Na noite da última quinta-feira, 10 de abril, a cidade de Ingazeira viveu um verdadeiro espetáculo cultural com a apresentação do grupo Os Cabras de Lampião, referência nacional na preservação e difusão do autêntico Xaxado nordestino. O evento aconteceu na quadra de esportes Zito Veras e reuniu um grande público, que se encantou com a beleza, a força e a expressividade da cultura popular sertaneja.
A apresentação trouxe ao palco muito mais que dança e música: foi uma verdadeira aula de história viva, retratando com emoção o legado de Lampião e seu bando, e exaltando as raízes culturais do Nordeste. Cada movimento, figurino e trilha sonora transportou o público para o universo do cangaço, arrancando aplausos e despertando o orgulho da identidade regional.
O espetáculo foi promovido pelo Governo Municipal de Ingazeira, com o apoio das secretarias de Cultura e Educação, além da Escola Municipal Argemiro Ferreira Veras, que juntas vêm trabalhando pelo fortalecimento das expressões culturais locais e pela valorização do patrimônio imaterial do povo ingazeirense.
O prefeito de Ingazeira destacou em suas redes sociais a importância da iniciativa. “Essa foi uma noite de emoção, memória e valorização das nossas raízes. Ingazeira tem um povo que ama e respeita a cultura, e é nosso dever enquanto gestão continuar investindo em eventos como esse. Ficamos muito felizes em proporcionar à população momentos tão ricos como o que vivemos ontem”, declarou. O gestor não pôde comparecer ao evento em razão de sua recuperação após uma cirurgia à qual foi submetido recentemente.
Representando a administração municipal, estiveram presentes na programação a secretária de Educação, Lizandra, e a secretária de Cultura, Dione Nunes, acompanhadas de outras autoridades locais, reforçando o apoio institucional ao fortalecimento da cultura no município. A ação teve incentivo do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com apoio do Governo de Pernambuco e da Secretaria de Cultura do Estado, através do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.