quarta-feira, 24 de junho de 2026

Cantor pernambucano desabafa durante show no Alto do Moura e relata mudanças na programação do São João de Caruaru

O cantor e compositor pernambucano Petrúcio Amorim fez um desabafo durante sua apresentação no último sábado (20), no polo do Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste pernambucano. O momento foi registrado por pessoas que estavam no evento e rapidamente repercutiu nas redes sociais.

Durante o show, o artista, nascido em uma das cidades mais tradicionais do forró no estado, afirmou que houve mudanças na sua participação na programação oficial do São João. Segundo ele, inicialmente o show teria sido deslocado para a zona rural do município e, após conversas, acabou sendo mantido no polo onde se apresentou.

“Estou muito triste, não era para eu estar aqui. Eles tinham me colocado lá na Zona Rural. Depois de muita conversa me trouxeram para cá”, declarou o cantor no palco, demonstrando insatisfação com a organização do evento.

O artista também comentou sobre o horário da apresentação, que teria sido marcado para o meio-dia, um período considerado fora do eixo principal da programação noturna do São João.

A declaração gerou repercussão entre fãs e internautas, que comentaram a situação e levantaram discussões sobre a organização e a distribuição dos artistas na grade do evento.

Governo Federal Enviará Projeto para Ampliar Limite de Faturamento e Contratações do MEI

O Governo Federal anunciou que encaminhará à Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (24), um projeto de lei que prevê mudanças importantes para os Microempreendedores Individuais (MEIs) em todo o país. A proposta visa aumentar o limite anual de faturamento da categoria, atualmente fixado em R$ 81 mil por ano, além de permitir a contratação de mais funcionários.

De acordo com o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, o texto está em fase final de elaboração e deverá representar um avanço significativo para os pequenos empreendedores brasileiros. Em publicação nas redes sociais, o ministro destacou que a medida beneficiará milhares de trabalhadores que atuam no regime simplificado.

“Será encaminhado ao Congresso projeto alterando o limite do MEI, o que vai beneficiar os microempreendedores de todo o país. Será uma conquista enorme para os pequenos empreendedores”, afirmou.

Além do aumento no teto de faturamento, a proposta também prevê a ampliação do número de empregados que podem ser contratados pelo MEI. Atualmente, o microempreendedor pode manter apenas um funcionário com carteira assinada. A intenção do governo é permitir a contratação de pelo menos dois trabalhadores.

O Executivo argumenta que o limite de faturamento do MEI está defasado, já que o último reajuste ocorreu em janeiro de 2018. Segundo o governo, a atualização é necessária para acompanhar o crescimento econômico e evitar que pequenos negócios sejam obrigados a migrar para categorias tributárias mais complexas apenas por conta da inflação e do aumento das receitas.

Na última terça-feira (23), José Guimarães se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, para discutir a tramitação da proposta. Motta informou que o texto deverá passar inicialmente por uma comissão especial antes de ser analisado pelo plenário da Casa.

“Estamos buscando um texto que garanta o equilíbrio fiscal e atenda à necessidade dos microempreendedores”, declarou o presidente da Câmara.

Atualmente, quando o faturamento anual ultrapassa R$ 81 mil, o empreendedor deixa de se enquadrar como MEI e passa para a categoria de Microempresa (ME), sujeita às regras e tributações do Simples Nacional.

Paralelamente, a Câmara dos Deputados já discute o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2021, de autoria do senador Jayme Campos (União-MT), que propõe elevar o teto de faturamento do MEI para R$ 130 mil anuais e promover alterações no regime do Simples Nacional.

O debate sobre a ampliação dos limites do MEI ganhou força durante a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala de trabalho 6x1 e a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas. Com a possibilidade de diminuição da carga horária dos trabalhadores, lideranças políticas passaram a defender mudanças no regime do MEI para facilitar novas contratações e estimular a geração de empregos.

A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados em 27 de maio, mas ainda aguarda avanço no Senado Federal, onde a tramitação está sob a condução do presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre. Já o novo projeto voltado aos microempreendedores deve começar a ser analisado pelos deputados nos próximos dias.

