Daniel Santos Oliveira, de 27 anos, morador de Feira de Santana (BA), vende água em semáforos desde 2015, quando concluiu o serviço militar obrigatório. Sempre alimentando a vontade de ser policial militar, foi com o dinheiro da atividade que ele custeou os estudos preparatórios e provas de 27 concursos, até ser finalmente convocado para a Polícia Militar da Bahia. O momento em que concluiu o último teste, marcado por emoção, foi gravado em vídeo e fez sucesso nas redes sociais.
“Meus familiares ficaram sabendo por redes sociais de outras pessoas, sem ser pela minha. Eles não sabiam que eu tinha sido nomeado. O único que sabia era meu pai, que mandou um áudio [que escutei na saída]. Ele é minha inspiração e aí o soldado virou menino. As lágrimas caíram sem conseguir conter”, afirmou o jovem em entrevista ao UOL.
“Ano que vem faz sete anos que eu comecei a vender água no semáforo. Nesse período, cinco deles eu tentei concursos públicos, no meio do caminho, passei em Engenharia de Alimentos. Como eu sempre tive a realização de querer ser policial militar, eu resolvi continuar estudando para concursos”.
E assim ele fez, não se importando com os locais em que prestava provas. O primeiro deles foi em 2016, para o concurso da PM de Pernambuco, mas sem estudar, não foi aprovado. Depois, mais focado, tentou vaga em São Paulo quatro vezes, avançando de fase em duas delas. A aprovação veio na 27ª tentativa.
Pretendendo seguir carreira na PM e quem sabe um dia ir para a Polícia Federal, ele encoraja outros concurseiros com histórias parecidas: “Se vocês sonham, que vocês corram atrás. Muitas pessoas vão dizer que vocês não vão conseguir. Assim como disseram para mim, falaram que eu seria um marginal, um criminoso. Não segui as estatísticas. Um jovem negro também tem a oportunidade de mudar a sociedade e o mundo”.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.