ACADEMIA

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Ação inovadora incentiva cultivo de Palma Forrageira em Calumbi


O Escritório Local do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no município de Calumbi, vinculado à Gerência Regional de Serra Talhada, mantém uma área de cultivo de Palma Forrageira, da variedade Orelha de Elefante, aproveitando uma área de 100 m² disponível.

Inicialmente, o objetivo é utilizar o espaço como unidade didática e demonstrativa de práticas importantes no controle para controle de pragas. A área, irrigada por meio da técnica de gotejamento, além de mostrar a irrigação como fator fundamental para o aumento de produção e produtividade, apresenta as orientações de manejo e colheita. Lá, os agricultores recebem , por exemplo, orientação para não capinar a cultura, realizando apenas rosso e rebaixamento das plantas herbáceas, deixando o solo sempre coberto.

Além de melhor conservar a umidade do solo, essa técnica mantém longe os inimigos naturais. Um bom exemplo é a Cochonilha do Carmim, principal praga que ataca a cultura na região atualmente, que vem sendo controlada , sem a utilização de nenhum tipo de defensivo.

Um dos resultados positivos dessa ação foi a realização de duas colheitas, nas quais os produtores realizam a atividade e os técnicos locais do IPA visitam as propriedades,  implantando áreas com as sementes raquetes produzidas e implantando pequenas áreas no sistema de plantio em fileira dupla. Dessa forma, é possível cultivar a palma, em conjunto com o milho e o feijão, colaborando para que a cultura seja mais bem manejada e tenham seus custos inicias minimizados. 

O supervisor da Gerência Regional, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Serra Talhada, Tito Antônio Ferraz Jota, acompanhou a equipe do Escritório Local,  formada pelos extensionista, Antônio Pereira e Wendell Barbosa, durante visita ao Sitio Jurema, do agricultor Domingos Sávio Terto Xavier. No local foram prestadas as orientações sobre  preparo do solo, seleção da raquetes, marcação e abertura das covas no sistema Fileira Dupla, onde  também foi realizado o plantio de cerca de 650 raquetes colhidas na área da experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.