Petrolina Registra Quarto Caso de Intoxicação por Metanol; Vítima Morreu Após Consumir Bebida Suspeita

A Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou mais um caso de intoxicação por metanol no município. A vítima, um homem de 32 anos, faleceu no dia 19 de maio, nas proximidades de um shopping da cidade. No entanto, a causa da morte só foi oficialmente identificada após a conclusão dos laudos periciais emitidos pela Polícia Científica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a confirmação da intoxicação por metanol foi repassada na última semana, quando os exames apontaram que a substância foi a responsável pelo óbito. As autoridades seguem investigando o caso para identificar a origem da bebida consumida pela vítima e esclarecer as circunstâncias da intoxicação.

Com a nova ocorrência, Petrolina passa a contabilizar quatro casos confirmados de intoxicação por metanol. Desses, dois resultaram em morte, sendo uma das vítimas moradora de Petrolina e a outra residente no município de Juazeiro, na Bahia.

A Secretaria de Saúde reforçou o alerta à população sobre os perigos do consumo de bebidas de procedência desconhecida ou possivelmente adulteradas. O metanol é uma substância altamente tóxica que pode causar graves danos à saúde, incluindo cegueira, intoxicação severa e morte.

As investigações continuam em andamento, e os órgãos competentes trabalham para identificar a origem dos produtos envolvidos e evitar novos casos na região.

terça-feira, 23 de junho de 2026

São João de Serra Talhada tem abertura marcada por arrastão de quadrilhas e grandes shows na Estação do Forró


O São João de Serra Talhada 2026 teve início nesta segunda-feira (22) com uma programação que reuniu tradição, cultura popular e grandes atrações musicais. A abertura foi marcada pelo tradicional Arrastão das Quadrilhas, considerado um dos símbolos dos festejos juninos da Capital do Xaxado, reunindo quadrilhas, grupos culturais e a população em um momento que celebrou as raízes nordestinas e deu o tom da festa.

Após o arrastão, a programação seguiu na Estação do Forró com apresentações que atraíram grande público. Subiram ao palco o serratalhadense Assisão, conhecido como o Rei do Forró, além da cantora Paula Mattos e do cantor Wallas Arrais.

Um dos momentos marcantes da noite foi a homenagem ao cantor serratalhadense Rui Grudi, escolhido como homenageado do São João de Serra Talhada 2026. A homenagem foi recebida por seu filho. Participaram do momento a prefeita Márcia Conrado, o deputado federal Fernando Monteiro, o presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Josenildo Barboza, além do pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo.

A prefeita Márcia Conrado destacou a importância do fortalecimento dos festejos juninos no município e lembrou o trabalho realizado pela gestão para retomar o protagonismo da festa. “O São João de Serra Talhada faz parte da nossa identidade cultural. Quando assumimos a gestão, encontramos uma festa que havia perdido espaço ao longo dos anos. Trabalhamos para resgatar essa tradição, valorizar nossa cultura e devolver ao povo um São João à altura da história e da grandeza da nossa cidade. Hoje vemos as famílias ocupando os espaços públicos e celebrando aquilo que temos de mais autêntico”, afirmou.

O presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Josenildo Barboza, ressaltou o papel do município como referência na realização de grandes eventos. “Serra Talhada já é reconhecida em Pernambuco pela capacidade de realizar grandes festas, como a tradicional Festa de Setembro. O São João segue essa mesma linha de organização, valorização cultural e fortalecimento da economia local. Estamos construindo uma programação que respeita nossas tradições e, ao mesmo tempo, oferece atrações para todos os públicos”, declarou.

Os festejos seguem nesta terça-feira (23), véspera de São João, com apresentações de Tropykália, Ciel Rodrigues e César Amaral, prometendo mais uma noite de muita animação, forró e celebração da cultura nordestina na Estação do Forró. O São João de Serra Talhada tem o patrocínio da Pitú, do Banco do Nordeste e do Governo do Brasil.

Fotos: Secom Serra Talhada

Anvisa reduz suspensão e mantém restrição apenas para lotes antigos de produtos Ypê


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu restringir a suspensão anteriormente aplicada a diversos produtos da marca Ypê, mantendo a medida apenas para lotes mais antigos de detergentes, desinfetantes e lava-roupas. A mudança foi oficializada nesta segunda-feira (22) por meio de publicações no Diário Oficial da União.

Ao todo, a Anvisa divulgou quatro resoluções. Três delas revogam parcialmente a decisão anunciada em 15 de junho, enquanto uma quarta especifica quais produtos continuam sujeitos às restrições.

