominar a reta final da campanha.

Carreta perde o controle e interdita faixa da BR-101 no Ibura; ninguém ficou ferido

Na madrugada do último sábado (27), por volta da 1h30, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender uma ocorrência no km 74 da BR-101, no bairro do Ibura, no sentido de Jaboatão dos Guararapes.

De acordo com a PRF, o motorista de uma carreta perdeu o controle da direção, fazendo com que o veículo ficasse atravessado na faixa da esquerda da rodovia, causando transtornos ao tráfego no local.

Apesar do incidente, ninguém ficou ferido. O condutor realizou o teste do bafômetro, que apresentou resultado normal, descartando a ingestão de álcool.

A carreta permaneceu devidamente sinalizada, enquanto equipes da Polícia Rodoviária Federal permaneceram no local realizando o controle do trânsito até que a situação fosse normalizada, garantindo a segurança dos motoristas que trafegavam pela rodovia.

Governadora Raquel Lyra entrega 378 reformas e 141 títulos de propriedade e anuncia R$ 140 milhões em obras na RMR

Entregas do programa Morar Bem PE se somam a investimentos em mobilidade, encostas e requalificação urbana.

A governadora Raquel Lyra realizou, na última sexta-feira (26), em Olinda, a entrega de 378 casas reformadas e 141 títulos de propriedade no bairro de Peixinhos, além de autorizar um pacote de investimentos da ordem de R$ 140 milhões em obras de mobilidade, contenção de encostas e requalificação urbana na Região Metropolitana do Recife.

“Estamos avançando com ações integradas em moradia e mobilidade na Região Metropolitana. Em Olinda, além das reformas habitacionais e da entrega de títulos de propriedade, autorizamos obras de contenção de encostas, requalificação de terminais e implantação de semáforos inteligentes nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste. São investimentos que melhoram a infraestrutura urbana, ampliam a segurança e garantem mais qualidade de vida para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), 378 casas da Vila das Mulheres Pedreiras foram reformadas pelo eixo Reforma no Lar do Programa Morar Bem PE. As obras incluem melhorias como pintura, revisão elétrica e hidráulica e correção de problemas estruturais. Cada imóvel recebeu investimento de até R$ 18 mil. Outras mais de 600 unidades ainda serão atendidas, ampliando o alcance do programa.

Maria das Graças, aposentada, teve reformada a casa onde mora há 40 anos. “É uma alegria ver minha casa como ela está hoje. Quando comecei, era um casebre, metade de taipa e metade de papelão. Sempre que recebia algum dinheiro, comprava um pouco de material, como tijolos e cimento, e contava com a ajuda de outras pessoas. Hoje, graças a Deus, estou bem aqui”, declarou.

Também na Vila das Mulheres Pedreiras, foram entregues 141 títulos de propriedade para moradores. A ação encerra um processo iniciado em 1994, quando um grupo de 78 mulheres construiu suas casas através de um mutirão. A regularização garante segurança jurídica às moradias em uma área de mais de 21 mil m².

“Hoje entregamos 141 títulos de propriedade para as moradoras de Vila das Mulheres Pedreiras, uma comunidade que surgiu em 1994 e que agora, mais de 30 anos depois, conquista esse direito. Além disso, o Governo autorizou novas obras de mobilidade, com melhorias em terminais, passarelas e implantação de semáforos inteligentes, além de intervenções em encostas. Ao todo, são cerca de R$ 150 milhões em investimentos que vão beneficiar a Região Metropolitana”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro.

Na ocasião, a governadora também autorizou obras em três encostas de Olinda com alto risco de deslizamento. As intervenções vão beneficiar cerca de 1,3 mil moradores, com investimento de R$ 22,8 milhões. O objetivo é reduzir riscos, proteger casas e aumentar a segurança da população. A chefe do Executivo estadual também autorizou o início da recuperação ambiental e estrutural do Santuário Mãe Rainha, com investimento de R$ 1,4 milhão.

