Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios, aponta que 105 cidades de Pernambuco encontram-se em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika, dentre elas Serra Talhada.
De acordo com o LIRAa, o município sertanejo está em risco de sofrer um surto das doenças devido o alto índice de infestação predial. Os dados do LIRAa foram apresentados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros nesta segunda-feira (28).
Em Pernambuco, 38 municípios estão em risco e 67 em estado de alerta. No Pajeú, além de Serra Talhada, correm risco de surto, segundo o Ministério da Saúde, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito, Calumbi, Triunfo, Brejinho, Itapetim e Tabira, o que indica que a situação na região é bastante preocupante.
A nova campanha do Ministério da Saúde chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes das casas.
O blog entrou em contato, por telefone nesta segunda-feira (28), com o secretário executivo de Saúde de Serra Talhada, Aron Lourenço, para saber quais ações estão sendo tomadas para evitar o avanço dos focos do mosquito na cidade, mas não tivemos as chamadas atendidas.
Confira os municípios pernambucanos em risco de surto:
João Alfredo
Inajá
Arcoverde
Terezinha
Betânia
Sertânia
Gravatá
Surubim
Caetés
São José do Egito
Camocim de São Félix
Brejo da Madre de Deus
Calumbi
Nazaré da Mata
Custódia
Jucati
Limoeiro
São Bento do Una
Santa Filomena
Serra Talhada
Triunfo
Granito
Santa Cruz
Moreilândia
Brejinho
São Lourenço da Mata
Paudalho
Santa Cruz do Capibaribe
São Joaquim do Monte
Santa Cruz da Baixa Verde
Chã de Alegria
Escada
Casinhas
Panelas
São João
Tabira
Saloá
Itapetim
Confira os municípios pernambucanos em situação de alerta:
Brejinho
São Lourenço da Mata
Paudalho
Santa Cruz do Capibaribe
São Joaquim do Monte
Santa Cruz da Baixa Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.