Com a revisão, foram liberados os produtos fabricados em 2026 que apresentaram resultados satisfatórios em testes laboratoriais. Dessa forma, a suspensão passa a valer somente para lotes específicos identificados durante as investigações conduzidas pela agência.

Segundo a Anvisa, permanecem proibidos os lava-louças Ypê e os desinfetantes Bak e Pinho Ypê pertencentes aos lotes com numeração final “1”, produzidos até 31 de dezembro de 2025. Já os lava-roupas líquidos Tixan Ypê continuam com restrições quando fazem parte dos lotes terminados em “1” fabricados até 31 de março de 2026.

A suspensão inicial foi determinada após uma fiscalização conjunta realizada pela Anvisa, autoridades sanitárias do Estado de São Paulo e do município de Amparo (SP), onde está localizada a Química Amparo, fabricante dos produtos da marca Ypê.

De acordo com as resoluções publicadas nesta segunda-feira, a revisão da medida ocorreu após a análise de documentos apresentados pela empresa e de novos laudos técnicos relacionados aos produtos investigados.

Os ensaios laboratoriais apontaram desempenho satisfatório para os lava-louças e desinfetantes produzidos entre janeiro e fevereiro de 2026. Por esse motivo, a restrição foi mantida apenas para os itens fabricados até o fim de 2025.

No caso dos lava-roupas líquidos Tixan Ypê, a continuidade da suspensão para determinados lotes produzidos até março de 2026 está relacionada às ações previstas em um plano de gerenciamento e mitigação de riscos apresentado pela fabricante à Anvisa.

As informações foram divulgadas pelo portal g1 e confirmadas por meio das resoluções publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Nando Reis é Confirmado como Atração da Festa de Zé Dantas 2026 em Carnaíba

O cantor e compositor Nando Reis está confirmado como uma das principais atrações da Festa de Zé Dantas 2026, no município de Carnaíba. A informação foi confirmada por meio da agenda oficial de shows divulgada pelo próprio artista em suas redes sociais.

De acordo com a programação divulgada, Nando Reis se apresentará no dia 6 de novembro, levando ao público carnaibano um repertório repleto de sucessos que marcaram sua carreira, como “All Star”, “Relicário”, “Por Onde Andei” e “Pra Você Guardei o Amor”.

A confirmação da atração aumenta a expectativa para a edição de 2026 da tradicional Festa de Zé Dantas, evento que homenageia o ilustre filho de Carnaíba e reúne milhares de pessoas todos os anos, fortalecendo a cultura, o turismo e a economia local.

A programação completa da festa deverá ser anunciada pela Prefeitura de Carnaíba nos próximos meses, com a expectativa de outras grandes atrações para compor a grade do evento.

Homem é Detido com Faca Tipo Peixeira Durante Patrulhamento em Tabira


 No último domingo (21), um homem foi detido por porte de arma branca no bairro João Cordeiro, em Tabira, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com informações do 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM), o efetivo realizava patrulhamento na localidade quando visualizou um indivíduo em atitude suspeita, apresentando um volume na região da cintura.

Diante da suspeita, os policiais realizaram a abordagem e a busca pessoal, encontrando em posse do homem uma faca tipo peixeira.

Após a constatação do fato, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da 169ª Circunscrição, em Tabira, onde foram adotadas as medidas cabíveis pela autoridade policial.

A ocorrência foi registrada e o caso segue sob os procedimentos legais da Polícia Civil.

Homem é flagrado conduzindo motocicleta com escapamento irregular e sem habilitação em Afogados da Ingazeira


No domingo (21), durante a realização do Plano de Ação no bairro São Francisco, em Afogados da Ingazeira, policiais militares do 23º BPM identificaram um motociclista conduzindo uma Honda CG 125 com o escapamento em desacordo com as normas de trânsito vigentes.

Segundo a polícia, o equipamento irregular provocava excesso de ruído, causando perturbação do sossego público. Durante a abordagem, os militares constataram ainda que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nem Permissão para Dirigir (PPD).

Diante da situação, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil (DPC) local para as providências cabíveis. Após a regularização da irregularidade constatada no veículo, a motocicleta foi liberada.

