ACADEMIA

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Seis milhões de pessoa cairão na extrema pobreza na América Latina em 2019, aponta cepal

Resultado de imagem para Seis milhões de pessoas cairão na extrema pobreza na América Latina em 2019, aponta Cepal

Seis milhões de latino-americanos cairão na vulnerabilidade e exclusão da pobreza extrema este ano, se for mantida a tendência, acentuada nos últimos anos, estimou nesta quinta-feira (28) a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Em uma região com 620 milhões de habitantes, em 2019 haveria 27 milhões pobres a mais que em 2014, e 26 milhões se encontrariam em situação de pobreza extrema, afirma o relatório dessa entidade com sede em Santiago.

“É a pior situação de exclusão, vulnerabilidade e carência”, disse, em coletiva de imprensa, Lais Abramo, diretora de desenvolvimento social da Cepal. Segundo ela, isso significa que há mais pessoas em cujos lares a renda per cápita não é suficiente para comprar uma cesta básica alimentar.

“É uma situação de extrema vulnerabilidade, as pessoas podem passar de uma situação a outra caso percam o emprego, enfrentem uma doença catastrófica ou se houver um desastre”, acrescentou Abramo.

O desemprenho fraco das economias regionais, que este ano devem crescer só 0,1%, a carência de programas efetivos de assistência social e os empregos precários explicam esta situação, que a América Latina vai demorar anos para reverter.

“A preocupação central é que para 2019 a perspectiva não é muito positiva, por isso ligamos o sinal de alerta do que tem que ser feito hoje para evitar que essa pobreza se acentue, como aumentar as aposentadoras”, disse Alicia Barcena, secretária executiva da Cepal.

– Lenta redução da desigualdade –

De acordo com o relatório, em 2019 o número de pobres aumentaria a 191 milhões, dos quais 72 milhões em situação de extrema pobreza. A quantidade de pobres é 6 milhões maior que os 185 milhões relatados em 2018.

Dessa evolução, destaca-se “o fato de que praticamente todas as pessoas que se somam neste ano à estatística da pobreza são integradas diretamente à pobreza extrema”, acrescenta.

Com esse indicador, a taxa de pobreza aumentaria a 30,8% da população da América Latina em 2019, o que equivale a um aumento de 0,7 ponto em relação aos 30,1% de 2018.

A pobreza extrema ficaria em 11,5% em 2019, uma alta de 0,8 ponto em relação ao ano anterior.

A pobreza extrema “afeta principalmente meninos, meninas e adolescentes, mulheres, pessoas indígenas e afrodescendentes, moradores de áreas rurais e desempregados”, resume o relatório.

A Cepal destaca que a alta de 2,3 pontos da pobreza entre 2014 e 2018 na média regional “se explica basicamente pelo aumento registrado no Brasil e na Venezuela”.

Nos demais países, a tendência dominante nesse período “foi de diminuição, devido, principalmente, a um aumento das receitas com trabalho para famílias com menos recursos, mas também a transferências públicas dos sistemas de proteção social e privadas, como as remessas em alguns países”, afirma a Cepal.

A organização também relatou uma “redução lenta na desigualdade de renda” na região.

“A América Latina é infelizmente conhecida como a região mais desigual do mundo. A desigualdade de renda é uma das expressões mais óbvias dessa desigualdade e é um obstáculo ao desenvolvimento e garantia dos direitos e bem-estar das pessoas, além de um fator que inibe a inovação, o aumento da produtividade e o crescimento econômico”, afirmou a Cepal.

Embora entre 2002 e 2014 a desigualdade de renda tenha diminuído significativamente, a partir de 2015 essa tendência desacelerou devido aos mesmos fatores que explicam a evolução da pobreza extrema e da pobreza.

As informações são da Agência AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.