“Nosso objetivo é ampliar o alcance da iniciativa do Reforma no Lar e atender mais famílias, garantindo moradia digna e melhores condições de vida. Ao mesmo tempo, o Governo de Pernambuco investe em obras importantes de mobilidade urbana, que vão modernizar o transporte público, melhorar o trânsito e aumentar a segurança da população na Região Metropolitana”, afirmou o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.

Na área da mobilidade, a gestora anunciou a ampliação dos terminais da PE-15 (Olinda) e de Pelópidas Silveira (Paulista). As obras vão aumentar a capacidade de atendimento e melhorar a estrutura para os usuários do transporte público. O investimento é de cerca de R$ 46 milhões.

Além disso, serão substituídos 199 semáforos nos corredores Norte-Sul (do centro do Recife a Igarassu) e Leste-Oeste (de Camaragibe ao centro do Recife) do BRT. O novo sistema terá câmeras e controle inteligente do tráfego, priorizando o transporte coletivo. O investimento é de R$ 62,7 milhões, com conclusão prevista em um ano.

“Olinda vive um momento de desenvolvimento, com muitas entregas e obras em parceria com o Governo do Estado. Isso faz diferença na vida das pessoas, principalmente de quem esperou muitos anos por esse tipo de conquista. A gente vê de perto a emoção das famílias e entende o quanto essas ações transformam a realidade da população”, afirmou o prefeito em exercício de Olinda, Chiquinho.

Três passarelas em Olinda e Paulista também passarão por melhorias para garantir mais segurança e acessibilidade. As obras devem começar em julho e durar cerca de três meses, com investimento de R$ 5,6 milhões.

Presente na agenda, o deputado estadual Antônio Moraes destacou a atenção dada pela gestão estadual às necessidades dos municípios. “As ações realizadas hoje mostram o avanço de parcerias entre o Governo de Pernambuco e os municípios, com obras e investimentos que chegam a todas as regiões do Estado. São iniciativas que fortalecem a infraestrutura, geram emprego e melhoram a qualidade de vida da população, com intervenções como creches, cozinhas comunitárias e melhorias urbanas”, pontuou.

Também participaram da agenda a secretária de Projetos Estratégicos, Simone Nunes; e o presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), Francisco Amaral; além de vereadores de Olinda e outras lideranças locais.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

sábado, 27 de junho de 2026

Ingazeira altera horário de expediente por decreto em razão do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

A Prefeitura de Ingazeira anunciou, por meio do Decreto nº 028/2026, mudança no horário de funcionamento das repartições públicas municipais na próxima segunda-feira, 29 de junho. A medida foi adotada em razão do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026.

Conforme o decreto, o expediente nos órgãos municipais acontecerá em horário especial, das 8h às 12h, permitindo que servidores e população possam acompanhar a participação do Brasil na competição.

A gestão municipal destacou ainda que a alteração não se aplica aos serviços considerados essenciais, que continuarão funcionando normalmente, sem paralisação ou redução de horário, garantindo o atendimento à população.

O prefeito Luciano Torres reforçou o convite para que a população viva esse momento de união e torcida pelo país.

“Vamos juntos na torcida pelo Brasil!”, destaca a mensagem divulgada pela administração municipal.

Prefeitura de Flores altera expediente nesta segunda-feira (29) por jogo da Seleção Brasileira


A Prefeitura de Flores informou que o expediente nas repartições públicas municipais será encerrado às 12h nesta segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira. A medida tem como objetivo permitir que servidores e a população acompanhem o confronto da equipe nacional.

De acordo com o Governo Municipal de Flores, o funcionamento das repartições será excepcionalmente reduzido, sendo retomado normalmente no horário habitual no dia seguinte.

A administração municipal destaca, no entanto, que a alteração não se aplica aos órgãos e entidades que prestam serviços essenciais ou que atuam em regime de plantão permanente. Esses setores continuarão funcionando normalmente para garantir o atendimento à população.

A Prefeitura orienta os moradores a organizarem suas demandas junto aos órgãos municipais até o meio-dia e convida a todos para torcerem pela Seleção Brasileira nesta fase decisiva da competição.

