segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Governo de Pernambuco amplia combate à fome com novas cozinhas comunitárias no Sertão

 


O Governo de Pernambuco inaugurou, duas novas cozinhas comunitárias nos municípios de Moreilândia, no Sertão do Araripe, e Itapetim, no Sertão do Pajeú, como parte do programa Bom Prato, da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS). Com estas inaugurações, já são 76 equipamentos abertos somente em 2024, ampliando para 170 cozinhas comunitárias em todo o estado.

Desde o início do programa, mais de 9,6 milhões de refeições foram servidas, sendo 6,4 milhões apenas este ano, reforçando o compromisso da gestão estadual em garantir segurança alimentar para a população mais vulnerável.

A Cozinha Comunitária Maria Tereza de Jesus Cordeiro, em Moreilândia, foi a primeira unidade do tipo no município e homenageia uma cozinheira local que se destacou pelo serviço público. A superintendente de Combate à Fome, Marília Torres, ressaltou o impacto da iniciativa: “A cozinha comunitária em Moreilândia traz impacto muito positivo para a região do Araripe, que historicamente enfrenta desafios relacionados à proteção social e segurança alimentar”.

Em Itapetim, o novo equipamento recebeu o nome de Cozinha Comunitária Oziro Amâncio de Oliveira e é a segunda unidade na cidade, garantindo refeições para 400 moradores. “De barriga vazia, ninguém consegue trabalhar, estudar ou vencer desafios. Por isso, o combate à fome é prioridade na gestão estadual”, destacou Laís Oliveira, gestora de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional da SAS.

Como funciona o programa

As cozinhas comunitárias são fruto de parcerias entre o Governo do Estado e prefeituras locais, integrando o módulo Bom Prato do programa Pernambuco Sem Fome. Beneficiários são encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado (CREAS).

As refeições são preparadas com cardápios que seguem as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, garantindo alimentação saudável e nutritiva para a população atendida.

Com essas ações, o Governo de Pernambuco reforça seu compromisso com a erradicação da fome e a promoção da segurança alimentar em todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.