A ação faz parte das fiscalizações realizadas pelo 23º BPM com o objetivo de garantir a segurança no trânsito e o cumprimento da legislação vigente.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

São João do Gonzagão 2026 começa em grande estilo com noite de cultura, tradição e muito forró em Iguaracy

 

A abertura oficial do São João do Gonzagão 2026, realizada na noite deste domingo (21), transformou o centro de Iguaracy em um grande palco de celebração da cultura nordestina. Promovido pela Prefeitura de Iguaracy através da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento reuniu manifestações culturais, apresentações musicais e um grande público, dando início à programação junina que seguirá por mais três noites de festividades.

A programação começou às 20h com quatro apresentações culturais que levaram ao pátio da festa muito colorido, dança e animação, valorizando a riqueza das manifestações populares e resgatando a essência do autêntico São João.

Subiram ao palco a Quadrilha Encanto Junino, do município de Solidão; o Samba de Coco do Quilombo dos Felipes, representando Iguaracy; o Balé Popular de Triunfo; e a Quadrilha Junina Coração Sertanejo, da cidade de Custódia. Cada grupo encantou os presentes com performances que destacaram a diversidade e a força da cultura regional. (Logo mais links para todas as apresentações nesta matéria).

O prefeito Dr. Pedro Alves acompanhou toda a programação ao lado da primeira-dama, Dra. Graça Valadares. Também estiveram presentes o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Faustino, o vereador Chico Torres entre outras personalidades locais. A participação do gestor municipal durante as apresentações reforçou o incentivo da administração ao fortalecimento das manifestações culturais e à preservação das tradições juninas.

Após as apresentações culturais, a festa continuou com shows em praça pública. A banda Farra de Paredão abriu a programação musical contando com a participação especial do cantor jabitacaense Alison Almeida, que animou o público interpretando grandes sucessos do forró. Em seguida, Walison Vaqueiro assumiu o palco com um repertório vibrante, levando muita música e fazendo os forrozeiros dançarem durante toda a noite.

Fotografou ao lado do prefeito a secretária de Finanças, Helena Alves; da secretária de Saúde, Joaudeni Cavalcante; da secretária adjunta de Saúde, Maria Alves; da diretora da Unidade Mista, Valdira Rabêlo; dos chefes de gabinete Dr. Bruno George e Júlio Veras; além de Janduir Torres, Rosângela Torres e outras personalidades do município.

Mais do que uma programação festiva, a abertura do São João do Gonzagão reafirmou o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular, promovendo momentos de integração, lazer e fortalecimento das tradições nordestinas. A programação continua nos próximos dias com novas atrações culturais e musicais, mantendo viva uma das festas mais aguardadas pela população de Iguaracy.

Flores realiza nesta quarta-feira o 16º Festival de Carros de Boi

 

Flores recebe nesta quarta-feira, 24 de junho, no Pátio de Eventos, a 16ª edição do Festival de Carros de Boi, considerado um dos maiores eventos do gênero no Nordeste. A programação integra o São João das Tradições e deve reunir milhares de pessoas nas ruas do município.

A festa, realizada anualmente no dia de São João, atrai turistas de diversas localidades de Pernambuco, de outros estados nordestinos e de várias regiões do País, que chegam a Flores para acompanhar uma das manifestações culturais mais marcantes do Sertão do Pajeú.

Com a participação de trabalhadores rurais, carreiros, famílias florenses e visitantes, o desfile dos carros ornamentados retrata a vida no campo, a religiosidade, a criatividade popular e a identidade sertaneja.

A tradição dos carros de boi em Flores remonta à década de 1950 e foi resgatada em 2009, por iniciativa do então prefeito Marconi Santana. Desde então, o evento cresceu, ganhou projeção regional e passou a ocupar lugar de destaque no calendário cultural pernambucano.

O reconhecimento oficial veio em outubro de 2023, quando a governadora Raquel Lyra sancionou a Lei nº 18.356, incluindo o Dia Estadual do Festival de Carros de Boi do Município de Flores no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Além de preservar a memória e a cultura do homem do campo, o festival também movimenta a economia local, fortalecendo o comércio, a gastronomia, a rede hoteleira, o artesanato e os serviços durante o período junino.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira decreta ponto facultativo durante festividades de São João


 A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que em decorrência do feriado municipal de 24 de Junho, onde celebramos as festividades de São João, fica decretado ponto facultativo, em todas as repartições municipais, a partir das 13h desta terça-feira [23], exceto os serviços públicos essenciais, como limpeza pública, saneamento e guarda patrimonial.

