ACADEMIA

sábado, 15 de junho de 2024

BR-232: embora mais trafegável, rodovia terá que ser totalmente refeita ao custo de R$ 300 milhões

 


Por Roberta Soares/JC

A melhoria significativa da trafegabilidade da BR-232 nos 130 quilômetros entre o Recife e Caruaru, no Agreste pernambucano, é resultado do cuidado com a rodovia. Essa é a explicação do governo de Pernambuco, que destaca ter investido, entre o fim de 2023 e junho de 2024, quase o dobro do que a gestão PSB investiu no último ano do governo, em 2022.

Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), Diogo Bezerra, foram aplicados R$ 42 milhões nos contratos de conservação da estrada, que preveem a recuperação do pavimento, capinação e sinalização. “De fato, a BR-232 está bem melhor do que estava e a população percebe. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) tem feito um excelente trabalho, recuperando os trechos mais comprometidos em longas extensões. Quem circula na rodovia sente que há mais segurança”, afirmou.

Embora o governo do Estado não tenha destacado, é importante ressaltar que as melhorias na BR-232 eram necessárias por dois principais motivos: o primeiro era a situação de perigo em que a rodovia encontrava-se quando o novo governo assumiu, reflexo de anos e anos de uma degradação displicente da BR pelo PSB, que por muito tempo a viu como símbolo positivo do governo Jarbas Vasconcelos, responsável por realizar a duplicação da BR entre o Recife e Caruaru com recursos da venda da antiga Celpe.

Assim, como já dito, ações paliativas para recuperar o pavimento da BR-232 não resolvem mais. É preciso refazê-la.

A segunda razão é a necessidade de o governo de Pernambuco devolver a gestão da rodovia ao governo federal e viabilizar a completa restauração dos 130 quilômetros entre o Recife e Caruaru, orçada, atualmente, em R$ 300 milhões.

A BR-232 encontra-se sob controle do governo de Pernambuco desde 2000, quando a duplicação foi iniciada. Pelo convênio firmado na época, o Estado deveria responder pela rodovia até 2027, mas a deterioração do trecho foi tão grande que a nova gestão estadual pediu para devolvê-la.

E o acordo feito com a União foi que o Estado daria uma melhorada na trafegabilidade da BR e realizaria o projeto executivo de restauração, deixando-os prontos para o governo federal realizar as obras via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Segundo Diogo Bezerra, os editais para a licitação dos projetos estão sendo finalizados pelo Estado e devem estar sendo divulgados no segundo semestre. “A restauração poderá até estar viabilizada no fim deste ano, mas os trabalhos acontecerão, de fato, a partir de 2025”, explicou.

O valor da restauração da BR-232 vai representar quase a totalidade do que foi gasto na duplicação da rodovia, 17 anos atrás, e que custou R$ 400 milhões. Para que as pessoas possam entender: a manutenção da BR-232 nos 130 quilômetros entre Recife e Caruaru é responsabilidade do governo de Pernambuco porque a rodovia foi repassada, via convênio entre o Estado e o governo federal, por 30 anos.

A reconstrução, que já foi calculada em R$ 100 milhões entre 2019 e 2020, agora tem previsão orçamentária de R$ 300 milhões, podendo aumentar até as obras começarem.

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