Carnaíba promove transmissão de Brasil x Japão e convida população para torcer pela Seleção na Copa do Mundo


A Prefeitura de Carnaíba, por meio da Diretoria de Esportes, Lazer e Juventude, realizará na próxima segunda-feira, 29 de junho, a transmissão do confronto entre Brasil e Japão, válido pela fase eliminatória da Copa do Mundo. O evento acontecerá a partir das 14h, no Pátio de Eventos Milton Pierre.

A iniciativa tem como objetivo reunir a população para acompanhar a partida em um ambiente de confraternização, incentivando o espírito esportivo e a união dos torcedores durante mais um importante compromisso da Seleção Brasileira.

A gestão municipal convida toda a comunidade carnaibana a participar da programação, levando familiares e amigos para viver a emoção do futebol em clima de festa e muita torcida.

A orientação é que os torcedores vistam a camisa da Seleção Brasileira e compareçam ao Pátio de Eventos Milton Pierre para apoiar o Brasil em busca de mais uma vitória na competição.

Com o lema “Carnaíba na torcida pelo Brasil. Carnaíba na Copa”, a Prefeitura reforça o convite para que a população participe desse momento de integração e paixão pelo futebol.

Pré-candidatos ficam proibidos de apresentar programas de rádio e TV a partir de 30 de junho


A partir da próxima terça-feira, 30 de junho, emissoras de rádio e televisão em todo o país estarão proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos às Eleições 2026. A determinação faz parte do calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem como objetivo garantir a igualdade de oportunidades entre os futuros candidatos.

A regra está prevista no artigo 45, § 1º, da Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, e também no artigo 43, § 2º, da Resolução TSE nº 23.610/2019. A legislação estabelece que, a partir dessa data, pré-candidatos não poderão atuar como apresentadores, comentaristas ou participar da condução de programas em emissoras de rádio e televisão.

A medida busca impedir o uso dos meios de comunicação para promoção pessoal durante o período que antecede a campanha eleitoral, preservando o equilíbrio da disputa.

Caso o profissional de comunicação seja posteriormente escolhido em convenção partidária como candidato, o descumprimento da norma poderá acarretar penalidades. Entre as sanções previstas estão a aplicação de multa à emissora responsável pela transmissão e o cancelamento do registro da candidatura do infrator.

Com a proximidade das Eleições 2026, a Justiça Eleitoral reforça a necessidade de cumprimento das normas que regulam a propaganda e a participação de pré-candidatos nos meios de comunicação, visando assegurar a lisura e a igualdade no processo eleitoral.

Motociclista é flagrado em alta velocidade no Centro de Tabira e conduzido à Delegacia


Um motociclista foi conduzido à Delegacia de Polícia após ser flagrado pilotando em alta velocidade pelas ruas do Centro de Tabira, no Sertão de Pernambuco, na quinta-feira (25).

De acordo com informações do 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM), o efetivo realizava patrulhamento ostensivo quando identificou o condutor de uma motocicleta Honda Biz trafegando em velocidade excessiva, colocando em risco a integridade física de pedestres e dos demais usuários da via.

Diante da situação, os policiais realizaram a abordagem e encaminharam a ocorrência à Delegacia de Polícia Civil da 169ª Circunscrição, em Tabira, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

A Polícia Militar reforça que ações de fiscalização e patrulhamento têm como objetivo preservar a segurança no trânsito e prevenir acidentes, especialmente em áreas de grande circulação de pessoas.

IPTU premiado: contribuinte tem até este sábado para concorrer


 A Prefeitura de Afogados ampliou para este sábado (27) o prazo para os contribuintes quitarem seus débitos e assim poderem concorrer aos prêmios que serão sorteados nesse domingo. 

