A Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco decidiu, no dia (23/01), a data da nova eleição para prefeito e vice no município de Ipojuca, que será realizada neste domingo (02/04). A Secretaria Judiciária do TRE-PE elaborou a resolução nº 279, na qual se determina as datas para todo o processo eleitoral, desde as convenções partidárias até a diplomação.
A candidatura de Romero Antônio Raposo Sales, que obteve o maior número de votos nas eleições municipais 2016, foi indeferida primeiramente pelo TRE-PE, e no dia 13/12/2016 se manteve indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral. A decisão foi baseada em uma condenação por improbidade administrativa com dano ao erário e enriquecimento ilícito devido a uma viagem feita por Sales em 2008, época em que era vereador.
O município de Ipojuca abrange 67.210 eleitores na 16ª Zona Eleitoral, com 190 seções. Porém, a resolução do TRE-PE, nº 273, determinou que só poderiam votar os eleitores que já estavam inscritos até o dia 2 de novembro de 2016. Ou seja, o mesmo eleitorado da eleição de outubro de 2016, que corresponde a 66.490.
Os eleitores que se inscreveram após esse prazo até a presente data, não constarão na urna por determinação da resolução e só poderão votar na eleição de 2018. Nos casos dos eleitores que não votaram ou justificaram no dia 2 de outubro, os nomes constam nas urnas e eles poderão votar na eleição suplementar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.