quinta-feira, 30 de agosto de 2018

FliSertão começou nesta quarta e promete tornar Petrolina uma ‘cidade leitora’


O Sertão nordestino entrou em um clima diferente: a partir desta quarta-feira (29), Petrolina se  torna a capital da literatura com a abertura da  1° edição do Festival de Literatura do Sertão, o FliSertão. O evento da prefeitura, que promove o incentivo à leitura, contará com lançamento e venda de livros, apresentações musicais, teatro, espaço geek, concurso de cosplays, gincana, atividades multiculturais e esportivas no parque, além de contação de histórias.
O polo do Centro de Convenções, que está com sua estrutura em fase de finalização, estará aberto ao público com a feira de livros a partir das 9h. Lá será o espaço para que os professores da Rede municipal possam adquirir livros utilizando o bônus de R$ 300 dado pela prefeitura.
A solenidade oficial acontecerá às 18h com a entrega da medalha Antônio Padilha, o homenageado, aos vencedores do concurso cultural. Logo após, será a apresentado o show do poeta Jessier Quirino.  E na quinta-feira (30), será inaugurado o polo do Parque Josepha Coelho com atividades voltadas para crianças.
Segundo Willany Reis, coordenadora do Festival, desde o lançamento do FliSertão no dia 14, Petrolina teve diversas ações que incentivavam a leitura. “Os petrolinenses já sentiam um ar diferente na cidade. A prefeitura vem com ações durante as últimas semanas que demonstram um pouco do que vai ter no festival. Foram promovidas ações culturais nas barquinhas, semáforo e escolas com distribuição de livros, poesias, peças teatrais, doces e momentos lúdicos”, contou.
Todas as ações do festival são gratuitas e a expectativa de público é de atingir 100 mil pessoas até o encerramento no dia 2 de setembro.
A programação do FliSertão terá início na manhã da quarta-feira (29/08), a partir das 9h, quando o Centro de Convenções já receberá alunos das escolas de Petrolina e o público em geral. A solenidade oficial de abertura, no entanto, só acontecerá à noite, às 19h, quando serão prestadas homenagens ao escritor petrolinense Antônio Padilha.
A noite seguirá animada pelo melhor da poesia matuta: Jessier Quirino subirá ao palco para apresentar seus “causos” com humor no recital “Juntando os Cacarecos”, tendo como principal mote o Sertão, através das histórias e poemas de noivos sertanejos, que juntam os seus cacarecos para se casar.
O segundo dia do Festival contará com a palestra poética de Chico Pedrosa e o show de Maciel Melo, filho da terra de destaque nacional. Dias 30 e 31, paralelamente à feira, acontecerá o Polo Parque no qual serão oferecidas atividades de recreação, esportivas e culturais para as crianças e adolescentes. Outra atração especial da quinta-feira no palco principal da feira (30), o educador e psicólogo Marcus Jullierme com a palestra “O mundo do Pequeno Príncipe com um olhar para o novo” onde abordará assuntos referentes à coleção de livros de sua autoria adquiridos pelo município para serem trabalhados em 2019.
Dia 31, às 19h, contará com a presença da especialista em educação sexual e comunicadora social do Programa Altas Horas, Laura Müller.
Nos dias 1° e 2 de setembro acontecerá a Oficina de Escrita Criativa com o renomado jornalista e escritor Raimundo Carrero, assim como o lançamento do seu último livro “Tetralogia”. Na noite do dia 1° acontecerá o show musical de Santanna, o cantador.
O domingo promete ser um grande dia para os vestibulandos. Para eles, o festival reservou, às 10h, um bate-papo com o experiente professor de biologia Fernando Beltrão. Comandando há décadas o mais famoso cursinho de biologia do Recife, Fernandinho, como é carinhosamente chamado pelos alunos,  autografará o livro Eu, um vencedor, que reúne 99 textos da cultura popular, interpretados, comentados e adaptados para a realidade dos estudantes, vestibulandos e concurseiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.