O setor de tributação da Prefeitura estará aberto neste sábado, das 9h ao meio-dia, para atendimento ao contribuinte. O IPTU premiado irá sortear um Fiat Argo 0 km, duas motos Shineray, dois refrigeradores e dois televisores. O sorteio ocorre no domingo (28), em frente à catedral do senhor bom Jesus dos remédios, a partir das 19h.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Marconi Santana recebe mais um apoio em Carnaíba e mantém ritmo acelerado de articulações no Sertão


O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, segue ampliando sua presença política no Sertão de Pernambuco. Em mais uma agenda de articulação, Marconi recebeu o apoio de Adão, do Sítio Poço de Veado, região da Itã, distrito de Carnaíba, e de sua esposa.

O encontro também contou com a presença de Seninha e Toninho, reforçando o diálogo que Marconi vem construindo com lideranças, famílias e representantes de diversas comunidades da região.

A chegada de mais um apoio confirma o ritmo acelerado da caminhada de Marconi, que tem intensificado visitas, conversas e encontros políticos em diferentes municípios do Sertão. Com uma trajetória marcada pela experiência administrativa e pela forte ligação com o povo, o ex-prefeito tem consolidado sua pré-candidatura a partir da escuta, da presença no território e da confiança de lideranças locais.

Em Carnaíba, o apoio de Adão e de sua família se soma a um movimento crescente de adesões que fortalece a construção política de Marconi Santana, levando sua mensagem para sítios, distritos, comunidades rurais e centros urbanos.

Marconi agradeceu a acolhida e destacou a importância de caminhar ao lado de pessoas que conhecem de perto a realidade do povo sertanejo.

“Recebo esse apoio com muita gratidão e responsabilidade. Cada gesto de confiança aumenta ainda mais o nosso compromisso com Carnaíba, com o Sertão e com todo Pernambuco”, afirmou.

Iguaracy encerra o São João do Gonzagão com vitória do Brasil, visitas ilustres e Praça lotada

 

A última noite do São João do Gonzagão 2026 entrou para a história de Iguaracy. Nesta quarta-feira (24), a Praça Antônio Rabelo ficou completamente tomada pelo público em uma grande celebração que reuniu cultura, tradição, futebol e muito forró. O encerramento da programação contou com a presença do prefeito Dr. Pedro Alves, da primeira-dama Dra. Graça Valadares, autoridades, lideranças políticas e centenas de moradores, em um clima de confraternização e alegria. (BNews)

Antes dos shows, a festa ganhou um ingrediente especial com a transmissão da vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre a Escócia, resultado que garantiu ao Brasil a liderança do Grupo C da Copa do Mundo. Ao lado da primeira-dama, o prefeito reuniu amigos, servidores municipais, vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e a população para acompanhar a partida, transformando a noite em um grande encontro de união e patriotismo.

Entre os convidados estiveram os deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, recepcionados pelo prefeito Dr. Pedro Alves e homenageados pelo apoio que vêm destinando ao município por meio da conquista de investimentos e obras importantes para Iguaracy.

Em pronunciamento emocionado, o prefeito ressaltou a satisfação de compartilhar a noite ao lado de personalidades tão importantes, enfatizando a importância da parceria institucional para a conquista de novos investimentos que impulsionam o desenvolvimento de Iguaracy.

Com decoração temática, bandeirinhas verde e amarelas, barracas de comidas e bebidas, além de uma estrutura de som e iluminação profissional, a Praça Antônio Rabelo foi transformada em um verdadeiro arraial junino, unindo o clima da Copa do Mundo à tradição nordestina em um ambiente agradável que encantou o público.

Na grade de atrações da noite, subiram ao palco o cantor Vaqueiro Ktatal e a dupla Heraldo Junior & Emanoel, conhecida como "As Lendas das Vaquejadas". Donos de uma legião de fãs, os artistas contagiaram o público com muita emoção e energia, encerrando a programação com chave de ouro.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Faustino, comemorou o sucesso dos quatro dias de programação e destacou o fortalecimento das tradições populares. "Foram dias de muita alegria, lindas apresentações de quadrilhas juninas, muito forró e participação popular. 

O São João é muito mais do que uma festa; é um movimento de valorização da nossa cultura e da identidade do povo nordestino. Encerrar essa programação com a vitória do Brasil e a praça completamente lotada é motivo de gratidão e comemoração", afirmou.

