ACADEMIA

sábado, 18 de maio de 2024

7ª edição do Festival Xerém Cultural em Afogados da Ingazeira será de 5 a 7 de julho de 2024

 


Da Assessoria

Um dos festivais mais populares do Sertão do Pajeú já tem data para realização: da sexta (05) a domingo (07), de julho, o Xerém Cultural invade as ruas do Bairro Borges e segue fluxo na Estação Ferroviária de Afogados da Ingazeira para a 7ª edição do evento. Este ano, haverá um incremento nas atividades formativas, graças à parceria com o In_Formação, projeto com foco no desenvolvimento de novos produtores culturais com foco nos jovens, mulheres, PCDs, comunidade LGBTQIA+, alunos e professores da rede pública através de oficinas e debates.

Lúcio Vinícius, produtor do evento, celebra a nova edição como um momento de semear novos talentos para a área cultural: “a gente faz o Xerém na garra, na colaboração de todes, todas e todos, mas em 2024 chegamos para ocupar novos espaços e fazer ainda mais! Semeando no Borges, esse símbolo de resistência e desejo que a comunidade acesse ainda mais cultural e ferramentas alternativas de formação”, reflete.

Este ano o festival terá foco em música eletrônica entre as atrações artísticas, mas com espaço garantido aos mestres da casa: o Coco Negras e Negros do Leitão volta à grade para uma apresentação no domingo, 07 de julho. As outras atrações artísticas serão divulgadas em breve.

“Este ano teremos ainda cineclube e muitas ações formativas. O In_Formação integrará nossa grade para trazer ainda mais conteúdo ao público participante. E para completar ainda teremos teatro, que já é uma de nossas marcas”, elenca.

Novo espaço 

Uma das características mais fortes do Xerém Cultural é descentralizar o evento artístico: as ações deixam de ser realizadas no centro e invadem o subúrbio, num movimento de levar a cidade ao Borges. Quem já foi, sabe que a Rua Pedro Ivo, é a passarela, a pista de dança, é o palco! Terreiro onde as brincadeiras acontecem. Como um rio deixamos fluir e vamos chegando a novos espaços. Este ano ocuparemos também a antiga Estação Ferroviária.

“Estar na estação e ocupar esse espaço histórico e dar uso artístico e funcional, nos deixa felizes e esperançosos”, informa Lucio.

A sétima edição do Festival Xerém Cultural tem parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, Sagaz Produções, Pajeú Filmes e Hidroeletro Solar, sendo uma realização da Xerém Produções.

O In_Formação, braço formativo do festival, é um incentivo da LPG PE, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Ministério da Cultura/Governo Federal. Acompanhe as novidades do festival pelo instagram @in_formacaoo e @xerem.cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.