Serra Talhada abre oficialmente o São João 2026 com Arrastão das Quadrilhas Juninas

 

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Fundação Cultural, realiza nesta segunda-feira (22), a abertura oficial do São João 2026 do município com o tradicional Arrastão das Quadrilhas Juninas, reunindo quadrilhas, grupos culturais, forrozeiros e a população em uma grande celebração da cultura nordestina.

A concentração acontecerá às 19h, na Avenida Miguel Nunes de Souza, próximo ao Posto Visa. O evento contará com animação do Trio e Banda Asas da América, conduzindo o cortejo que marca o início da programação junina da Capital do Xaxado.

O Arrastão das Quadrilhas Juninas simboliza a valorização das tradições populares e abre oficialmente os festejos de São João em Serra Talhada, que neste ano contará com uma programação distribuída em diversos polos e comunidades do município.

Serviço

📍 Evento: Arrastão das Quadrilhas Juninas – Abertura Oficial do São João 2026 de Serra Talhada

📅 Data: Segunda-feira, 22 de junho

🕖 Horário: 19h

📌 Local: Avenida Miguel Nunes de Souza, próximo ao Posto Visa

🎵 Atração: Trio e Banda Asas da América

Breno e Márcia Conrado recebem João Campos e fortalecem projeto político para Pernambuco

 

O pré-candidato a deputado estadual, Breno Araújo e sua esposa, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, cumpriram uma agenda movimentada ao lado dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, João Campos e Carlos Costa, em Serra Talhada. As lideranças participaram de momentos que reuniram centenas de pessoas e reforçaram a proximidade com a população sertaneja.

No sábado (20), participaram do tradicional Forró de Barro Vermelho, uma das celebrações mais aguardadas do calendário junino de Serra Talhada. Ao lado de moradores, artistas e representantes da comunidade, eles acompanharam apresentações culturais, quadrilhas e manifestações que marcam a identidade do povo nordestino. 

“O São João é um momento de encontro, de valorização das nossas raízes e de celebração daquilo que temos de mais bonito: a nossa cultura e o nosso povo. Foi uma alegria receber João Campos e Carlos Costa em mais uma agenda tão importante para Serra Talhada”, destacou Márcia Conrado.

A programação teve continuidade na manhã do domingo (21), com a tradicional Corrida da Fogueira de Serra Talhada, que reuniu atletas e amantes do esporte em um percurso de cinco quilômetros pelas ruas da cidade. Com João Campos, Márcia e Breno também tiveram compromissos em Sertânia e Arcoverde, sendo este último ao lado do vereador do Recife Wilton Brito e do presidente do PT de Arcoverde, Guilherme. 

Para Breno Araújo, a presença nas agendas demonstra a importância de estar próximo da população em momentos que fazem parte da identidade de Serra Talhada. “Foi um fim de semana muito especial, vivendo de perto duas tradições que representam a força do nosso povo. Tivemos a oportunidade de conversar com as pessoas, ouvir histórias e compartilhar momentos que reforçam nosso compromisso com o Sertão”, afirmou.

Foto: Eduardo Teles

Filho é conduzido à delegacia após agredir e ameaçar a própria mãe em Tabira


Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou policiais do 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM) no último sábado (20), no Centro de Tabira, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com informações da polícia, o efetivo foi acionado para atender uma denúncia envolvendo um homem que estaria perturbando a própria mãe. No local, a vítima relatou que havia sido agredida pelo filho no dia anterior, sofrendo lesões no braço direito ao tentar administrar um medicamento a ele.

Uma testemunha que presenciou a situação confirmou aos policiais que o acusado frequentemente fazia ameaças contra a mãe, reforçando o histórico de conflitos e violência no ambiente familiar.

Diante dos fatos e das informações colhidas no local, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas cabíveis e o caso foi registrado para investigação.

Datafolha: Lula lidera disputa presidencial com 41% das intenções de voto; Flávio Bolsonaro aparece com 31%


 Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) pelo jornal Folha de S.Paulo mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança das intenções de voto para a eleição presidencial de 2026. No cenário de primeiro turno testado pelo instituto, Lula registra 41% da preferência dos eleitores, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 31%.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na sequência aparecem Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão), ambos com 3%. Já Romeu Zema (Novo), Aécio Neves (PSDB), Samara Martins (UP) e Augusto Cury (Avante) aparecem com 2% cada.