Promovido pela Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o São João do Gonzagão contou com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo e Lazer e da Fundarpe, consolidando-se mais uma vez como um dos maiores e mais prestigiados eventos culturais da região.

Prefeitura de Afogados promove sorteio do IPTU premiado neste domingo


 Acontece neste domingo (28), a partir das 19h, o sorteio do IPTU premiado referente ao ano fiscal 2025.

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, com a iniciativa, busca premiar contribuintes que estejam em dia com os tributos municipais. 

De acordo com a Secretária Municipal de Finanças, Lúcia Gomes, a campanha foi um sucesso, com muitos contribuintes, nessa reta final, se dirigindo à Prefeitura para quitar os seus débitos e assim poder concorrer. 

O sorteio ocorre logo após a missa dominical, em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios. 

Serão sorteados um Fiat Argo 0 km, duas motos Shineray - 175 cilindradas, dois televisores em LED 32 polegadas e dois refrigeradores.

“Esse é o momento de premiarmos quem ajuda ao município, de valorizarmos quem contribui com o desenvolvimento de Afogados, pagando em dia os seus tributos,” destacou Lúcia Gomes.  

De acordo com a secretaria de finanças, a campanha vem crescendo em participação. Na primeira edição em 2017, tivemos a participação de 1.742 contribuintes, e uma média de 7.000 nas duas últimas edições do

IPTU Premiado, com redução de mais de 20% na inadimplência.

Lucas Ramos cumpre agenda no Agreste e no Sertão e reforça alianças políticas em Pernambuco.

 

O deputado federal Lucas Ramos (PSB) intensificou sua agenda política em Gravatá na ultima semana ao lado do ex-prefeito Joaquim Neto, do pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques e do vereador Gil Dantas, realizando visitas à Rádio Nova FM, à feira livre e ao Mercado Cultural. O encontro foi pautado pela renovação de compromissos com o futuro da cidade, incluindo discussões estratégicas sobre o abastecimento de água e o desenvolvimento socioeconômico do município.

"Estamos intensificando o diálogo com a população e articulando soluções para o desenvolvimento de Gravatá. Seguirei trabalhando ao lado de Joaquim Neto para garantir o progresso e a qualidade de vida que nossa gente merece".

Celebração em Lajedo

O parlamentar também cumpriu agenda em Lajedo, onde foi recebido pelo ex-prefeito Antônio João Dourado e pelo deputado estadual João Paulo Costa para participar do tradicional bloco "Os Matutos". O evento reuniu uma multidão e destacou a sintonia política entre as lideranças presentes. Lucas Ramos ressaltou a importância de prestigiar festividades que movimentam a economia local e valorizam a identidade cultural da região. 

”É sempre uma alegria retornar a Lajedo e reencontrar amigos que compartilham do compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade. Participar de uma festa tão tradicional como o bloco Os Matutos reforça nossa conexão com a cultura popular e com o povo pernambucano", afirmou.

Cultura e Tradição em Cabrobó

Do agreste, Lucas Ramos seguiu para Cabrobó, no Sertão do São Francisco, onde participou da 8ª edição da tradicional Pega de Boi no Mato, realizada na Fazenda Piutá, a convite do vereador Glenio Rodrigues. O evento, promovido por Carlim Moraes e Elenice Moraes, reuniu centenas de participantes e preserva uma das mais importantes manifestações da cultura sertaneja.

A programação contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Cabrobó, Paulo Gonçalves, do ex-vereador Claudenor Novaes e dos ex-prefeitos Marcílio Cavalcante e Auricelio Torres, entre outras lideranças da região.

Para Lucas Ramos, valorizar iniciativas como a Pega de Boi no Mato significa reconhecer e preservar tradições que fazem parte da história e da identidade do Sertão. 

”Nossa cultura é uma das maiores riquezas de Pernambuco. Eventos como este mantêm vivas as raízes do povo sertanejo e fortalecem o sentimento de pertencimento das comunidades”, destacou.

