ACADEMIA

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Saiba como conseguir CRLV digital e se livrar de pagar taxa de postagem ou ir buscar documento do carro



Todo início de ano, o pagante do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) tem aquela dúvida: pagar a taxa de postagem dos Correios para receber o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) em casa ou agendar um atendimento no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e buscá-lo? O que muitos não sabem é que existe outra alternativa para fugir das duas opções, que é utilizar o CRLV na versão digital.

Para os desapegados do documento físico e que desejam usar a versão eletrônica, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iOS. Após o cadastro, com os números do CPF, nome completo, telefone celular e e-mail. Depois de logar, o proprietário do veículo tem que cadastrar o documento na aba veículos. Para isto, é necessário ter em mãos os números do RENAVAM e do Certificado de Registro de Veículo (CRV). O condutor deve portar o documento, físico ou eletrônico, sempre que circular com o veículo.

Trafegar sem o documento do carro é infração gravíssima. O motorista receberá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de pagar multa no valor de R$ 293,47. O veículo também pode ser removido para depósito.

Até quando posso circular com o CRLV 2019?

Os veículos com placas finalizadas em 1 e 2 têm até o mês de maio para circular com o CRLV 2019. As terminações 3, 4 e 5 podem trafegar com o documento do ano passado até o mês de junho. Até julho, podem circular com o certificado de 2019 as placas finalizadas em 6, 7 e 8. Já os donos de veículos com placas terminadas em 0 e 9 podem andar com o documento até agosto.

O IPVA 2020 é composto pelas taxas de licenciamento, bombeiros e seguro obrigatório (DPVAT), além das multas vencidas até a data do prazo limite do calendário, de acordo com o fim da placa. Para as pessoas que realizaram o pagamento em cota única, foi dado um desconto de 7% no valor. A impressão do CRLV só acontece após o pagamento de todas as taxas.

Caso o condutor opte por receber o documento em casa, ele também deverá pagar a taxa para o envio pelos Correios. Quem não realizou o pagamento taxa de postagem, no valor de R$ 18,62, deve realizar agendamento de atendimento para emissão do CRLV no site do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).

Mayra Cavalcanti Do JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.