Também foram citados Joaquim Barbosa (DC), Cabo Daciolo (Mobiliza) e Rui Costa Pimenta (PCO), todos com 1% das intenções de voto. Hertz Dias (PSTU) e Edmilson Costa (PCB) não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 7%, enquanto 4% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar.

O levantamento é o segundo realizado pelo instituto após a divulgação de informações envolvendo um pedido de apoio financeiro feito por Flávio Bolsonaro ao empresário Daniel Vorcaro, do Banco Master, para a produção de um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A pesquisa também foi realizada após a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto que extingue a escala de trabalho 6x1.

Na pesquisa anterior, divulgada em 22 de maio, Lula tinha 40% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparecia com os mesmos 31%.

Cenários de segundo turno

O Datafolha também simulou três possíveis cenários de segundo turno. Em uma disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro, o atual presidente alcança 47% das intenções de voto, contra 43% do senador. O resultado é idêntico ao registrado na pesquisa anterior. Neste cenário, 8% votariam em branco ou nulo e 1% não soube responder.

Em um confronto entre Lula e Ronaldo Caiado, o presidente registra 47%, enquanto o ex-governador de Goiás aparece com 41%. Os votos brancos e nulos somam 10%, e 2% dos entrevistados não souberam responder.

Já em uma eventual disputa entre Lula e Romeu Zema, o petista alcança 48% das intenções de voto, contra 39% do ex-governador mineiro. Nesse cenário, 11% declararam voto branco ou nulo, enquanto 2% não souberam opinar.

Metodologia

A pesquisa Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 139 municípios brasileiros entre os dias 17 e 19 de junho. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026 e possui nível de confiança de 95%.

Homem é conduzido à delegacia após ocorrência de violência doméstica em Carnaíba


 Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou policiais do 23º BPM no último sábado (20), na Vila São Geraldo, em Carnaíba, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com informações da polícia, um homem, supostamente sob efeito de bebida alcoólica, teria ofendido e ameaçado sua companheira, além de agredir fisicamente outra vítima durante o desentendimento.

Ainda segundo o relato policial, no momento das agressões, a filha da mulher interveio para tentar cessar a violência e atingiu o agressor com uma garrafa.

Diante da situação, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas cabíveis e o caso foi registrado para investigação.

A Polícia Civil deverá apurar as circunstâncias da ocorrência e a responsabilidade de cada envolvido nos fatos.

Polícia prende mais três suspeitos por morte de jovem durante salto de rope jump em Limeira


 A Polícia Civil de São Paulo prendeu neste sábado (20) mais três suspeitos de envolvimento na morte da jovem Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, vítima de um acidente durante a prática de rope jump na chamada Ponte do Esqueleto, em Limeira, no interior paulista.

De acordo com as investigações, Maria Eduarda foi lançada da ponte sem estar conectada à corda de segurança utilizada na atividade esportiva. O caso causou grande repercussão e segue sendo apurado pelas autoridades.

Os mandados de prisão temporária foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Limeira e cumpridos pela Delegacia Seccional do município. Entre os detidos estão uma mulher de 29 anos, localizada no Rio de Janeiro (RJ), e dois homens, de 25 e 27 anos, encontrados nas cidades de Limeira (SP) e Indaiatuba (SP), respectivamente.

Além das prisões, a Justiça autorizou mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados. Durante a operação, os policiais recolheram aparelhos celulares, equipamentos eletrônicos e outros materiais que poderão contribuir para o esclarecimento dos fatos.

As identidades dos novos presos não foram divulgadas pelas autoridades. Com essas detenções, sobe para seis o número de pessoas presas no caso.

Anteriormente, os instrutores Luis Felipe Feliciano Egoroff, Maicon Fernandes Cintra e Vitor de Freitas Gonçalves já haviam sido presos. Eles auxiliaram a jovem momentos antes do salto e tiveram as prisões em flagrante convertidas em preventivas pela Justiça, permanecendo sob custódia.

