A Secretaria Municipal de Educação de Carnaíba deu mais um passo importante no avanço de uma educação verdadeiramente inclusiva. Para tanto, trouxe a discussão do tema Tecnologias Assistivas como recurso pedagógico integrada ao Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). A palestrante Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), discorreu sobre o assunto na manhã desta quarta-feira (11), no Teatro José Fernandes de Andrade.
No dia anterior, a professora, que tem doutorado em Psicologia Cognitiva, visitou o Centro de Reabilitação Dr. José Leite e as escolas Joana Freire, Maria da Paz, Cônego Luiz e o Complexo Educacional Miguel Arraes para conhecer as práticas educacionais já implantadas e a estrutura dos espaços.
“São escolas onde a gente realmente vê a inclusão acontecendo, de todas as crianças, com e sem deficiência. Os estudantes não são excluídos do processo, eles participam de fato. Carnaíba é um lugar onde não precisa mais usar a palavra “inclusiva” e sim, “escola”. São escolas que a gente quer pra todo o Brasil,”, afirmou Tícia Cassiany.
A Tecnologia Assistiva pode ser entendida como um conjunto de suportes, equipamentos, serviços, estratégias e práticas desenvolvidas e aplicadas com o propósito de reduzir as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência.
Participaram do encontro gestores escolares, coordenadores pedagógicos, apoios pedagógicos e professores do Ensino Regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.