Ações de proteção à fauna foram realizadas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) durante essa semana, em comemoração do Dia Nacional da Caatinga, celebrado nessa sexta-feira, 28. Uma das principais atividades foi a soltura em Salgueiro de cerca de 300 pássaros silvestres, sendo 45 papagaios-verdadeiros e mais de 250 de outras espécies, além de cascavéis.
Também ocorreram duas etapas da Operação Voo Livre, resultando na apreensão de 130 aves silvestres, que estavam em cativeiro. Uma etapa foi realizada nas imediações do Parque Estadual Mata da Pimenteira (PEMP), em Serra Talhada, e a outra na unidade de conservação Refúgio de Vida Silvestre (RVS) da Serra do Giz, em Afogados da Ingazeira. A equipe de fiscalização aplicou R$ 17,1 mil em multas e emitiu 32 autos de infração.
Os animais apreendidos são encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara), gerenciada pela CPRH, onde passam por exames e depois de um período de disfunção são devolvidos à natureza. Os papagaios soltos em Salgueiro estavam sendo monitorados periodicamente em uma área do Centro de Manejo e Fauna da Caatinga (Cemafauna), localizada em Petrolina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.