A Polícia Civil continua investigando as circunstâncias da morte de Maria Eduarda para apurar responsabilidades e esclarecer todos os detalhes do caso.

domingo, 21 de junho de 2026

Marconi Santana participa da Festa da Colônia, em Ibitiranga, e reforça reconhecimento às entregas de Raquel Lyra no Pajeú

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, cumpriu agenda na Fazenda Colônia, em Ibitiranga, distrito de Carnaíba, onde participou da tradicional Festa da Colônia, dedicada a Santo Antônio.

Durante a visita, Marconi esteve acompanhado de lideranças políticas da região, entre elas o vereador Zé Negão, de Afogados da Ingazeira, Edson Henrique, Gerente Regional de Articulação da Casa Civil, o vereador Marinho Cassiano, Tenente Gleidson, João Góes, além de outros nomes que acompanharam a agenda.

Na ocasião, Marconi fez questão de reconhecer publicamente entregas da governadora Raquel Lyra no Sertão do Pajeú. Entre elas, citou a pavimentação da PE-348, estrada que dá acesso à Fazenda Colônia, passando por Ibitiranga, e que tem melhorado o deslocamento da população da comunidade e de moradores da região.

Marconi também visitou a Cozinha Comunitária Bom Prato Yolanda Pereira da Silva, uma das unidades entregues pela gestão Raquel Lyra. Instalada em um prédio que, segundo ele, foi construído quando Ibitiranga ainda pertencia ao município de Flores e funcionava como açougue público, a cozinha integra as ações de segurança alimentar, com oferta de refeições à população.

A passagem pela Fazenda Colônia reforçou a presença de Marconi no Sertão do Pajeú e evidenciou seu alinhamento político com a governadora Raquel Lyra, especialmente na defesa de obras e políticas públicas que chegam às comunidades do interior.

Prefeito Diógenes Patriota entrega nova creche ao lado da governadora Raquel Lyra em Tuparetama

O município de Tuparetama viveu um momento marcante para a educação na última sexta-feira (18), com a inauguração da nova Creche Maria Aparecida de Lima Rodrigues. A entrega do equipamento foi realizada pelo prefeito Diógenes Patriota, ao lado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, além de autoridades e lideranças políticas da região.

A nova unidade foi projetada para oferecer um ambiente moderno, acolhedor e adequado ao desenvolvimento das crianças, ampliando a qualidade do ensino e fortalecendo a rede municipal de educação infantil.

Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância do investimento para o futuro das famílias tuparetamenses e agradeceu a presença das autoridades que prestigiaram o evento. Entre os convidados estiveram a governadora Raquel Lyra, o deputado estadual Kaio Maniçoba e diversas lideranças regionais.

Além da inauguração da creche, a população recebeu outra importante notícia. Tuparetama foi contemplada com três novos ônibus escolares, que irão reforçar o transporte dos estudantes da rede pública, garantindo mais conforto, segurança e qualidade no deslocamento diário dos alunos.

A entrega da creche e dos novos veículos representa mais um avanço para a educação do município, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura educacional e o bem-estar dos estudantes.

Carnaíba reúne torcida em grande festa para acompanhar vitória do Brasil sobre o Haiti

O Pátio de Eventos Milton Pierre ficou mais uma vez tomado pelas cores verde e amarela na última sexta-feira (19), durante mais uma edição do projeto Carnaíba na Copa, promovido pela Prefeitura de Carnaíba, por meio da Diretoria de Esportes, Lazer e Juventude.

A iniciativa reuniu dezenas de torcedores para acompanhar, em clima de muita emoção, união e paixão pelo futebol, a partida entre Brasil e Haiti. Para garantir que a população pudesse vibrar junta, foram instalados telões no Pátio de Eventos Milton Pierre e também no distrito de Itã.

A torcida acompanhou cada lance da Seleção Brasileira, que venceu a partida por 3 a 0, em uma noite marcada pela animação e pelo entusiasmo dos carnaibanos. Famílias, amigos e amantes do futebol celebraram juntos o resultado, transformando o evento em uma verdadeira festa popular.

De acordo com a organização, o objetivo do Carnaíba na Copa é fortalecer o espírito de união da comunidade e proporcionar momentos de lazer para a população durante os jogos da Seleção Brasileira.

O sucesso do evento reforçou a força da torcida local e a alegria do povo de Carnaíba, que já aguarda os próximos confrontos do Brasil. A expectativa agora é seguir na torcida rumo ao tão sonhado hexacampeonato mundial.