A agenda reforça a presença do parlamentar em diferentes regiões do estado, ampliando o diálogo com lideranças políticas e acompanhando de perto as demandas e potencialidades dos municípios pernambucanos.

Michelle Bolsonaro nega conflito com Flávio Bolsonaro e defende união da oposição


A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou, por meio de uma publicação em uma rede social, que não mantém desentendimentos com o senador Flávio Bolsonaro e que seu posicionamento recente teve apenas o objetivo de esclarecer uma situação que, segundo ela, estava sendo interpretada de forma equivocada.

“Para ficar claro: eu não tenho raiva de ninguém. Apenas esclareci uma situação que estava sendo deturpada”, escreveu Michelle na publicação.

A manifestação ocorreu após a repercussão de declarações que deram margem à interpretação de divergências públicas entre a ex-primeira-dama e o senador, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na mensagem, Michelle também procurou minimizar qualquer especulação sobre disputas internas e reforçou a importância da união entre os integrantes da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Vamos todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno. Não há briga, nem competição”, afirmou.

A ex-primeira-dama ainda criticou o uso de trechos isolados de sua fala, alegando que suas declarações foram retiradas de contexto, o que teria contribuído para gerar interpretações equivocadas sobre sua posição.

“Peço apenas que não retirem trechos da minha fala de contexto para gerar confusão”, destacou.

Encerrando a publicação, Michelle Bolsonaro afirmou que acredita em um novo momento para o grupo político ao qual pertence. “Uma nova história será escrita com verdade, clareza e respeito”, concluiu.

Pix por Aproximação Passa a Exibir Saldo Antes da Confirmação do Pagamento


Os usuários do Pix por aproximação já podem contar com uma nova funcionalidade que promete tornar as transações mais rápidas e seguras. Desde a última segunda-feira (22), entrou em vigor uma nova etapa de integração entre o sistema de pagamentos instantâneos e o Open Finance, permitindo que clientes visualizem informações de saldo e limite disponível antes de concluir um pagamento realizado por meio de carteiras digitais.

A novidade foi anunciada pelo Banco Central e recebeu o nome de “jornada otimizada”. O objetivo é reduzir falhas nas transações causadas pela falta de saldo em conta e oferecer mais praticidade ao consumidor durante o processo de pagamento.

Com a atualização, os usuários que autorizarem o compartilhamento de dados financeiros poderão visualizar, diretamente na tela do aplicativo ou carteira digital, informações como o saldo disponível na conta, o limite autorizado para transações e a possibilidade de concluir o pagamento antes da confirmação final.

Segundo o Banco Central, a funcionalidade é opcional e depende da autorização expressa do cliente para o compartilhamento dos dados por meio do Open Finance, sistema que permite a troca segura de informações entre instituições financeiras autorizadas.

A mudança também simplifica etapas que antes eram realizadas separadamente. Agora, em um único processo, o usuário pode conceder consentimento para o compartilhamento de dados e autorizar a vinculação da conta ao serviço de pagamento.

A medida se aplica a duas modalidades dentro do Open Finance: a vinculação de contas bancárias a instituições iniciadoras de pagamento, incluindo o Pix por aproximação, e as chamadas transferências inteligentes, que permitem movimentações automáticas entre contas de um mesmo titular.

Com a ampliação da integração entre Pix e Open Finance, o Banco Central busca aprimorar a experiência dos usuários, fortalecendo a segurança, a transparência e a eficiência dos pagamentos digitais no país.

PRF divulga balanço da Operação São João em Pernambuco


 Combate à embriaguez resultou em 120 autuações e três motoristas detidos sob efeito de álcool.

