Pernambuco

Pernambuco

domingo, 10 de março de 2024

Após projeto iniciado em Pernambuco, Ministério da Saúde incorpora teste inovador para detectar HPV

 


Para apoiar um diagnóstico mais rápido e preciso do vírus HPV, associado ao câncer de colo do útero (problema de saúde pública no Brasil), o Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) a tecnologia de testagem molecular para detecção do HPV e rastreamento do câncer do colo do útero.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Em 2023, foram investidos R$ 18 milhões em um projeto piloto de testagem realizado em Pernambuco.

Em março de 2023, em passagem pelo Recife, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou uma portaria que determinou um novo modelo de prevenção e eliminação do câncer de colo do útero.

A estratégia tem como espelho o Programa Útero é Vida, lançado em Pernambuco, em dezembro de 2021, quando o médico André Longo (atual diretor-presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS) estava à frente da Saúde no Estado. O programa foi desenvolvido em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas).

A decisão de incorporar a estratégia para uso em todo o território nacional é um ganho para as mulheres, já que além de ser uma tecnologia eficaz para detecção e diagnóstico precoce, traz a vantagem do aumento do intervalo de realização do exame.

Enquanto a forma atual de rastreio, por meio do exame papanicolau, deve ser realizada a cada três anos e, em caso de detecção de alguma lesão, de forma anual, a testagem é recomendada a cada cinco anos. Essa mudança traz melhor adesão e facilita o acesso ao exame.

Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Carlos Gadelha, a incorporação é marco de uma gestão que, ciente da diversidade e desigualdades do país, busca disponibilizar tratamentos que atendam, de fato, às necessidades da população e facilitem o acesso à saúde.

“O câncer de colo de útero tem causa conhecida e ainda atinge muitas mulheres, principalmente, mulheres em situação de vulnerabilidade. Esse aumento na precisão, na eficiência e no intervalo do rastreamento é um grande ganho, já que facilita o acesso colocando uma inovação tecnológica de grande impacto à serviço da vida da população brasileira”, afirmou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.