As turmas do 2° e 3° períodos do curso técnico subsequente de Agroindústria do Campus do IFPE de Afogados da Ingazeira realizaram uma visita técnica ao Aterro Sanitário Pajeú, em Afogados da Ingazeira, na quarta-feira (27). A visita foi coordenada pelo professor Adelino Guimarães, da disciplina de Educação Ambiental e tratamento de resíduos.
O aterro é de propriedade privada e iniciou seu funcionamento em 2022. Atende atualmente a mais de 20 municípios da região e do estado vizinho da Paraíba.
O local tem vida útil de 25 anos, mas segundo Matheus Jardim, engenheiro civil responsável pelo aterro, até o ano que vem será instalado no local uma área para triagem dos resíduos, fazendo com que sua vida suba para 30 anos.
De acordo com o professor Adelino Guimarães, “os estudantes puderam conhecer um pouco do funcionamento do local cujos resíduos são depositados em valas ou células, para facilitar a formação de camadas. Assim, são compactados para que a sua manutenção aconteça da melhor forma. Existe também um dreno do chorume para uma lagoa de estabilização e a queima de gases produzidos pelo lixo. Estas medidas minimizam os impactos ambientais na região”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.