O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um alerta nesta quinta-feira (2), sobre os riscos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas destiladas, diante do aumento dos casos de intoxicação por metanol no Brasil. A recomendação é que a população evite ingerir esse tipo de produto, principalmente os incolores e de origem duvidosa.
De acordo com o Ministério da Saúde, já foram notificados 59 casos suspeitos de intoxicação por metanol, sendo 11 confirmados até o momento. A substância, encontrada em bebidas adulteradas, é altamente tóxica e pode causar danos graves ao organismo, incluindo cegueira e até mesmo a morte.
“Na condição de ministro e como médico, a recomendação é que se evite ingerir produto destilado, sobretudo os incolores, que você não tenha absoluta certeza da origem. Não estamos falando de um produto essencial para a vida das pessoas”, ressaltou Padilha. “Não faz problema nenhum na vida de ninguém evitar o consumo.”
O Ministério da Saúde reforça que a população deve estar atenta à procedência das bebidas alcoólicas e procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas como dor de cabeça intensa, tontura, falta de ar, visão turva ou náusea após o consumo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.