Entre os dias 19 e 24 de junho, a  Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação São João 2026 nas rodovias federais de Pernambuco, que registraram um grande aumento na movimentação de veículos, principalmente nas BRs 232 e 428, que levam ao Agreste e Sertão do estado. Diversas ações para coibir comportamentos arriscados no trânsito foram realizadas pelo órgão, com uma atenção especial para os locais que concentraram os festejos juninos

Este ano, foram registrados 59 sinistros, que deixaram 63 pessoas feridas e seis mortas nas rodovias federais de Pernambuco. Do total de mortes, quatro envolveram motociclistas e duas, ciclistas. No ano passado, a operação coincidiu com o feriado de Corpus Christi e foi realizada entre os dias 18 e 24 de junho. Naquele período, foram atendidos 49 sinistros, com 53 feridos e sete mortes.

Nos cinco dias da operação deste ano, foram fiscalizados 5.329 veículos e 7.034 pessoas, emitidas 3.403 autos de infração e registrados 331,7 toneladas de excesso de peso. A Lei Seca completou 18 anos e o combate à embriaguez esteve no foco da fiscalização. No total, foram realizados 4.436 testes com o bafômetro, que resultaram em 120 autos de infração e três condutores detidos sob efeito de álcool. 

A principal infração verificada foi o excesso de velocidade, com 342 imagens de radar. Outras autuações foram emitidas durante a operação, como ultrapassar em local proibido (266), transitar pelo acostamento (220), não usar cinto de segurança (172), falta do capacete (79) e ausência da cadeirinha (25). Além disso, foram emitidas 99 autuações pelo desrespeito à Lei do Descanso e 27 por excesso de peso.   

As ações educativas alcançaram 3.782 pessoas, através de ações de fiscalização dirigida, Cinema Rodoviário e com o apoio da Carreta do Cinema PRF, que permanece na Estação Ferroviária de Caruaru até o dia 27 de junho. 

As atividades de combate ao crime resultaram em 23,7 Kg de maconha apreendidos, dez veículos recuperados e 136 m³ de madeira apreendidos. Ao todo, foram detidas 36 pessoas por diversos crimes, como tráfico de drogas, uso de documento falso, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo. 

Para prevenir colisões graves, foram retirados 104 animais de grande porte das rodovias e prestados auxílios a 146 motoristas, que se envolveram em colisões sem vítima ou tiveram problemas durante a viagem. A fiscalização ainda recolheu 247 veículos irregulares ao pátio.

Governo de Pernambuco decreta expediente reduzido na próxima segunda-feira (29)


O Governo de Pernambuco, vai decretar expediente reduzido na próxima segunda-feira (29) para as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado. A medida foi adotada em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, que acontecerá às 14h. De acordo com a determinação, os servidores estaduais serão liberados a partir das 12h. 

As exceções são para os serviços considerados indispensáveis, cujo funcionamento ficará a critério dos respectivos gestores. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão deixa dois feridos na BR-232, em Serra Talhada

Um grave acidente foi registrado na tarde da última quarta-feira (24) no Km 400 da BR-232, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. O sinistro ocorreu por volta das 12h15 e envolveu uma caminhonete e um caminhão.

De acordo com informações apuradas no local, a colisão foi frontal e a principal suspeita é de que a caminhonete tenha invadido a contramão da rodovia, provocando o acidente.

O motorista e o passageiro da caminhonete ficaram feridos. As vítimas receberam atendimento do Corpo de Bombeiros e foram encaminhadas para o Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada.

Já o motorista do caminhão não sofreu ferimentos. Ele foi submetido ao teste do bafômetro, que apresentou resultado normal, descartando a ingestão de álcool.

As circunstâncias do acidente deverão ser investigadas para esclarecer as causas da colisão.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Marconi cumpre agenda no Sertão do Araripe e encerra passagem em Salgueiro com novo apoio político


O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, cumpriu uma agenda movimentada pelo Sertão de Pernambuco, com passagens por Ouricuri, Ipubi e Salgueiro, reforçando diálogos, reencontros e apoios importantes para sua caminhada política.

Em Ouricuri, Marconi participou de um bate-papo na Rádio Mais, com o locutor Fábio, onde falou sobre o Sertão, os desafios de Pernambuco e a importância de uma representação política próxima das pessoas.

