No último dia 23 de novembro, foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o primeiro programa de computador pelo IFPE – Campus Afogados da Ingazeira. O software, intitulado “SementeSuite”, é um aplicativo para celular com a finalidade de otimizar a análise do teor de água em laboratórios de análise de sementes.
De acordo com o professor Cosmo, “a determinação do teor de água das sementes é realizada em todas as suas etapas de produção, desde a colheita, secagem, armazenamento até a comercialização. Assim, esse aplicativo é de fundamental importância na área de produção e tecnologia de sementes, uma vez que após a análise de um lote de sementes realizada em laboratório, os resultados da determinação do teor de água podem ser calculados, apresentados e armazenados no aplicativo”, explica.
O professor Humberto, por sua vez, destaca a importância de propostas interdisciplinares como essa: “o desenvolvimento tecnológico pode (e deve) atuar em soluções para problemas do litoral ao sertão, incluindo e integrando as mais diversas áreas do conhecimento”. O projeto contou também com a participação de docentes do Campus Vitória de Santo Antão e dos Institutos Federais do Pará (IFPA) e de Alagoas (IFAL).
O registro de software é fundamental para que a titularidade do criador seja comprovada e para garantir os direitos sobre esse tipo de criação. No IFPE Afogados, a ação tem a frente o professor Hélio Bentzen, link do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica do Campus, vinculado ao Núcleo de Inovação Tecnológica e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – Propesq do IFPE.
Para mais informações a respeito de registros de software, deve-se escrever para: nit@afogados.ifpe.edu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.