Pernambuco

Pernambuco

quarta-feira, 13 de março de 2024

Entre cidades da XI Geres, Serra Talhada está em alta no risco de dengue

 


A XI Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (XI Geres) emitiu um Informe Epidemiológico de Arboviroses analisando os casos notificados de Dengue e Chikungunya. Entre os 10 municípios que compreendem a XI Geres, Serra Talhada é a única cidade em risco no Índice de Investigação Predial (IIP). Apenas Flores e Itacuruba estão no nível satisfatório.

A Capital do Xaxado também tem os mais altos números de notificações de casos de Dengue (33 ocorrências). Seguida de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde (10 casos). No entanto, nenhum desses casos suspeitos foram confirmados. Destes, 13 já foram descartados para Dengue.

Segundo o documento, em relação as notificações de caso de Chikungunya, apenas Floresta, Itacuruba e São José do Belmonte tiveram uma notificação cada.

“A população da XI Região de Saúde, principalmente crianças, gestantes e idosos, precisa estar atenta aos sintomas das arboviroses. Febre, dor de cabeça ou atrás dos olhos, dores no corpo ou nas articulações e manchas vermelhas na pele. Cuidados importantes: hidratação com água, não tomar medicação sem orientação médica, procurar um profissional ou unidade de saúde mais próxima”, aconselha Karla Milene Cantarelli, gestora da XI Geres.

“Os profissionais de saúde devem estar atentos aos sintomas, notificar os casos suspeitos e solicitar exames. A população precisa ajudar as autoridades sanitárias a combater o mosquito transmissor: colocando lixo em sacos plásticos, virando as garrafas vazias para baixo, tampando os reservatórios de água e cobrindo pneus velhos. A prevenção ainda é o melhor remédio!”, concluiu a gestora.

A Geres ainda afirmou que nenhum caso da doença foi confirmado até agora, mas dois já foram descartados para Chikungunya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.