Na sequência, esteve em Ipubi, em um almoço promovido pelo amigo e companheiro William, reunindo lideranças, amigos e apoiadores em um momento de conversa e fortalecimento regional.

A agenda foi encerrada em Salgueiro, onde Marconi recebeu o apoio de Nemédio, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal por dois mandatos, além de sua irmã Nébia e de toda a família. Comerciantes e pessoas com forte vínculo na cidade, eles se somam ao projeto de Marconi por Salgueiro, pelo Sertão e por todo Pernambuco.

A passagem pelos três municípios reforça a presença de Marconi em diferentes regiões do Estado e evidencia uma construção política baseada no diálogo, na confiança e na aproximação com lideranças que conhecem de perto a realidade do povo pernambucano.

Prefeito Dr. Pedro reúne lideranças na Praça Antônio Rabelo, celebra vitória do Brasil e destaca parceria com Luciano Duque e Renildo Calheiros

 

A noite desta quarta-feira (24) foi marcada por confraternização, futebol e política na Praça Antônio Rabelo, em Iguaracy. O prefeito Dr. Pedro Alves ao lado da primeira-dama Dra. Graça Valadares reuniu amigos, servidores municipais, vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e a população para acompanhar a vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre a Escócia, resultado que garantiu ao Brasil a liderança do Grupo C.

Entre os convidados estavam os deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, que foram recepcionados pelo prefeito e receberam reconhecimento público pelas ações e investimentos destinados ao município. Em sua fala, Dr. Pedro destacou que compartilhar o momento ao lado dos parlamentares tornou a celebração ainda mais especial, ressaltando que ambos têm desempenhado papel importante na conquista de obras e recursos para Iguaracy.

Ao falar sobre Renildo Calheiros, o prefeito lembrou da longa parceria construída ao longo dos anos e destacou que, somente na atual gestão, o deputado já contribuiu para viabilizar quase R$ 7 milhões em investimentos para o município. Entre as conquistas estão R$ 749.846,57 destinados à pavimentação de oito ruas na sede e no distrito de Jabitacá, a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte I, orçada em R$ 1.732.137,99, a implantação de uma Creche Padrão FNDE Tipo I, no valor de R$ 4.515.000,00, além da entrega de uma retroescavadeira para reforçar os serviços da administração municipal.

Dr. Pedro também enalteceu o trabalho do deputado estadual Luciano Duque, afirmando que o parlamentar conquistou rapidamente o respeito e a confiança da população por meio de ações concretas. Segundo o prefeito, graças ao empenho de Duque, Iguaracy foi contemplada com três micro-ônibus, quatro ensiladeiras, três tratores com grades de aração, quatro roçadeiras, dois dessalinizadores destinados às comunidades da Queimada I e Caatingueira, aproximadamente R$ 5 milhões em recursos da Compesa para investimentos em obras, além do piçarramento com terraplanagem da PE-282. O deputado também assumiu o compromisso de destinar, em breve, um novo ônibus para o Transporte Fora do Domicílio (TFD).

Fazendo uma analogia com o placar da partida, o prefeito afirmou que a vitória da Seleção Brasileira simbolizou o momento positivo vivido pelo município e dedicou o resultado aos deputados Luciano Duque e Renildo Calheiros, pelo compromisso demonstrado com Iguaracy. A homenagem também foi estendida aos vereadores, ex-vereadores, lideranças políticas e à população que, segundo ele, caminham juntos na construção de uma cidade mais desenvolvida e com mais oportunidades.

Prestigiaram o encontro o ex-presidente do IPA e pré candidato a deputado federal, Miguel Duque, o vice-prefeito Marquinhos Melo, os vereadores Chico Torres, Lequinho, Jorge Soldado, Amaury e Simão Rafael; os ex-vereadores  Fábio Torres, Manoel Olímpio, Chico de Sales, Juciano, Neguinho de Irajaí,  Marinho, Janduir Simões e Inácio Alves; além das lideranças Carlinhos de Trindade, Luiz da Sucam, Itinho do Sindicato e diversos apoiadores da gestão municipal.